Arraial do Cabo é a cidade que possui as mais belas praias do Rio de Janeiro. Ao longo da matéria vocês perceberão isso. Mas não somente praias, a cidade é maravilhosa e possui muitos aspectos culturais e naturais que encantarão qualquer visitante. Vou logo avisando que a matéria será longa, e aqui vocês entenderão tudo o que eu fiz no meu final de semana em Arraial (para os íntimos). Os apresentarei também um roteiro turístico maravilhoso que você verá que um fim de semana será pouco para curtir todo esse paraíso.
A cidade fica localizada na famosa Região dos Lagos, e está a 168 km da capital Rio de Janeiro tendo como trajeto a Via Lagos, lembrando que há alguns pedágios na estrada para quem for de carro. Qualquer dúvida sobre o trajeto é só jogar no GPS e seguir o roteiro sugerido.
LEIA TAMBÉM
7 Praias em Arraial do Cabo que merecem sua visita
Tour em 360º pelas Praias de Arraial do Cabo
Guia Completo de Arraial do Cabo – RJ
Roteiro de Fim de Semana em Arraial do Cabo
Cheguei na sexta-feira e fiz check-in na Pousada do Timoneiro, que fica a poucos metros da Praia Grande (bem perto mesmo). O quarto é espaçoso e comporta bem um casal, com TV, ar condicionado, armários, frigobar e banheiro com blindex. O segundo andar é excelente, pois ainda possui uma vista linda pra piscina e morros em volta. Como já era fim do dia, jantei e fiquei curtindo a pousada até dormir.
Primeiro dia
Inicialmente, no sábado, por volta das 8hs da manhã comecei o passeio de barco com o Arraial VIP Turismo. Ir à cidade e não o fazer é quase um pecado! As fotos farão vocês perceberem isso. De fato, ele apresenta uma “essência” especial sobre o local.
Vamos às informações: o Porto do Forno é de fácil localização, ele fica na Praia dos Anjos. E é lá que vocês embarcarão em um passeio incrível pelo mar abrigado de águas claras. O passeio custa em média 70 reais por pessoa. Iniciando pela manhã ou pela tarde, de acordo coma sua preferência.
O passeio inicia-se rumo a primeira praia: A Praia do Farol, a parada de uma hora nesse ambiente já é o bastante para nos deixar maravilhados; a praia é considerada uma das mais lindas do Brasil, com suas águas claras e calmas, dá até para ver os peixinhos, por isso Arraial vem sendo conhecido como “Caribe Brasileiro”. Mais do que perfeita para os banhistas que curtirão também toda aquela paisagem ao redor formada por montanhas que abrigam o mar da maneira única com a sua flora local que é constituída, em grande maioria, por cactos que dão todo um acabamento a bela geografia espacial.
Em seguida, nossa próxima descida foi nas Prainhas do Pontal do Atalaia. Tanto maravilhosa quanto a praia anterior, ela possui uns aspectos diferencias, nessa praia há três pequenas grutas, uma conhecida como Gruta do Amor, e nessa praia em que é permitido pular do barco e nadar até a costa, para quem se arrisca né. Eu não tenho fôlego pra isso então preferi ir como os demais descendo próximo a faixa de areia, ou, como nos demais barcos, sendo levado de bote até lá.
Além de conhecer essas duas praias, o passeio também apresenta uns atrativos visuais importantes, em que todas embarcações passam enfrente e explicam a história por traz daquele atrativo, tal como o primeiro deles: A fenda da Nossa Senhora da Assunção, em que como um mito local é dito que um raio caiu sobre o relevo provocando a construção de tal fenda. Em que, pescadores utilizaram tal local para colocar uma escultura da Santa, que fora encontrada no mar enquanto pescavam. Crenças e culturas a parte, o visual da fenda de Nossa Senhora da Assunção é incrível, e do barco da pra ver a pequena escultura no meio da fenda.
Mais a frente, vemos a Pedra Perfil do Macaco que recebe esse nome pelo fato de que o formato da pedra trás uma certa semelhança com um macaco mesmo, mostrando que até o desgaste da rocha é generoso formando essa bela obra de arte.
Um pouco mais a frente tem a Gruta Azul, que infelizmente nem sempre os barcos podem chegar até ela, pelo fato de que se encontra no mar aberto e as vezes ele está bem agitado, dificultando ou inviabilizando a chegada das embarcações até o local. Mas nem sempre isso ocorre, já vi a gruta várias outras vezes, porém nessa ultima vez o mar estava bem agitado e não pude chegar até lá. A gruta é muito linda e estarei torcendo para que quando forem não ocorra esse problema.
Terminado o passeio, peguei rumo a uma outra praia. Entretanto, para quem quiser almoçar por ali encontrará grande variedade pois há vários restaurantes próximos ao porto.
E então fui à Prainha que é a primeira praia que vocês verão ao entrar na cidade. E lá me aventurei pela primeira vez a utilizar a prancha de Stand Up Paddle, tombos e tombos a parte, aprendi, é foi incrível praticar esse esporte lá. As águas eram bem calmas e limpas, sem contar que é um lugar lindo.
E assim terminou o meu primeiro dia. À noite fui experimentar uma novidade entre os restaurantes da cidade, o Churras Burguer, e foi uma ótima experiência gastronômica, lá eles dispunham de um excelente cardápio, especializado em Hambúrgueres Artesanais, feitos com carnes grelhadas na brasa. Estava uma delícia, super indico vocês passarem lá quando forem à Arraial. O restaurante fica bem próximo ao centro da cidade.
Segundo dia
O segundo dia foi dedicado às trilhas de Arraial do Cabo. Depois de um delicioso café da manhã na Pousada do Timoneiro, comecei o domingo na Trilha da Praia Grande, que é bem diferenciada de quaisquer outras trilhas. Bem, ela se inicia no fim a da Orla Flávia Alessandra, onde há uma estátua sensacional da mesma meio a um mirante ótimo da Praia Grande. A partir daí se inicia a aventura, basta subir as escadas ao lado do mirante.
Se a visão do mirante é sensacional, a partir do momento em que você vai subindo tudo fica ainda mais incrível, aí percebemos que o nome da praia faz jus a sua geografia, porque ela é realmente muito, muito grande.
Continuando, a trilha é super leve, mesmo os que odeiam subir morros podem fazê-la tranquilamente, pois sua grande parte é plana. E uma curiosidade: ela é plana por que vocês passarão por cima de um aqueduto. O caminho é fácil e é praticamente andar por uma “passarela” de concreto. Há partes do trajeto em que o concreto cedeu, mas dá pra passar pela lateral sem problemas, e continuar andando, sempre com a bela vista da praia, e das tartarugas que nela se encontram. Sério mesmo! Durante toda a minha caminhada era possível ver, mesmo que distante, incontáveis tartarugas.
Continuei a trilha até chegar ao antigo maquinário em ruínas do antigo aqueduto. Essa foi, pra mim, a melhor parte da trilha; a antiga indústria tornou-se um incrível mirante, com vista para a Praia Grande e para o Pontal do Atalaia, realmente aquele antigo local é sensacional, e certamente não deixei da registrá-lo para vocês.
Porém, é importante citar que antes de tirar as sua fotos lá, pensem bem e analisem os riscos, afinal é uma estrutura antiga e sem nenhum tipo de proteção. Então fiquem ligados e curtam o passeio. É possível dar continuidade a trilha após essa parada, daí segui até um outro mirante natural que da uma ampla e bela visão para o Pontal do Atalaia.
Logo depois fui à Trilha da Praia do Forno. Ela é incrível, única, linda… Adjetivos não faltarão para descrever essa trilha; o visual durante a caminhada é mais que especial, é, em termos e literalmente, de tirar o fôlego. Lembrando que para ter essa visão da praia é indispensável fazer a trilha, pois ela é o único meio de chegar ao mirante natural do local; Então, respirem fundo, fôlego, e partiu fazer a trilha.
Bem, o início da trilha se encontra próxima ao Porto do Forno, na Praia dos Anjos, a entrada fica um pouquinho escondida, mas não é difícil encontra-la não. Uma boa dica é comprar uma garrafinha de água antes de começar, pra não ficar com a garganta seca e nem desidratar. Os primeiros metros da caminhada são um pouquinho pesados, há uma escadaria um pouco íngreme, mas passa rapidinho! E vocês já podem ir curtindo o visual da Praia dos Anjos enquanto param e descansam. Em seguida tudo fica mais tranquilo, o caminho fica plano e com descidas. E pra baixo todo santo ajuda, não é mesmo?
Logo a diante chega o principal local, onde é possível visualizar toda a orla da Praia do Forno, que o quão incrível não conseguirei contar para vocês, a experiência pessoal é única, e nenhum post nas redes sociais apresenta como o local realmente é. Por isso tirar uma foto no local é um ritual quase obrigatório, para todos que por aqui passam.
Basta pesquisarem em qualquer rede social a #praiadoforno para verem que não faltam fotos, uma mais criativa que a outra. Inclusive, no local há um banquinho e mais abaixo uma pedra, onde são tiradas a maioria das fotografias, tornando-se em um palco que na maioria das vezes há uma pequena fila de espera para tirar as fotos lá.
Momentos registrados e guardados. Então, vamos continuar; agora é só descer até chegar na faixa de areia e curtir a praia, que por sinal é de águas calmas e claras. Terminada a trilha, voltei à Praia Grande, mas agora somente com o objetivo de contemplar o belo pôr do sol, que por sinal considero essa a melhor praia para observar esse fenômeno da natureza.
Caso queiram conhecer todas as praias e saber um pouco mais sobre elas, agora os apresentarei na sequência.
Guia de Praias de Arraial do Cabo
Prainha
Se encontra logo na entrada da cidade, vocês a perceberam rapidamente, ao se aproximarem de Arraial terão uma vista mais do que fantástica desta praia. Lá vocês encontraram uma boa estrutura, há vários quiosques e pousadas para quem deseja ficar bem próximo desse paraíso. A praia tem poucas ondas e é perfeita para andar de SUP.
Praia Grande
Como cujo nome diz, ela é muito grande, porém com um entrave: a água é um pouco fria às vezes, quando eu fui até que não estava muito não. Mas ela já tem tido essa fama de gelada, mas não é nada que atrapalhe um belo dia nessa praia. A Pousada do Timoneiro fica a poucos metros da praia.
Prainhas do Pontal do Atalaia
Essa praia é aquela que faz parte do passeio de barco, porém também da pra chegar lá pelo Pontal do Atalaia. Pela cidade há placas indicando onde fica o pontal. Assim vocês chegarão lá rapidinho.
Praia do Farol
Essa também faz parte do passeio de barco, entretanto para chegar à essa praia esse é o único meio de acesso. É considerada uma das praias mais lindas do Brasil.
Praia do Forno
Uma das mais lindas praias da cidade, a Praia do forno exige que façam a trilha, descrita anteriormente, ou ir até o local de barco. De fato, todo esforço é valido, pois ela é perfeita.
Praia Brava
Para chegar nessa praia é necessário passar, também, pelo Pontal do Atalaia onde dá para ter uma ótima vista da Praia Brava. Entretanto, essa praia não é muito visitada por banhistas, o seu grande público são os surfistas que lá se aventuram, e dizem que também é frequentada por nudistas (é uma praia de nudismo não-oficial em Arraial do Cabo).
Praia dos Anjos
Há também essa, mas é impropria para banhistas, ela é um pouco suja e se encontra sob muitos, muitos barcos. Mas vale a pena pelo menos contemplá-la, pois não deixa de ser linda.
História de Arraial do Cabo
Após o ano de 1500, data do descobrimento do Brasil, foram criadas expedições para explorarem a costa brasileira. Em que Américo Vespúcio, integrante da expedição, teria ancorado na praia que hoje é conhecida como Praia dos Anjos, em 1503. E então começaram os serviços naquele local onde já haviam índios Tamoios povoando. E lá ergueram as primeiras construções do Brasil.
Como por exemplo a Igreja Nossa Senhora Dos Remédios, que tem o título de ser a igreja na qual foi celebrada a primeira missa do Brasil. Uma outra construção foi a Casa de Piedra, que foi construída no mesmo período da igreja e se encontra bem próximo à Praia do Anjos e ao lado do marco histórico. Que é um bloco de granito marcado com a cruz de Malta e a data de 1503, marcando o momento em que Américo Vespúcio ancorou no local que fora chamado de Cabo Frio, pelo fato da corrente marítima fria que ali passava.
Uma dica cultural interessante para vocês é o Museu Oceanográfico, ele está localizado na Praça do Cova, bem no centrinho da Praia dos Anjos. O acervo do museu possui vários organismos relacionados a flora e a fauna do mar de Arraial, vale muito a pena conhece-lo. Ele está aberto de terça-feira a sexta-feira de 9 às 17 horas. Sábado, domingo e feriados ele fica aberto das 13 às 18 horas.
Um outro ponto importante na cidade é o Farol Velho que foi construído, no século passado, para auxiliar os barcos, porém a sua localização não foi de grande ajuda e ele teve de ser desligado. Ao fazer o passeio de barco vocês perceberão algo quadrado sobre o relevo distante, e é lá que está o farol. Aqui já há uma matéria incrível e completa sobre, é só pesquisarem: Trilha do Farol Velho na Ilha do Farol. Entretanto nem todos podem fazer a trilha que dá o acesso ao local, para a fazer deve-se obter uma permissão da marinha. Quem sabe um dia eu faça.
Enfim, esse foi o meu roteiro de fim de semana em Arraial do Cabo gastando pouco. Agora, o Caribe brasileiro os espera, entre trilhas, praias e paisagens tenho certeza que se apaixonarão por essa cidade.
TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado e viaja tranquilo. Faça a sua reserva por aqui para nos ajudar.
- RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Viaje comigo e viva experiências selecionadas. Em pequenos grupos os valores ficam imbatíveis. São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos. Veja as datas, roteiros e valores e vamos viajar juntos.
Boa noite ! Gostaria de saber quanto mais ou menos levar pra gastar nos passeios ! Não ficou claro o “gastar pouco”
O passeio de barco custa 60 reais… o restante é curtir as praias, que são gratuitas. 😉
Matheus super prático e objetivo teu guia.
Amei .
Agradecida por compartilhar com outras pessoas que como você amam viajar.
Maria
Muitíssimo obrigado maria; e quem não ama viajar não é mesmo?! hehehehe
Qualquer dúvida em relação à Arraial do Cabo ou outras cidades da Região dos Lagos é só me perguntar 🙂
A trilha a pé tem algum guia ou é tranquilo fazer sozinho?
Olá Thais. As duas trilhas são super tranquilas você não precisará de um guia para faze-las, basta seguir as dicas e se divertir em Arraial 😉
Matheus vou para arraial em Julho vou passar 5 dias, como irei sozinha vc acha que é fácil para conhecer as praias e trilhas sem carro?
Sim, super tranquilo. Com 5 dias em Arraial do Cabo você vai conhecer tudo e ainda sobrar tempo para fazer várias outras coisas “fora do roteiro padrão”. É tudo pertinho e dá pra fazer a pé. 😉
ola pessoal irei para arraial no mês que vem em agosto como e o tempo nessa época do ano ? e qual mergulho vocês me indicam ? gostaria de poder ver alguma baleia jubarte
Oi Rafael, tem ventado bastante essa época em Arraial, o que muitas vezes dificulta os passeios de barco. É proibido nadar com baleias! Se der sorte, você poderá vê-las de algum barco. 😉
Vocês podem me dizer quanto vou gastar em média para passar 8 dias em Arraial,sendo um casal e uma criança de 4 anos. Fico grata se poderem me ajudar
Oi Sâmia, tudo vai depender da hospedagem que vão escolher (pousada ou casa alugada), os restaurantes q vão comer, os passeios que irão fazer, etc… É difícil chutar um valor sem saber os planos de vocês. 😉
Boa noite, por favor, pra subir até as ruínas do antigo farol de cabo frio tem que pagar?
Tem sim. Tem que ser agendado com a marinha e pagar o valor do passeio. Se não me engano é 80 reais por pessoa. O agendamento pode ser feito no museu oceanográfico que fica na Praia dos Anjos. 😉
Parabéns, matéria sensacional!
Alguém me indica uma agencia super em conta pra eu fazer um orçamento …
O mais em conta é você mesmo contratar a hospedagem e os passeios. Sem agência.
Já tentou?
Bom dia Matheus! Gostamos muito do seu guia,vai servir como base na nossa próxima viagem a Arraial! Parabéns pelo trabalho breve e direto!
Abçs
Bem legal as dicas. Mas não entendi. Você foi andando de uma.praia para outra para fazer as trilhas? Qto tempo leva? E sempre tem movimento ou sozinha eh tranquilo de fazer?