A escalada em rocha no Brasil vem experimentando um grande desenvolvimento nos últimos anos, a tal ponto que, com segurança, podemos afirmar que em breve o Estado do Rio de Janeiro, berço e principal área da prática da prática do esporte em nosso país, poderá ser considerado como um dos grandes centros mundiais de escalada em rocha. O fato de contar com inúmeras paredes rochosas de excelente qualidade dentro dos limites urbanos de sua capital assim como a existência de importantes maciços em seus arredores e em outras regiões do Estado, em muito contribui para o seu desenvolvimento, propiciando o surgimento de um forte grupo de escaladores locais e sua organização em clubes que congregam centenas de associados cada.
Um dos mais evidentes sinais desta vitalidade é o espantoso aumento do número de novas conquistas levadas a cabo recentemente, o que faz com que o seu registro se tornasse indispensável para que toda a comunidade montanhística nacional pudesse tornar conhecimento das escaladas existentes e de algum dado básico sobre cada uma. Assim, o nosso objetivo é fornecer aos escaladores brasileiros uma lista, o mais completa possível, de todas as vias do Estado do Rio de Janeiro, classificando-as por um sistema coerente para que, com base nos graus exibidos, todos possam uma noção clara das dificuldades a ser encontradas em cada uma.
Devido ao grande progresso vivido pela escalada livre em rocha no nosso meio ao longo dos últimos anos, o que elevou enormemente o nível técnico geral e fez com que alguns antigos conceitos se tornassem ultrapassados, certas modificações tiveram de ser introduzidas, algumas estruturais, a principal dizendo respeito ao sistema de classificação adotado.
Embora, como dissemos, partíssemos do proposto pela FMERJ – Federação de Montanhismo do Estado do Rio de Janeiro – em 1975, que por sua vez é uma adaptação do sistema alpino tradicional, passamos a considerar como grau legítimo de cada escalada aquele que considera apenas o número mínimo de pontos de apoio artificiais com os quais a via já foi feita até então. Dessa forma, a classificação aqui proposta expressa o grau máximo já alcançado em cada via, ou seja, aquele que corresponde à ascensão mais em livre já efetuada por um guia de cordada até o momento.
Estilo: A fim de facilitar a descrição, as escaladas que exigem necessariamente força para a sua realização e efetuadas em paredes de inclinação negativa, na sua maior parte, são classificadas como escalada atlética. Assim como as escaladas em fissuras ou em fendas são classificadas como escalada em fenda. Todas as demais são consideradas escaladas técnica, em parede de inclinação positiva.
TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
- GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.