Estamos sempre viajando de avião, não é mesmo? Nesse caso, o mais provável é que uma vez mais se viaje em classe econômica. Há algum truque que nos permita mudar o nosso bilhete em classe econômica para outro lugar em primeira ou Business Class, sem que isso implique um custo adicional para nós?
Desde falar com a pessoa certa, vestir e proceder corretamente e até oferecer o nosso assento, são alguns dos conselhos que a Jetcost recomenda ter em conta para conseguir um lugar em primeira classe:
1. Perguntar na sua agência de viagens no momento de fazer a reserva
Ao fazer a reserva de uma viagem, muitas vezes os viajantes têm acesso direto aos seus agentes de viagem e estes por sua vez, desejam cumprir os seus objetivos de vendas em vez de serem só atenciosos com os seus clientes. Este é o momento ideal para saber o que cada um pode pedir ou negociar com o seu agente de viagens.
Muitas vezes as agências de viagens podem conseguir a um preço muito baixo ou gratuitamente para os seus clientes, um seguro de viagem, bagagem extra ou uma poupança ao pagar com o cartão de crédito, razão porque sempre vale a pena perguntar por alguma possibilidade em conseguir uma melhoria grátis para os nossos bilhetes.
2. Ir cuidadosamente vestido, ser discreto, educado e esperar pelo momento certo
As primeiras impressões são as mais importantes, em particular quando se trata de um upgrade e se a forma de nos vestirmos pode ter a ver com o perfil de um viajante de Business classe, as possibilidades de se conseguir essa mudança são superiores a 70%. Por outro lado se vestimos calções ou jeans e calçamos tênis ou sandálias, as possibilidades de êxito diminuem consideravelmente, além de que algumas companhias aéreas têm um código de bem vestir, para os seus passageiros de classe Business.
Ser educado, amável e manter um sorriso são fundamentais no momento em que faz um check-in, independentemente do incômodo que tenha sentido por esperar numa fila grande e pior, se teve de esperar algum tempo, nunca se deve descarregar essa frustração nas pessoas que nos vão atender caso se pretenda conseguir uma melhoria no nosso bilhete e nunca esquecer que essas pessoas estão a trabalhar e que um gesto educado, um agradecimento ou um sorriso, é algo que se valoriza muito no contacto com o público.
O momento adequado é fundamental, depois de ter falado sobre o voo com um sorriso e de ajudar no momento de pôr a mala no tapete e quando começa a fazer o seu check-in, é o momento certo para comentar, sempre de maneira educada, a possibilidade de um upgrade no seu bilhete.
Por fim, não esquecer que deve ser discreto, pois os funcionários das companhias aéreas não querem que o resto dos passageiros se apercebam que outro passageiro conseguiu um assento em primeira classe, ao mesmo preço que aqueles que viajam em classe turística, pelo que encaixar nesse tipo de perfil é importante para que lhe possa ser oferecido algum desses lugares.
3. Avaliar se o voo vai muito cheio
Muitos viajantes pensam frequentemente, no momento de fazer uma reserva, que um voo vazio significa que se pode fazer um upgrade com mais facilidade, mas, nem sempre é assim. De facto, se os assentos de classe turística estão todos reservados e continua a haver procura dos mesmos, há muito mais possibilidades de conseguir um bilhete em primeira classe e assim libertar um assento em classe turística e poder vendê-lo. Há que ser realista, a companhia aérea tem mais possibilidade de vender um lugar em classe turística que um lugar em primeira ou Business.
Assim, e se nos é indiferente viajar a uma hora ou a outra, recomendo que se deve procurar um voo com muitos passageiros, pois assim as nossas possibilidades aumentam consideravelmente, além de que para as companhias, a fidelização dos seus clientes é muito importante e não há melhor maneira que subir-lhes a categoria dos seus lugares, algo que, uma vez nos passe, além de nos dar boa impressão, compartimos com os nossos amigos e familiares.
4. Não ter medo de perguntar
O não já se tem garantido, pelo que não deve haver medo de perguntar se é possível um upgrade do nosso lugar e como dissemos anteriormente, sempre de forma educada e com um sorriso, os dois melhores momentos são durante o check-in e antes de começar o embarque.
Frequentemente as companhias vendem mais assentos em classe turística que os disponíveis, provocando os conhecidos overbooking e os funcionários têm de ver a melhor maneira de colocar alguns passageiros em outras classes superiores, para que ninguém fique sem poder viajar. No caso de saberem antecipadamente que você está na disposição de mudar o seu lugar, as suas possibilidades aumentarão no caso de haver overbooking e ao mesmo tempo facilita o trabalho do funcionário.
5. Oferecer o seu assento no caso de overbooking
Em poucas ocasiões o overbooking chega ao extremo da companhia aérea ter de recolocar alguns passageiros em outros voos e normalmente sempre pergunta se há algum passageiro que queira mudar de voo. Assim, e no caso de não ter pressa e lhe é igual esperar pelo voo seguinte, a companhia aérea seguramente lhe concederá uma compensação, quer em dinheiro quer em vales para viagens futuras e dá-lhe um assento em primeira classe ou em classe Business, assim como um tratamento especial enquanto espera.
Fonte: Assessoria.
TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado e viaja tranquilo. Faça a sua reserva por aqui para nos ajudar.
- RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Viaje comigo e viva experiências selecionadas. Em pequenos grupos os valores ficam imbatíveis. São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos. Veja as datas, roteiros e valores e vamos viajar juntos.
Mês passado voltando de Chicago pela United o voo estava abarrotado. Pena que eu tinha que voltar para o trabalho em uma determinada data, pois a companhia aérea ofereceu upgrade para business class para 3 dias depois caso alguém cedesse seu assento… realmente é uma oportunidade que aparece rsrsrs
Sempre aparece uma chance, rsrs 🙂