4 motivos para caminhar no Centro Histórico de Quito

Vista do Centro Histórico de Quito - Crédito Quito Turismo





Com mais de 3 km2, o Centro Histórico de Quito, no Equador, conta com construções fascinantes, que remetem aos períodos coloniais e que o tornam o maior e mais bem conservado de toda a América Latina. São 130 edifícios monumentais e 5.000 imóveis registrados como bens patrimoniais. Essa extraordinária riqueza foi o motivo para a capital ser escolhida como Primeiro Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, em 1978.

Em 2015, esse reconhecimento completou 37 anos e a encantadora cidade ainda mantém sua essência patrimonial em edifícios, na gastronomia e nos artesanatos tradicionais.

Confira 4 razões para colocar o pé no chão e ir desbravar todo esse patrimônio cultural do Centro Histórico de Quito.

1. Lugares históricos

Quito convida seus visitantes a um roteiro pela magnífica história da cidade, contada por suas 29 igrejas e capelas, 10 monastérios, 17 praças e 12 museus. Entre os destaques estão a Igreja Compañía de Jesus, uma obra-prima do estilo barroco nas Américas; a Plaza Grande, núcleo de importantes acontecimentos históricos; o complexo religioso de São Francisco e o bairro de La Ronda, onde se destacam os artesanatos tradicionais, além de museus e espaços culturais.

Centro histórico de Quito – Equador

2. Árvores centenárias

A capital do Equador conta com uma extensa variedade de árvores com mais de 100 anos, que testemunharam grande parte da história quitenha. Guabos, magnólias, palmas australianas, araucárias e murtas estão espalhadas por todo o destino, entre elas espécies locais e outras provenientes de diferentes países. Os amantes da natureza e também da história não podem deixar de contemplar um passeio especial nos inúmeros parques da cidade e percorrer as árvores mais antigas de Quito.

3. Cozinha patrimonial

A culinária quitenha é uma mescla de sabores e aromas que se originaram em épocas pré-hispânicas, sincretizaram-se no período colonial, amadureceram na etapa republicana e, hoje, incorporam-se às técnicas culinárias contemporâneas. Essa mistura de influências resultou em pratos típicos muito apreciados por visitantes de diferentes partes do mundo, como o locro de batatas, o doce de figo com queijo, o hornado, entre outras delícias da gastronomia local.

4. Artesanato tradicional

Importantes artes que desafiaram o tempo e a modernidade estão presentes em Quito. O bairro de La Ronda abriga as mãos hábeis de artesãos que, com empenho e criatividade, fabricam brinquedos de hojalata, chapéus, doces típicos e enfeites de decoração. Deslumbre-se com o conhecimento desses guardiões do patrimônio imaterial da cidade.

Veja também

Pacotes e Tours personalizados em Quito

Quito Bucket Pass – Descontos de 20% em 5 atrações

Hotéis, pousadas e hostels em Quito

Fonte: Assessoria

TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Mauricio Oliveira: Maurício Oliveira é social media expert, consultor e influenciador de turismo e empreendedor. CEO do portal Trilhas e Aventuras, também conta suas experiências de viagens pessoais no blog Viagens Possíveis. Especialista em Expedições na Rota das Emoções e Lençóis Maranhenses. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube.
Posts Relacionados