Pra começar, você sabia que Chapada dos Guimarães é o nome de uma cidade? Exatamente. Ela fica em Mato Grosso, nas bordas do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, e possui excelente infraestrutura para quem quer visitar a região. São muitas as atrações do parque, tais como cachoeiras, trilhas, mirantes, fazendas, rios e chapadões.
COMO CHEGAR: Chegando pelo aeroporto de Cuiabá, o ideal é alugar um carro e seguir rumo a cidade Chapada dos Guimarães, que serve de base para visitar os atrativos do parque. As distâncias por lá são grandes, então o melhor é estar de carro mesmo.
ONDE FICAR: Existem diversas opções de pousadas em Chapada dos Guimarães. Nós ficamos na Pousada Penhasco, que tem uma vista privilegiada do vale, além de ser um “mini-resort”, com diversas piscinas, parque aquático e estrutura perfeita para famílias. Os quartos são espaçosos e confortáveis. São dois restaurantes em esquema de buffet com excelentes opções de comidas para todos os gostos.
O QUE FAZER: Selecionei 3 pontos que achei de maior interesse em serem visitados no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães: a Cachoeira Véu de Noiva, a Crista do Galo e a incrível Cidade de Pedra. Se bobear dá pra fazer os três no mesmo dia, mas será um pouco corrido devido as distâncias. O ideal é reservar pelo menos dois dias para ver tudo com calma.
https://www.instagram.com/p/BjVvmmHgc8b/
Dito isso, prepare-se para visitar o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães e monte seu roteiro de fim de semana baseado em nossas dicas logo abaixo.
O que fazer na Chapada dos Guimarães
Cachoeira Véu de Noiva
Localizada dentro do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, nossa chegada ao mirante da Cachoeira Véu da Noiva é de cair o queixo. Formada pelas águas do Rio Coxipó, a cachoeira possui 86 metros de altura e é cercada por paredões de arenito em um vale em forma de ferradura.
Cartão postal da Chapada dos Guimarães, além da cachoeira, o vale e as escarpas do morro dão ainda mais beleza ao local. Nos paredões é possível encontrar ninhos de araras vermelhas, que sobrevoam a queda d´água com frequência, criando um belo espetáculo visual para os visitantes.
Infelizmente esse momento não tem hora para acontecer. É preciso sorte! Mas pelas fotos que eu vi na sede do parque, garanto que deve ser de arrepiar. As revoadas em frente a Cachoeira Véu de Noiva acontecem normalmente bem cedinho ou no fim do dia. Anote essa dica e tente ir nesses horários.
Crista do Galo
A Crista de Galo é uma formação rochosa localizada no meio do Vale do Rio Claro, possibilitando uma das vistas mais bonitas dos paredões da Chapada dos Guimarães. Há duas opções para chegar ao início da trilha. De 4×4, que atravessa cerca de 28 km de estrada a partir do centro; ou com veículo de passeio, que não consegue chegar tão próximo das atrações – nesse caso, é preciso caminhar 5 km a mais (na ida e na volta), incluindo um trecho arenoso.
A subida é um pouco íngreme, mas nada complicada. Em pouco mais de 15 minutos é possível alcançar o topo. A Crista do Galo é uma formação natural com um visual panorâmico do Vale do Rio Claro, onde a milhares de anos os movimentos das placas tectônicas e a natureza esculpiram uma “crista” de pedra que lembra a dos galos. Por isso o nome.
Quando fui era fim de tarde e ainda deu pra curtir o pôr do sol na Crista do Galo. Um momento inesquecível. Não pudemos demorar muito pois nuvens escuras no horizonte indicavam que uma tempestade se aproximava.
Cidade de Pedra
Anote essa dica: a Cidade de Pedra é um dos lugares mais incríveis da Chapada dos Guimarães. Seus paredões com até 350 metros de desnível e uma paisagem inesquecível foram esculpidos pelo vento e pela chuva. As formações rochosas lembram ruínas de uma cidade, por isso o nome do local.
Seus enormes paredões estão ninhos da arara vermelha e diversas outras aves. Vimos algumas em pleno voo. Na parte de baixo do vale nascem alguns dos córregos do parque, como o rio Mutuca e o rio Claro. Existem diversas trilhas tanto na parte alta quanto dentro do vale, mas só podem ser feitas na companhia de guias credenciados pelo parque. Há risco de cobras venenosas no local, portanto não se aventure sozinho.
Em um dos mirantes acontece um fenômeno muito legal. Basta dar um grito e o som se propaga pelo vale, bate no paredão e volta alguns segundos depois. Eu mostro isso no vídeo logo abaixo. Sem dúvidas a Cidade de Pedra foi um dos lugares que eu mais gostei de conhecer no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.
LEIA TAMBÉM: Veja como foi nossa participação especial na Expedição Nissan: à procura do início do Brasil, na etapa que explorou a incrível Parque Nacional da Chapada dos Guimarães
Alugue um carro no Aeroporto de Cuiabá
Pesquise pousadas na Chapada dos Guimarães com até 80% de desconto
VÍDEO com os melhores momentos da viagem!
ASSISTA O VÍDEO que fizemos durante nossa viagem de 3 dias na Chapada dos Guimarães durante a Expedição Nissan. Selecionamos os melhores momentos e os lugares mais lindos que visitamos. Aproveite e se inscreva em nosso canal.
Mapa da Chapada dos Guimarães – MT
Veja abaixo um mapa para ter ideia da quantidade de coisas e as distâncias das principais atrações do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães para a cidade. Planeje direitinho o seu roteiro e boa viagem.
Clique aqui para ampliar o mapa.
TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado e viaja tranquilo. Faça a sua reserva por aqui para nos ajudar.
- RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Viaje comigo e viva experiências selecionadas. Em pequenos grupos os valores ficam imbatíveis. São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos. Veja as datas, roteiros e valores e vamos viajar juntos.
Muito legal! muito interessante a parte que fala sobre a cidade de pedra, deve ser bem surreal toda essa estrutura rochosa…
Simmmmmmmmmmm! Achei um dos lugares mais incríveis de toda a Chapada dos Guimarães. O lugar é surreal de lindo!