A Cidade Maravilhosa é famosa por suas praias e montanhas, e, além disso, dois dos seus principais cartões-postais estão no alto delas, tais como o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor. Com essa geografia privilegiada as opções de trilhas no Rio de Janeiro são as mais diversas possíveis, com variações de dificuldade para todos os tipos de aventureiros, sejam eles iniciantes ou experientes.
Selecionamos alguns dos Picos, Pedras e Morros mais famosos do estado do Rio de Janeiro, onde é possível fazer trilhas que levam a mirantes belíssimos, encontrar cachoeiras no meio do caminho e contemplar as mais belas paisagens cariocas.
Pra começar, vejam a localização de cada uma delas nesse mapa que montamos no Google Maps.
No Rio de Janeiro
Pedra da Gávea – Está localizada na Estrada do Sorimã e tem inicio em um condomínio na Barrinha. Considerada uma das trilhas mais difíceis e desafiadoras do Rio de Janeiro, a Pedra da Gávea possui aproximadamente 842m de altura e possui dois caminhos que levam até o topo, a chamada via P4 que dá acesso a Garganta do Céu e que para chegar ao topo da pedra é necessário subir através de cabos de aços e a temida Carrasqueira, onde é preciso bastante cuidado ao escalar as pedras e dá acesso ao paredão da gávea. Vale muito a pena o sacrifício, o lugar sensacional. É a trilha mais famosa do Rio de Janeiro. Aconselhável à contratação de um guia. Tempo estimado de subida: Aproximadamente 2:30 a 3:00 hrs (ou mais).
Pedra Bonita – Está localizada dentro do Parque Nacional da Tijuca com acesso pela Estrada das Canoas, em São Conrado próximo a rampa de vôo livre. É considerada ideal para iniciantes, pois é uma trilha bem tranquila e sem dificuldades na subida. Tem uma vista de tirar o fôlego com vistas para a Pedra Gávea, Morro Dois Irmãos, Praia de São Conrado e Barra da Tijuca. Para quem gosta, é ideal para ver o nascer e o pôr do sol. Tempo estimado de subida: Aproximadamente 35 minutos.
Morro do Corcovado – A trilha tem inicio no Parque Lage, e leva aproximadamente 2:00 hrs para chegar ao topo do morro. O Corcovado é um dos morros da cidade do Rio de Janeiro, célebre no Brasil e no mundo pela sua estátua do Cristo Redentor de 38 metros de altura. O Cristo Redentor é um dos principais símbolos do país e oferece uma privilegiada vista panorâmica da cidade do Rio de Janeiro. Possui 710 metros de altura e encontra-se no Parque Nacional da Tijuca.
Morro da Babilônia – Localizada no Leme, a trilha do morro da babilônia é bem sinalizada e tranquila e tem inicio no meio do morro e conta com algumas placas de sinalização ao longo da caminhada, possui um lugar chamado Mirante do Telégrafo, que proporciona um visual sensacional de toda a enseada de Botafogo e Flamengo, com o Cristo ao fundo e o Pão de Açúcar pertinho. Tempo aproximado de 30 á 45 min de subida.
Pedra da Tartaruga – Localizada entre as praias de Grumari e Barra de Guaratiba, a Pedra da Tartaruga fica no alto do morro, tendo uma vista para as praias selvagens entre elas: Praia do Meio, Perigoso, Funda, Inferno e é ideal para prática de rapel, tempo aproximado de 45 minutos de subida.
Pedra do Telégrafo – Está localizada em Barra de Guaratiba, zona oeste do Rio. A Pedra do Telégrafo tornou-se famosa após diversas fotos nas redes sociais onde transmitirem a impressão de um abismo. Após esse sucesso nas redes sociais, ficou quase que inviável tirar foto nessa pedra, pois há uma longa fila de espera. Uma trilha com dificuldade moderada por ser muito íngreme e leva aproximadamente 45 minutos, o acesso é feito pelas as escadarias da Igreja Nossa Senhora das Dores, próximo a Praia Grande, mais conhecido como caminho dos pescadores. A foto de capa da matéria é do Luiz Fernando Candeia, o @nandogringones no IG.
Pedra do Pontal – Localizada bem no meio da Praia do Recreio e Macumba, a trilha para a pedra é bastante íngreme e escorregadia, ideal que vá de tênis, pois há momentos que é necessário a subida em cordas e há matos altos, porém a vista do topo é recompensadora, tempo aproximado de 50 minutos.
Pedra do Raio – Localizada no topo da Pedra da Gávea, para chegar a esta pedra é necessário descer por uma corrente e “escalaminhar” em pedras, fica próximo a famosa cadeirinha. A pedra do raio ficou famosa nas redes sociais ao dar a impressão de que está a beira de um abismo. Mas, todo cuidado é pouco!
Morro Dois Irmãos – O acesso é feito pelo morro do Vidigal, a subida até o inicio da trilha também pode ser realizada por moto táxi e kombi. O tempo de subida é de 40 minutos a 1:00 hr aproximadamente. Possui um mirante com vistas para a Rocinha e Pedra da Gávea e no topo é possível ver a cidade do Rio de Janeiro de uma forma incrível. Uma trilha considerada moderada á leve, porém é aconselhável a instrução de guias.
Morro da Urca – A trilha tem inicio no final da Praia Vermelha no canto esquerdo e leva cerca de aproximadamente 40 minutos de subida, é uma trilha bem sinalizada e existem algumas partes um pouco íngremes, porém é ideal para quem está iniciando sua vida de aventureiro. No topo do primeiro morro é possível ter uma bela vista da Praia Vermelha e da Baia de Guanabara.
Pedra da Maroca (Morro dos Cabritos) – A trilha do Morro dos Cabritos fica localizada no Parque Natural Municipal da Catacumba, é uma trilha considerada de dificuldade moderada, fica próximo ao morro dos cabritos e tem inicio na ladeira dos tabajaras. Ao chegar ao topo tem se uma vista de Copacabana, Leme, Corcovado e Lagoa Rodrigo de Freitas. Tempo aproximado de 1:30 hrs para subida.
Pico da Tijuca – A trilha tem inicio no Largo do Bom Retiro próximo a Praça Antônio Vizeu no Alto da Boa Vista. O Pico da Tijuca é a montanha mais alta do Parque Nacional da Tijuca. Com 1.024m de altitude , a trilha é bem sinalizada e logo no inicio , possui uma bifurcação onde seguindo para o lado direito tem acesso ao Pico da Tijuca, e seguindo para o lado esquerdo tem acesso ao Bico do Papagaio. Para chegar ao topo, conta com uma escadaria de aproximadamente 360 degraus, de lá pode-se avistar a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Cristo Redentor, o Maracanã, a Ponte Rio-Niterói e até o Engenhão. Tempo aproximado de 1:00hr de subida.
Morro do Pão de Açúcar – É um complexo de morros localizado no bairro da Urca e composto pelo morro do Pão de Açúcar, morro da Urca e morro da Babilônia. Famoso pelo bondinho que te leva até o alto para contemplar uma das vistas mais lindas do Rio de Janeiro.
Bico do Papagaio – A trilha tem acesso pelo mesmo lugar do Pico da Tijuca (Largo do Bom Retiro próximo a Praça Antônio Vizeu no Alto da Boa Vista), porém ao chegar à bifurcação no inicio da trilha, deve-se seguir pelo lado esquerdo. A trilha é bastante íngreme e é indispensável segurar-se em pedras, raízes e grampos. A trilha dura aproximadamente 1:30hrs.
Pedra do Arpoador – Com vista para as Praias de Ipanema e Leblon e ainda podendo observar o Morro Dois Irmãos e a Pedra da Gávea, a Pedra do Arpoador é famosa pela vista privilegiada do pôr do sol mais lindo do Rio de Janeiro, um verdadeiro cartão postal da cidade.
Pico da Pedra Branca – Com 1.024 metros de altitude, é o ponto mais alto do Rio de Janeiro e está localizado no Parque Estadual da Pedra Branca. Dispõe de várias opções de trilhas e passeios ecológicos, com grande biodiversidade de fauna e flora, e inúmeras cachoeiras. O parque é uma unidade de conservação ambiental situada na Zona Oeste do RJ e é considerado a maior floresta urbana do mundo, com 12.500 hectares de extensão. Para quem vai da Barra da Tijuca o melhor caminho é a partir da Estrada dos Bandeirantes. O parque está aberto diariamente, das 8h às 17h, e as trilhas tem diferentes tempo de duração e dificuldades.
Veja algumas outras espalhadas pelo estado:
Pedra do Sino (Teresópolis) – Localizada na região serrana do rio é o ponto mais alto da Serra dos Órgãos com aproximadamente 2.275m de altitude, é ideal para prática de rapel e escaladas. É possível chegar ao topo da Serra dos Órgãos através de uma trilha com 10 Km de extensão que pode ser realizada em média de 5 horas de caminhada. É passagem obrigatória pela Travessia Petrópolis x Teresópolis.
Pedra do Elefante (Niterói) – Localizada entre as praias de Itaipuaçu e Itacoatiara, a Pedra do Elefante é o ponto mais alto da Serra da Tiririca e de Niterói. Com 412m de altura. Próximo ao chegar ao topo da pedra é preciso fazer uma “escalaminhada”. Tempo aproximadamente de 1:30hrs de subida , nível moderado.
Pedra do Macaco (Maricá) – Está localizada em São José de Imbassaí/Maricá, na altura do Km 21 da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), a pedra e ideal para prática de rapel e escaladas. Dificuldade moderada por ser bastante íngreme. Tempo aproximadamente de 40 á 50 min de subida.
Dedo de Deus (Teresópolis) – É um pico que possui mais de 1.692m de altitude e é muito procurado para a prática de escaladas. Até chegar a primeira parte onde se encontra os cabos de aços leva-se aproximadamente 1:30hrs de caminhada. Aconselha-se que a melhor época para escalar o Dedo de Deus é no período de inverno (entre maio e agosto) quando a probabilidade de tempestades elétricas é menor.
LEIA TAMBÉM
Day Tour nas Praias Selvagens do Rio de Janeiro
Roteiro de 3, 5, 7 ou mais dias no Rio de Janeiro
Dicas de Trilhas no Rio de Janeiro
Faltou algum? Deixe nos comentários
Existem muitas coisas trilhas no Rio de Janeiro relacionadas a picos, pedras e morros, e é bem difícil conhecer todos eles. Vocês conhecem algum que ficou fora da nossa lista? Deixe o nome e mais informações sobre eles na caixa de comentários. Vai nos ajudar a deixar esse post ainda mais completo.
Texto por Ricardo Barbosa.
TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado e viaja tranquilo. Faça a sua reserva por aqui para nos ajudar.
- RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Viaje comigo e viva experiências selecionadas. Em pequenos grupos os valores ficam imbatíveis. São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos. Veja as datas, roteiros e valores e vamos viajar juntos.
existe a trilha do veu de noivas no rio do ouro em Piabeta- Magé- rj
uma hora a uma e meia de caminhada com um final maravilhoso e pouco explorado.
uma queda de 100 mt de aqltura, trilha lateral para chegar ni alto da queda.
procure na internete sobre as cachoeiras de Magé e encontrará.
sou morador do local caso queira visitalo, é so me ligar e marcaremos uma trilha ate o véu. a cachoeira é show!
ANDRÉ PEÇANHA : 986531883// 976349815
O Pico da Tijuca fica a 1.021 m de altitude e a escadaria tem 117 degraus.
E ai Mauricio! Muito boa a matéria! Lembrei de um pico para acrescentar na sua lista: o peito do pombo.
Fica no Sana e ainda conta com varias cachoeiras.
Abraço. Instagram: @beraldo.lucas
Sim sim, mas aí já ficam fora do Rio, hehehe
Serra do Mendanha e trilhas do Rio da Prata em Campo grande.
Tem o Morro do Couto, que fica na parte alta do Parque Nacional do Itatiaia, interior do RJ. Ele fica a 2680m de altitude. Já fiz e vale mt a pena! A vista é perfeita!
Trilha do costão de Itacoatiara.
Faltou o Alto do Gaia em São Gonçalo.
Cachoeira do saco bravo em Trindade,mas é preciso estar muito bem preparado, são 12km de trilha,foi a mais bonita e mais proveitosa que fiz ou ouvi dizer, no caminho,temos a praia do sono, o poço do jacaré (se quiser dar uma esticada),praias dos antigos e antiguinhos, cachoeira e praia das galhetas, povoado e praia de ponta negra, vale muito a pena, mas não destruam a natureza.
A mais bonita e mais curtida, é a cachoeira do saco bravo em Paraty, com suas praias e cachoeiras ao longo dos 12kms de trilha.
Quais da pra fazer sem equipamentos de escalada? e qual o custo da entrada nos parques se tem?
Nenhum precisa de equipamento de escalada. Todos são acessíveis por trilhas. 😉
Apenas o Parque Nacional da Tijuca cobra a entrada, mas é bem baratinho.
Morro do açú – Petrópolis – RJ parte da Serra dos órgão trecho inicial da travessia Petrópolis – Teresopolis.
Sim, mas aí já fica fora da capital, hehehe 😉
Obrigado pelas dicas você é 10.
Valeu rapaz! Já conheceu quantos desses lugares?