O Rio de Janeiro tem atrações intermináveis para todos os bolsos e gostos, que vão além das praias já famosas e seus principais cartões-postais (Cristo Redentor, Lagoa e Pão de Açúcar). Recentemente preparamos um roteiro de 3, 5, 7 ou mais dias na Cidade Maravilhosa que fez bastante sucesso no blog, além do post com dicas de onde se hospedar nos melhores bairros do Rio e do Day Tour pelas Praias Selvagens do Rio.
Agora trazemos para vocês dicas de 32 lugares para visitar no Rio de Janeiro que são muito baratos ou de graça. Tem dicas de museus, bibliotecas, parques, trilhas, atrações históricas e culturais onde você poderá imergir ainda mais no estilo de vida carioca e sair um especialista na capital queridinha em todo o mundo.
Posso apostar que até mesmo muitos cariocas nunca estiveram em alguns desses lugares. Então se prepare, coloque um tênis confortável, uma mochilinha com água e lanche, e vá bater perna pelos quatro cantos do Rio de Janeiro!
Morro Dois Irmãos
Subindo a favela do Vidigal, entre os bairros de São Conrado e Leblon, é possível avistar uma das mais belas paisagens do Rio de Janeiro. Toda a zona sul aparece bem diante dos seus olhos após uma caminhada pela trilha que leva até lá. Veja mais aqui.
Instituto Moreira Sales
Antiga casa com arquitetura dos anos 50 de Walther Moreira Salles e sua família na Gávea, se tornou em 1999 a sede do Instituto Moreira Salles e traz exposições, filmes, shows, além de abrigar os acervos de fotografia, música e literatura. A residência foi projetada por Olavo Redig de Campos e os jardins por Roberto Burle Marx. Vale a pena ir tomar um delicioso café da manhã por lá.
Mirante Santa Marta
Um prato cheio para quem curte conhecer de perto o dia-a-dia em uma favela pacificada e bem organizada para o turismo. O Favela Tour no Santa Marta vai te levar a Laje do Michael Jackson e ao Mirante de cara para o Pão de Açúcar.
MAR
Parte do projeto do Porto Maravilha, que está revitalizando a área portuária do Rio de Janeiro, o MAR – Museu de Arte do Rio conta com exposições e um restaurante com vista panorâmica de cair o queixo.
Museu Casa do Pontal
Considerado o maior e mais significativo museu de arte popular do país, o Museu Casa do Pontal traz o acervo do designer francês Jacques Van de Beuque composto de 8.000 peças de 200 artistas brasileiros, produzidas a partir do século XX. Instalado em um sítio de 5.000 m², no Recreio dos Bandeirantes conta ainda com um belo jardim. O passeio é longe mas muito agradável.
Escadaria Selarón
A Escadaria Selarón é obra do artista chileno Jorge Selarón. Em 1990, Selarón iniciou os trabalhos de renovação da escadaria que passa em frente à sua casa e estava em péssimo estado de conservação. No começo os vizinhos zombavam das combinações bizarras de cores e, o que era pra ser um passatempo acabou virando uma obsessão que consumia praticamente todo seu dinheiro. Passou então a vender suas pinturas para financiar a empreitada e após vários anos de exaustivo trabalho, a escadaria tornou-se um sucesso, convertendo-se em um belo cartão postal da cidade. A escada liga os bairros da Lapa e Santa Tereza.
Feira do Lavradio
Localizada na rua do Lavradio, a primeira rua residencial da cidade, a Feira do Lavradio acontece todo primeiro sábado do mês e reúne de tudo um pouco: de moveis a comidas não falta nada.
Mirante da Paz
Quer ter uma super vista da praia de Ipanema, Ilhas Cagarras, Arpoador, Copacabana, a comunidade do Cantagalo, o Corcovado, a lagoa Rodrigo de Freitas, Jardim Botânico, Gávea, Leblon, Morro Dois Irmãos? Basta ir até a estação General Osório do metrô e entrar no complexo Rubem Berta. Lá está o Mirante da Paz!
CCBB
Localizado na Rua Primeiro de Março, no centro da cidade, o prédio de linhas neoclássicas sedia o Centro Cultural do Banco do Brasil foi projetado por Francisco Joaquim Bethencourt da Silva em 1880 e traz famosas exposições além de uma ótima livraria.
Real Gabinete Português de Literatura
Localizado no centro do Rio de Janeiro, o gabinete de literatura funciona apenas durante a semana e é de cair o queixo. Construído em 1880 se transformou em uma biblioteca pública em 1900 e desde então conta com programação cultural aberta ao público.
Aqueduto da Carioca
Os Arcos da Lapa, localiza-se na região da Lapa, no Centro da cidade do Rio de Janeiro. Considerada como a obra arquitetônica de maior porte empreendida no Brasil durante o período colonial, é hoje um dos cartões postais da cidade, símbolo mais representativo do Rio Antigo preservado na região boêmia da Lapa.
Museu Internacional de Arte Naif
Localizado em um casarão da Rua Cosme Velho o espaço, como o nome já diz, é dedicado a arte Naif, ou seja, uma arte mais simples e geralmente realizada por pessoas sem formação acadêmica em artes. Saiba mais sobre o Museu de Arte Naif.
Mosteiro de São Bento
Localizado bem no coração do Rio de Janeiro o Mosteiro de São Bento foi fundado em 1590 por monges vindos da Bahia.
Parque Lage
Em meio à exuberância do verde e à suntuosidade da casa que abriga a Escola de Artes Visuais está o Parque Lage, bem aos pés do Cristo Redentor. Para quem curte um lugar romântico, este é o lugar preferido dos casais para tomar um café da manhã e caminhar por entre castelos e trilhas no meio da mata.
Caixa Cultural
Umas das melhores curadorias de arte e cinema rola na Caixa Cultural do Rio de Janeiro. Localizado no centro do Rio de Janeiro é uma ótima pedida para quando se tem pouco tempo.
Ilha Fiscal
O palácio que foi sede do último baile do Império foi projetado pelo engenheiro Adopho José Del Vecchio e seria um posto aduaneiro. Você pode chegar até a Ilha Fiscal pela Praça Quinze no Centro, e o passeio vale muito a pena.
Parque da Catacumba
Construído onde ficava uma favela, o Parque da Catacumba é uma ótima opção de trilha fácil e com visual marcante em pleno Rio de Janeiro. Seu acesso fica na Lagoa Rodrigo de Freitas e possui uma sólida obra de arquitetura, ajardinamento e paisagismo criando no local um espaço suntuoso e agradável, formado por alamedas, praças e jardins, com muitas árvores. Hoje também possui um parque de aventuras com tirolesas e arvorismo para todas as idades.
Theatro Municipal
Inaugurado em 1909, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro é um dos mais imponentes edifícios da região central conhecida como Cinelândia. Com visitas guiadas e grandes espetáculos é um programa imperdível.
MAC de Niterói
Um dos mais icônicos prédios de Oscar Niemeyer, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói é uma das experiências mais lindas que se pode ter do lado de lá da ponte. A viagem de balsa saída do centro do Rio de Janeiro deixa o passeia ainda mais legal.
Parque das Ruínas
Inaugurado em 1997 o local foi residência de Laurinda Santos Lobo e um dos mais efervescentes salões da Belle Époque carioca em meados de 1900. Laurinda foi também uma importante ativista pelos direitos da mulher, sendo a primeira presidente do Movimento Sufragista Feminino brasileiro. Atualmente o Parque das Ruínas é um espaço de teatro, sala de exposição, circo e café.
Biblioteca Parque Estadual
Com 15 mil m² a Biblioteca Parque Estadual conta com um acervo de mais de 200 mi itens entre livros de ficção e não-ficção, arte, quadrinhos, biblioteca infantil, filmes e músicas digitalizadas. Localizada no Centro conta ainda com uma arquitetura bacana que permite passar horas no espaço.
Casa Daros
Localizada no bairro do Botafogo, a Casa Daros é um deleite para os olhos. Sediada em um antigo colégio, recebe mostras incríveis, eventos e conta com um café delicioso. De quebra o atendimento da equipe é impecável.
Palácio Tiradentes
O Palácio Tiradentes é um daqueles prédios que faz do centro do Rio de Janeiro um dos lugares mais lindos de todos. Inaugurado em maio de 1926, sedia atualmente a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.
Ilha de Paquetá
A ilha de Paquetá é um bairro do Rio de Janeiro que conta com quarenta ruas, doze praças, dois parques públicos e nenhum carro. Sim, por lá é proibida a circulação de veículos motorizados. Para chegar basta pegar a barca na Praça XV, no centro do Rio de Janeiro.
Santa Tereza
Simplesmente LINDO! Situado no Morro do Desterro, que no século 18 servia de rota de fuga para escravos, o bairro de Santa Tereza é um dos maios charmosos da cidade. Com extensa programação cultural, bares e restaurantes o local é ponto de visita obrigatória na cidade maravilhosa.
Feira de São Cristóvão
Se curte forró e comida nordestina este é o seu lugar! Localizado em um antigo pavilhão reformado em 2003, o Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, popularmente conhecido como Nova Feira de São Cristovão é um espaço que conta com lojas, shows e restaurantes que remetem a cultura nordestina.
Praça São Salvador
Localizada entre os bairros do Flamengo e Laranjeiras, na Zona Sul, a Praça São Salvador é um espaço residencial, cultural e histórico que conta com feirinhas e rodas de samba. Veja o que rola por lá e faça uma visita.
Pista Cláudio Coutinho
A pista de caminhada que margeia o Morro da Urca tem cerca de 2 Km e uma das mais belas vistas da cidade, aos pés do Pão de Açúcar. Por lá vale também andar de bike e o melhor? Não paga nada. É grátis! Certamente um dos mais lindos lugares para visitar no Rio de Janeiro.
Morro da Conceição
Casa do maior grafite do Rio, de bares, restaurantes e centros culturais o Morro da Conceição faz do centro do Rio um dos lugares mais instigantes. Tudo recém restaurado por conta das obras do Porto Maravilha.
Bosque da Barra
O Bosque da Barra da Tijuca é um parque municipal com áreas de lazer e passeio, além de reserva ecológica, onde estão preservadas a vegetação natural das áreas originais da Barra da Tijuca e animais que originalmente habitavam o espaço.
MAM
A primeira parte do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro ficou pronta em 1958. De lá pra cá muitas outras obras foram realizadas tornando o espaço um dos mais interessantes da cidade. Com extensa programação vale uma longa visita. É um dos mais belos lugares para visitar no Rio de Janeiro.
Lagoa de Marapendi
Em um simples passeio de barco pela Lagoa de Marapendi seja surpreendido em um verdadeiro “pantanal carioca”, com diversas espécies de aves, capivaras e jacarés. Além da incrível vista para a Pedra da Gávea.
Mais lugares para visitar no Rio de Janeiro
Roteiro de 3, 5, 7 ou mais dias no Rio de Janeiro
Melhores bairros para se hospedar no Rio
Day Tour pelas Praias Selvagens do Rio
As Praias + lindas do Rio: Prainha e Grumari
Abricó: Praia de Nudismo no RJ
TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado e viaja tranquilo. Faça a sua reserva por aqui para nos ajudar.
- RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Viaje comigo e viva experiências selecionadas. Em pequenos grupos os valores ficam imbatíveis. São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos. Veja as datas, roteiros e valores e vamos viajar juntos.
BOM DIA.
APESAR DE MORAR EM OUTRA CIDADE, AMO O RIO DE PAIXÃO… SOU CARIOCA.
ADORARIA REVISITAR ALGUNS LUGARES E CONHECER OUTROS, MAS MUITO ME PREOCUPA A SEGURAÇA OU A FALTA DELA.
Oi Nilza, acho que você anda assistindo muito Jornal Nacional.
O RIO tem seus perigos, mas não é igual ao que a mídia mostra o tempo todo.
Pode vir sem medo. 😉
O que???? Não é igual ao que a midia mostra mesmo não, é b pior querida! O Rio de janeiro está literalmente entregue as baratas, ninguém mais tem o direito de Jr e vir. Está cada vez mais difícil conviver, isso está em todo lugar, Eu sei mas o Sr.prefeito do RJ poderia ao menos tracar uma estratégia melhor. Difícil conviver aqui!
Rapaz, acho que você está um pouco enganado. O Rio de Janeiro, infelizmente, está um caos. Sou carioca e não tem um local em que podemos ir sem medo.
Oi André, eu vou a vários lugares bem tranquilo. Tudo depende de onde vai no Rio né? Claro que existem lugares mais perigosos e lugares menos. Não dá pra generalizar dessa forma. Abs
As pessoas são manipuladas pela mídia , moro no Rj e não vejo as pessoas
deixando de viver por causa de violência , temos que tomar certos cuidados ,
mas é muito mimimi das pessoas , querendo generalizar , até parece que deixam de sair .
Sou de Brasília, e estou aqui no Rio a 10 dias, e realmente ñ tenho encontrado problemas no Rio. A insegurança e a violência existirá em qualquer lugar! Vai muito de onde vc pretende ir e como pretende ir! Vc ñ vai a um bairro mais perigoo as 23:00 sozinho, com cordoes de ouro e um iphone 6 na mão né?
Até concordo e entendo que o perigo e a insegurança existe como em qualquer lugar! Mas, se preferem acreditar totalmente no que o noticiário das 8:00 diz, aí pode ficar na sua cidade mesmo! Até pq nunca vi um noticiário falar coisas boas kkkkk
Só muda a cidade as tragédias descritas são bastante semelhantes!
Abs
Ser for pensar assim, está difícil de viver é no Brasil!!!!!!!! Todos os lugares são perigosos… mas, não é só no Rio!
O Rio de Janeiro continua lindo pode vir!
Moro no Rio há 50 anos e nunca sofri um assalto ou fiquei exposto à violência. Poderia chamar isso de sorte? Evidente que não. Tenho amigos que foram assaltados inúmeras vezes. Tudo é informação e prevenção, sabendo onde ir, conhecer como é o movimento onde você quer ir. Nada acontece por acaso. Diria que 99% ocorre por pura negligênncia
Quando estamos passeando nossa atenção está sempre voltada pra outras coisas (paisagem, celular, fazer fotos, etc). É nessa hora que o ladrão se aproveita. Mantendo a atenção e cuidados certos, o RIO é uma cidade como outra qualquer. 😉
O Rio de Janeiro é maravilhoso!
Vou em tudo quanto é lugar e nunca sofri um assalto.
Tudo depende de onde você vai e o horário que você vai. óbvio que não andar pela zona central ou zona sul de noite.
Mas na Zona Oeste (Barra, Recreio, Grumari e Guaratiba) o perigo é praticamente inexistente.
Concordo plenamente! 😉
Boas dicas,obrigado. Como sugestão poderia incluir lugares na zona oeste da cidade, Santa Cruz, Senador camará, Campo Grande, Bangu etc. Onde existem diversos pontos históricos interessantíssimos e parques, como o do mendanha, cachoeiras etc. Lugares esses que por preconceito acabam ficando esquecidos, o numero de assaltos e furtos são muito maiores no centro e zona sul do que na zona oeste da cidade.
Oi Paulo, não é preconceito, e sim oportunidade. Vemos sempre muitas fotos lindas desses lugares que citou. Deixo o convite para que você escreva uma matéria pra gente com suas dicas de lugares pra visitar na Zona Oeste. Que tal? Assim nossos leitores poderão conhecer essas outras regiões. Vamos adorar divulgar. Aguardamos sua resposta. Abs
Tenho 34 anos e moro no Rj desde sempre, já andei pelos locais mais inseguros que existem tanto de dia quanto a noite, já vi uns 20 assaltos mais ou menos de todo o tipo, acredito que para ser assaltado depende do perfil da pessoa, se for mulher, cara de playboy ou patricinha, como sou moreno e alto acho que isso ajuda a não entrar no gosto dos bandidos.
Oi Mauricio. Seria um prazer escrever sobre lugares da zona oeste (Cachoeiras do Mendanha, praias selvagens de Barra de Guaratiba, Parque da Prainha, Pedra Branca – Núcleo Piraquara, Praia do Secreto, Pedra do Telégrafo, dentre outros). Abs
PS: Moro a 33 anos na cidade, já andei por vários bairros (inclusive muitas comunidades) e nunca fui assaltado. Preguiça de pessoas que ficam “queimando a cidade”
Oi Eduardo, que bom que topou! Pode escrever e nos enviar no email: [email protected]
Envie junto algumas fotos tb. Tenho certeza que a matéria ficará ótima!
Abs
estou ansiosa e com medo irei com umas amigas ao rio ,a gente houve falar tanto em assalto que sem querer ficamos com receio.mas estamos felizes em ir conhecer a cidade maravilhosa.
Venham tranquilas. A dica é estar sempre alerta, como em qualquer outra grande cidade do mundo. O Rio é lindo, mas tem seus problemas. A região da Barra é bem mais tranquila e segura pra se hospedar, porém é mais longe dos pontos turisticos que ficam na Zona Sul (Ex: Cristo e Pão de Açúcar).
Sou de Goiânia,estou no Rio juntamente com meu esposo. Graças a Deus e nossa prudência estamos amando..Pois ele continua lindooo….
Fico feliz em saber que estamos ajudando vocês a amarem ainda mais o Rio!
Excelente post sobre as maravilhas da cidade mais linda do mundo.
O RIO DE JANEIRO ainda é o lugar mais visitado do Brasil não é a toa. Tem problemas como qualquer cidade brasileira tem, nem mais, nem menos. Visite o Rio de Janeiro e se divirta sem medo! Senão continue no seu mundinho dentro de casa.
Assim como em qualquer lugar do Brasil, você não vai ficar “dando sopa” em qualquer lugar.
Exatamente Anderson! 🙂
Disse tudo!
Bom dia. Estou indo ao Rio no réveillon de Copacabana. Ficarei hospedado prox ao Maracanã.
É possível deslocamento de Copa após virada, de ônibus ou metrô para o Maracanã?
Na Lapa pode ficar até 23 hs e teremos facilidade de transporte?
Até que hs funciona o bus e o metrô.
Oi Manoel, o sistema de metrô tem funcionamento 24hs no dia da virada. Porém é preciso comprar o ingresso de forma antecipada e com horário marcado. No site do do MetroRio (www.metrorio.com.br) tem mais informações sobre como proceder. 😉
Parque estadual da serra da capoeira grande em pedra guaratiba na zona oeste ,é lindo! Pier da brisa, embora hoje sem nenhuma manutenção ainda é uma boa opção, clube do céu em santa cruz, é um lugar delicioso!