O que escolher? Uma bota resistente para proteger bem os pés durante uma travessia ou um tênis específico para trekking, com solado de crampons de borracha, flexível, que permite movimentos mais ágeis? Ou o velho e confortável tênis de caminhada? Ou ainda, chinelos e sandálias?
Mais uma vez, depende do lugar que você vai. Do tipo de terreno (quanto mais acidentado, mais você terá de proteger seus pés), da mobilidade com que vai se locomover, de quanto tempo fará a caminhada. Por mais surreal que pareça, uma sandália tipo papete faz a alegria de muitos trekkers nas curtas (atente-se) caminhadas pelo litoral nordestino.
Aliás, a partir do momento em que os hippies trocaram a erva pelo bastão de trekking e se transformaram nos mochileiros politicamente corretos do Terceiro Milênio, a sandália passou a fazer parte do equipamento de um bom trekker.
Botas
As botas de trekking devem obedecer algumas recomendações para que o usuário tenha segurança sem perder muito do conforto, algo as vezes fundamental quando a caminhada é longa e o terreno difícil. O cano longo é muito recomendável, pois segura bem o tornozelo no caso de uma torção, além de ser uma proteção a mais contra entrada de insetos e pedrinhas. Observe alguns itens:
- Língua vedada e passadores externos para cadarço. Isso impede a entrada de poeira e água;
- Forro interno no tornozelo e na palmilha feito de material absorvente e macio;
- Entressola macia (permite maior conforto e elasticidade);
- Contrafortes no bico e calcanhar para evitar deformações;
- Solado interno adicional que impeça penetração de objetos pontiagudos;
- Solado externo com boa tração e aderência, permitindo a subida e a descida em ladeiras de baixa graduação e minimizando os inevitáveis escorregões nos terrenos muito acidentados;
- Ser a prova d’água e possuir isolamento térmico. Caso não, use spray de silicone.
Tênis
Sim, você pode usar seu bom e velho par de tênis. Macio e habituado a seu passo, ele serve muito bem para caminhar em locais tranquilos, com vegetação aberta, sem muitos sobe e desce íngremes. Caso contrário, caro trekker, invista em equipamento. Calçados bons e funcionais não são apenas para posar em foto, mas sim itens de segurança.
Fique atento quanto solado resistente, conforto e absorção de impacto. As melhores marcas de tênis para trekking estão usando entresolas de borracha EVA (minimiza o impacto) e solado externo de borracha natural para melhor frenagem (quem desce trilhas esbarrancadas sabe o que é isso…) e flexibilidade. Aliás, essa é a qualidade que os trekkers procuram num tênis, que possa acompanhar os movimentos naturais dos pés, o que a bota rígida deixa a desejar. O solado Vibram, recentemente tem acompanhado os calçados da Snake, são uma boa opção.
Veja também se as espumas internas são resistentes, se palmilhas não esfarelam à primeira travessia de rio e se o tecido interno é de fácil evaporação.
TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado e viaja tranquilo. Faça a sua reserva por aqui para nos ajudar.
- RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Viaje comigo e viva experiências selecionadas. Em pequenos grupos os valores ficam imbatíveis. São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos. Veja as datas, roteiros e valores e vamos viajar juntos.