Visconde de Mauá fica mais ou menos entre o Paraíso e a casa de inverno de Deus. Acredite, não é exagero nem figura de linguagem.
Quem quiser ir ao encontro dessa enorme energia deve, saindo do Rio de Janeiro, pegar a Nova Dutra em direção a Resende. Muitas placas indicarão o caminho, não há com que se preocupar. Chegando a Resende pare! Sim, isso mesmo! Você já estará na estrada há pelo menos 3 horas! Tem um posto de gasolina e um mini shopping. Hora de esticar as pernas e fazer aquele xixi básico e prepare-se para o processo de desurbanização.
A partir da entrada de Resende você vai seguir as placas para Visconde de Mauá. É uma serra bem complicada para carros de passeio. Mais de 15 km são de terra e obviamente milhares de buracos produzidos pela erosão, chuvas e os outros carros que passam por ali todos os dias. Acredite, à medida que você sobe você se desurbaniza (existe essa palavra?) um pouco! O cheio de “verde” invade o carro por todos os lados. O clima vai mudando e paisagens cada vez mais lindas aparecem a cada curva e nos mirantes!
Quando você estiver imaginando que a suspensão do seu carro não vai mais aguentar, como em um milagre a cidade aparece á sua frente e sorria, você está em Visconde de Mauá.
São muitas pousadas e a dica é: se for em um feriadão ligue antes e faça a sua reserva! Tem para todos os gostos e bolsos. De uma maneira geral são todas muito confortáveis. Eu escolhi uma de tijolinhos vermelhos no quarto, bem bacana e com lareira. Aliás, acho que todas têm lareira no quarto, mas nem todas têm tijolinhos (risos!).
Algumas coisas saltam aos olhos em Mauá – e olha que nem falei ainda das atrações da cidade! Por algum motivo os cachorros que encontrei pareciam pequenos ursos de tanto pêlo. A cidade nem parece que fica no Rio de Janeiro – sim aquela cidade dos noticiários. Todos parecem se conhecer e se cumprimentar na rua. De fato, parecem fazer parte de uma grande família!
A cidade de Visconde de Mauá pode ser sinônima de cachoeira. Tem de todos os tamanhos e para todas as pernas. Chegando lá, qualquer pessoa vai lhe indicar uma série delas! Vou aqui citar um dos locais mais bacanas a que fui apresentado: Alcantilado!
O Alcantilado não é muito longe e você chegará lá facilmente! Se não me engano é parte de uma fazenda particular e deve-se pagar uma pequena taxa na entrada. Taxa esta que serve para a manutenção das trilhas.
Até a última cachoeira são mais ou menos de 3 km de subida (ou seria 3 km subindo ou descendo?). E bota subida nisso! Algumas leves, outras nem tanto! Mas, acredite, vale à pena! Cada uma delas revela a sua beleza.
Quando você chegar na cachoeira número nove você estará cansado mas quando olhar pra cima e para baixo você vai entender que a subida valeu a pena! Muito! O visual do parque lá embaixo é incrível e a água caindo ao seu lado também lhe trará uma sensação incrível!
À noite você tem às disposição restaurantes com comida de ótima qualidade e se você tiver a sorte de estar um friozinho gostoso, aproveite para comer um fondue! Passear pelas ruas após o jantar, encontrar pessoas e sentir todo o clima de um local maravilhoso.
Após o passeio, vá curtir sua lareira! O local é perfeito para uma noite de muito amor!
Mauá é uma cidade para se esquecer do relógio e dos compromissos. Uma cidade para descobertas. Você pode ir ao encontro da natureza e acabar se descobrindo por lá!
Boa Viagem!
Autor: Léo Carioca
E-mail: [email protected]
Site: http://www.djleo.com.br
TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado e viaja tranquilo. Faça a sua reserva por aqui para nos ajudar.
- RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Viaje comigo e viva experiências selecionadas. Em pequenos grupos os valores ficam imbatíveis. São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos. Veja as datas, roteiros e valores e vamos viajar juntos.