Não há como fugir da natureza em Itacaré. Praias, rios ou Mata Atlântica estão sempre emoldurando os passeios e as atividades esportivas praticadas na região. Até mesmo à noite o cenário é natureba – algumas casas de forró ficam à beira-mar e as festas mais concorridas acontecem na areia da praia.
Andar a pé é a melhor opção para circular pelos bares, restaurantes e praias do Centro. Para conhecer as praias mais afastadas, vá de carro e lembre-se que algumas são alcançadas somente por trilhas e estradinhas que cortam propriedades particulares. Neste caso, paga-se para entrar com o carro ou deixá-lo estacionado.
O artesanato, produzido por nativos ou artistas que escolheram a região para viver, é encontrado nas lojinhas espalhadas pela rua Lodônio Almeida, no Centro; e no Caminho das Praias (hoje batizado de rua Pituba). Entre as bonitas e coloridas peças estão bolsas e camisetas pintadas à mão, jóias em prata com pedras preciosas, pinturas em cerâmica, aquarelas e trabalhos em papel machê.
A noite em Itacaré começa cedo, por volta das 21h, e termina somente quando o dia dá sinais de que vai clarear. Os pontos de encontro são nas ruas Lodônio Almeida, nos arredores da pizzaria Boca de Forno; e na Pituba, repleta de bares. Depois da meia-noite, o burburinho segue para as casas de forró e reggae ou para as festas na praia.
Mas sem dúvida, o melhor de Itacaré é a sua natureza exuberante. O conjunto excepcional de matas, rios, cachoeiras, manguezais e praias possibilitam inúmeras experiências inesquecíveis. A harmonia da mata com cachoeiras e praias é das mais exóticas e belas já vistas no litoral brasileiro. É possível descobrir essas riquezas naturais com o apoio de guias especializados.
CACHOEIRAS EM ITACARÉ
Cachoeira do Cleandro
Rio das Contas – Acesso por barco ou canoa. A cachoeira se encontra dentro de uma fazenda que possui roça de cacau, cravo e criação de guaiamum. São 3 quedas com uma piscina natural boa para banho. Na fazenda existe um restaurante que serve tira-gostos e bebidas.
Cachoeira do Tijuípe
Estrada Parque Itacaré – Serra Grande
O acesso é pela rodovia BA-001, entre Itacaré e Serra Grande. Uma trilha curta e leve leva até a cachoeira que possui uns 4m de altura por 15m de largura, com uma piscina natural propicia para banho.
Cachoeira do Rio do Engenho
Estrada de Taboquinhas – Formada por um afluente do Rio de Contas, em meio a espessa mata. O passeio é feito em saveiro, no percurso que sobe o rio de Contas. O acesso ao rio do Engenho é feito por canoas ou caminhando pela mata.
PARQUE ESTADUAL
Parque Estadual da Serra do Conduru
O Parque Estadual da Serra do Conduru abrange os municípios de Ilhéus, Uruçuca e Itacaré, no litoral sul do Estado da Bahia. Incluso na categoria de Unidade de Conservação de Proteção Integral, tem por objetivo proteger a flora, a fauna, o solo, a água e outros recursos e belezas naturais, conciliando a sua utilização para fins científicos, educacionais, culturais e turísticos, permitindo-se apenas o uso indireto dos seus recursos.
Entretanto, quando foi criado o parque, a região já estava ocupada por pequenos posseiros, muitos há duas ou mais gerações, sendo necessário regularizar a situação destas famílias, para só então se pensar em organizar o parque. Mas, entraves políticos, administrativos, econômicos e alguns puramente burocráticos, têm protelado a implantação definitiva desta unidade de conservação.
Um dos maiores entraves a esta implantação é a realocação das famílias que vivem no perímetro do parque e que não têm para onde ir caso sejam simplesmente desalojados de suas atuais propriedades. Muitos viveram, e vivem até hoje, exclusivamente da extração do que a mata pudesse oferecer, tendo como benfeitorias, quando muito, uma casinha de adobe, onde moram com as famílias.
O parque concentra a terceira maior biodiversidade do mundo, com uma floresta que tem 458 espécies de árvores por hectare, sendo que 8% dessa floresta pertencem a uma das 12 espécies que foram descobertas em pesquisas recentes. É por isso que o Parque do Conduru é considerado um lugar privilegiado, cujo objetivo é preservar a fauna e flora.
PRAIAS DE ITACARÉ
Boas ondas, morros cobertos por Mata Atlântica, acesso em meio a trilhas e pouco movimento. Estas são as características comuns às mais bonitas praias de Itacaré, como Prainha, Havaizinho, Engenhoca e Jeribucaçu. Quem não está disposto a encarar uma boa caminhada, as opções são as praias centrais – Concha e Ribeira têm boa infraestrutura de barracas e muito movimento, enquanto Resende e Tiririca mantém os ares bucólicos.
Praia do Costa
Pequena, com areia branca e solta e muitos coqueiros, a praia do Costa não é indicada pra banhos em função da correnteza. Sem infraestrutura e pouco movimento, é procurada apenas para quem quer contemplar o visual.
Praia da Concha
Próxima do Centro e repleta de barracas e pousadas, a praia da Concha é a mais movimentada durante o verão, apesar das águas turvas em função da foz do rio de Contas. De mar calmo e muitos coqueiros, oferece aluguel de caiaques e um bonito pôr-do-sol, apreciado nas pedras do canto esquerdo.
Praia da Ribeira
Última praia central e acessível de carro pelo Caminho das Praias, Ribeira é emoldurada por Mata Atlântica, riozinho e muitas barracas que atraem famílias com crianças nos finais de semana e feriados. Para quem quer sossego, a dica é pegar a trilha e seguir para a paradisíaca Prainha.
Prainha
Cartão-postal de Itacaré, a Prainha é considerada uma das praias mais bonitas da Bahia – cercada de morros cobertos pela mata, exibe ainda um vasto coqueiral que se espalha pela areia. Escondida dentro de uma reserva particular, oferece boas ondas para o surf e apenas uma barraca. Para chegar até lá, não hesite em contratar um guia – a trilha tem bifurcações e inclui travessia de cachoeira. A caminhada dura 40 minutos e é preciso pagar cerca de R$ 5 para atravessar a porteira de acesso à praia.
Engenhoca
Freqüentada pelos surfistas, Engenhoca tem piscinas naturais, coqueirais e morros cobertos por Mata Atlântica. A trilha de acesso é bastante fácil, exigindo 15 minutos de caminhada.
Itacarezinho
Longa e deserta, Itacarezinho é acompanhada por morros, coqueirais e recifes por toda a extensão. Ponto de desova de tartarugas, é procurada por surfistas que lá encontram estrutura de barracas e cascata de água doce. A trilha que leva à praia – depois de meia hora de caminhada – corta uma propriedade particular.
Praia do Resende
A um quilômetro do Centro – 20 minutos de caminhada -, a pequena enseada tem coqueiros, areia branca, piscinas naturais e boas ondas para o surf, atraindo banhistas e surfistas. Tranqüila, tem barracas rústicas que servem petiscos e cerveja gelada.
São José
Sofisticada, a praia de São José fica em uma área de proteção ambiental contornada por hotéis de luxo, suntuosas residências, areia branca e fininha, coqueiros e piscinas naturais. Acessível por trilha íngreme, tem também boas ondas para o surf.
Tiririca
Com ondas fortes, Tiririca é o mais tradicional point do surf de Itacaré, com movimento o ano inteiro. Pequenina e protegida por paredões de pedra, fica a menos de meia hora do Centro. No alto do morro há barracas simples.
Jeribucaçu
Deserta boa parte do ano, Jeribucaçu fica dentro de uma fazenda de coqueiros. O acesso é por trilha, depois de 40 minutos de caminhada e do pagamento de taxa de cerca de R$ 5 para cruzar a propriedade.
Havaizinho
Uma das melhores praias para a prática do surf em Itacaré, Havaizinho tem recifes, coqueiros e ondas fortes. As muitas pedras não incentivam o mergulho, mas vale a pena curtir o visual descortinado do alto de um mirante natural. Depois de deixar o carro no estacionamento pago, é preciso caminhar cerca de dez minutos por trilhas para chegar à praia cercada por costões de pedra e mata.
RAFTING EM ITACARÉ
A concorrida atividade é praticada no rio mais famoso de Itacaré, o rio de Contas. A descida dura uma hora e meia, intercalando momentos de calmaria com emocionantes trechos de corredeiras entre cânions. Para encerrar o passeio, uma tirolesa de 180 metros está à disposição dos aventureiros.
SURF E WINDSURF
Descoberta pelos surfistas, Itacaré, hoje, oferece muito mais do que boas ondas. O conjunto formado por matas, rios, cachoeiras e manguezais tornou a região um dos mais badalados destinos de ecoturismo do país, incentivando a prática de aventuras como rafting, rapel, caiaque, mountain-bike, trekking… As belas molduras – mar e Mata Atlântica – são comuns a todas as atividades, que devem ser praticadas sempre com o acompanhamento de guias.
Considerado um dos melhores pontos do Nordeste para a prática do surf, Itacaré oferece uma sequência de praias que atraem esportistas de todo o país. As melhores ondas são encontradas em Tiririca – o principal pico e cenário de campeonatos estaduais -, Ribeira, Prainha, Jeribucaçu, Engenhoca, Havaizinho e Itacarezinho. No inverno – de junho a setembro – as formações chegam a três metros de altura, tendo como auge o mês de julho.
TRILHAS EM ITACARÉ
Trilha do Francês
Fazenda Haiti – Tenha um contato exclusivo com a natureza, tomando banho de cachoeira com privacidade total. Passeie pela trilha do cacau e aprenda um pouco sobre essa lavoura. Descubra a fauna e a flora da Mata Atlântica. Observe a grande variedade de pássaros.
Trilha Alto da Esperança
Camboinha – Trilha de aproximadamente 1km passando por remanescentes da Mata Atlântica, em ótimo estado de conservação, Após esse percurso o passeio termina com um refrescante banho em um lago que tem um pequeno deck onde o proprietário serve algumas frutas locais.
Trilha Janela da Gindiba
Trilha com percurso total de 1290 metros. Na trilha, 440 metros do percurso passam por uma típica roça baiana onde há um bonito coqueiral e um pequeno Sistema Agro Florestal – SAF e 850 metros são dentro do remanescente de Mata Atlântica. (Estrada Parque Itacaré – Serra Grande)
Refugio dos Anjos
Trilha com extensão de 2042 metros em que o percurso passa por diferentes estágios da mata, inclusive um trecho de mata primária, e por uma cachoeira e uma piscina natural possibilitando oportunidade de banho dos visitantes do local. (Estrada Parque Itacaré – Serra Grande)
Trilha e Cachoeira da Usina
Trilha com início a 10 km do centro de Itacaré. Percorre na sua maioria trechos de mata atlântica, passando pela cachoeira da usina onde se pode tomar banho em uma bela piscina natural. A trilha ainda passa por um manguezal e chega à praia de Jeribucaçu. (Estrada Parque Itacaré – Serra Grande)
Trilha da Prainha
Esta pequena e belíssima praia é acessível apenas a pé, por uma trilha de meia hora que sai da Praia do Ribeira, uma das mais procuradas durante o verão. O passeio é muito bonito e a praia, simplesmente deslumbrante. Roteiro operado normalmente pela agencias locais. A caminhada começa na praia da Ribeira chegando até a Prainha passando por costões e trilhas na mata.
NAS REDONDEZAS
Ao Norte, história e cultura. No Sul, os cenários naturais mais intocados da região. Localizada em ponto estratégico da bela Costa do Cacau, Itacaré incentiva seus visitantes a conhecer os atrativos vizinhos. Em Ilhéus, a 65 quilômetros pela Estrada-Parque, vale percorrer o Centro Histórico e apreciar os casarões e sobrados erguidos pelos barões no início do século XX. Já a Península de Maraú – a pouco mais de 30 quilômetros mas com acesso precário – merece uns dias a mais. A área reúne praias desertas, piscinas naturais, ilhas, coqueirais, lagoas e cachoeiras que, para serem reveladas, exigem mais que 24 horas.
Ilheús
Cartão-postal da Costa do Cacau, Ilhéus guarda lembranças dos tempos áureos do ciclo da fruta. As heranças estão no Centro Histórico, repleto de casarões que hoje abrigam espaços culturais como o bar Vesúvio e o cabaré Bataclan. Mas nem só de cultura vive a cidade, que reúne surfistas nas praias de Batuba e Back Door. Já os banhistas fazem a festa em Milionários. Aproveite também para conhecer as fazendas de cacau – as visitas guiadas terminam sempre com a degustação de delícias típicas.
Península de Maraú
O passeio costuma ser feito em um dia, mas levando em conta o desgaste e, principalmente as belezas da região, vale a pena esticar a estadia. O tour começa com uma travessia de balsa pelo rio de Contas e continua em uma viagem de duas horas e meia por estrada de terra desbravada somente por veículos 4×4. Chegando em Maraú, há muito o que ver e curtir, como mergulhar nas piscinas naturais de Taipus de Fora – na maré baixa, os corais formam um aquário de um quilômetro de extensão; passear de jardineira até à selvagem praia de Cassange; visitar a vila de Barra Grande; e velejar pela protegida Baía de Camamu.
TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado e viaja tranquilo. Faça a sua reserva por aqui para nos ajudar.
- RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Viaje comigo e viva experiências selecionadas. Em pequenos grupos os valores ficam imbatíveis. São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos. Veja as datas, roteiros e valores e vamos viajar juntos.
Um comentário
Deixe um comentárioOne Ping
Pingback:Praia de Jeribucaçu em Itacaré - Hotéis e Pousadas na Bahia