O que é Canyoning?
O Canyoning pode ser definido para um leigo, como uma espécie de “alpinismo” praticado em cachoeiras. Mas, o esporte vai muito além do rapel em cachoeiras, envolvendo tudo que diga respeito a exploração do ambiente dos canyons e dos rios em garganta.
Qual é a origem desse esporte?
Através das modernas técnicas de exploração “vertical” e do desenvolvimento dos esportes de “águas brancas”, como o rafting e a canoagem. No Brasil iniciou-se em 1990, através de espeleólogos que mais tarde se autodenominaram como, grupo H2Omem, sendo estes, ainda a maior referência dessa pratica no país.
O que mais atrai nesse esporte?
O Canionismo é a exploração, percurso, documentação e preservação de canyons. Mas a “vitrine” dessa prática é o rapel em cachoeiras, denominado como Cascading, amplamente praticado no Brasil. Essa modalidade que não requer maiores preocupações com outras técnicas de progressão e/ou objetivos desse esporte. Existem associações ou federação. Os grupos e as associações começaram a surgir só muito recentemente em nosso país e ainda não contam com força suficiente para a formação de uma federação que é um passo importante para a padronização das técnicas e procedimentos de segurança.
Qual foi a maior descida em cachoeira realizada no Brasil?
No Brasil, a maior descida realizada, foi feita na cachoeira da Fumaça, em janeiro de 96 pelos canionistas do H2Omem. Também conhecida como salto Glass, essa cachoeira possui 340 metros de queda livre e está localizada na Chapada Diamantina no centro da Bahia e é ainda um dos maiores desafios para os amantes do rapel.
Para quem quer começar, qual é a melhor forma de se aprofundar no esporte?
Procurar obter a maior quantidade de informações à respeito, e finalmente fazer um ou mais cursos com profissionais reconhecidos e comprometidos com o esporte. Tomar todo o cuidado com os oportunistas que vêem em práticas como essa, uma forma de ganhar dinheiro fácil, já que está na moda os esportes outdoor.
Existe praticantes ou grupos profissionais?
Alguns grupos como o H2Omem sobrevivem dos cursos, palestras e outras atividades diretamente ligadas ao Canyonismo. Mas, para se justificar o profissionalismo nessa área, é ainda, necessário uma maior divulgação do esporte para que haja um crescimento substancial de praticantes.
Quais os melhores locais de prática no Brasil?
Todas as regiões de serras e “chapadas” onde nascem os rios mais acidentados servem de palco para o Canyoning. Dentre os locais já conhecidos no Brasil para essa prática, destaca-se: as Chapadas da Diamantina, na Bahia e dos Veadeiros em Goiás e as escarpas da Serra do Mar em São Paulo e Paraná. Destaca-se também, os grandes canyons da Serra Geral entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Quais são os principais riscos nessa prática?
A falta de técnica, equipamentos e principalmente o despreparo do grupo pode levar a sérios riscos. A má avaliação de uma situação e a escolha incorreta do equipamento pode fazer com que um desportista fique bloqueado sob uma queda d’água podendo levá-lo à morte. Os riscos são vários: desde, quedas de pedras sobre os praticantes, até o risco de afogamento em águas brancas.
Quanto se gasta para se equipar nesse esporte?
Os custos com equipamento individual é de cerca de R$ 1.000,00 (cinto-cadeirinha, oito, mosquetões, capacete, mochila, traje de neoprene, luvas e calçado…).
Qual a relação do esporte com o fator ecológico?
O conceito e premissas do Canyonismo é o de ser uma atividade de baixo impacto no convívio com o ambiente natural e interferir o mínimo possível nesses locais.
Fonte: H2Omen
TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado e viaja tranquilo. Faça a sua reserva por aqui para nos ajudar.
- RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Viaje comigo e viva experiências selecionadas. Em pequenos grupos os valores ficam imbatíveis. São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos. Veja as datas, roteiros e valores e vamos viajar juntos.