Ao anunciar novos jogos Friv, desenvolvedores e editores costumam mencionar todos os tipos de "veteranos da indústria". O Anacrusis, por exemplo, está sendo trabalhado pelo ex- roteirista da Valve Chet Faliszek, que participou de Portal e Left 4 Dead. Para ajudá-lo está Kimberly Voll, ex-designer técnico da Riot Games . Os nomes são mais ou menos conhecidos, mas o projeto de estreia da banda Friv5Online parece vago até agora.
O Anacrusis é mais uma tentativa de interessar um público que ainda quer encontrar um substituto digno para Left 4 Dead. Este é um jogo Friv de tiro cooperativo para quatro, só que em vez de zumbis existem alienígenas que capturaram uma enorme nave espacial. Em primeiro lugar, o jogo chama a atenção pelo seu estilo visual, mas, na verdade, você rapidamente se decepciona com o design dos níveis - não há ideias interessantes, tudo é igualmente enfadonho e é muito fácil se perder, principalmente se você não t entrar no jogo Friv desde o início.
Deve-se notar aqui que, nesta fase, o Anacrusis está em acesso antecipado no PC e no Xbox, portanto, nem todo o conteúdo está disponível nele. Porém, mesmo agora parece estranho a pouca atenção que os autores deram à divulgação do universo. Nada é explicado: nem o que aconteceu com a nave, nem quem são os personagens principais, nem o que está acontecendo no mundo do jogo Friv. Basta escolher uma missão, assistir a um vídeo curto e sem sentido e começar a atirar em espíritos malignos sem pensar. Pelo menos adicione notas!
Os desenvolvedores dizem que os três níveis disponíveis "revelam [sua] visão do jogo ao máximo". Bem, neste caso, a visão não é das melhores. Ao iniciar um dos capítulos, você recebe um personagem aleatório, entrega uma pistola e oferece armas adicionais: análogos locais de uma espingarda, rifle e assim por diante. As armas parecem estilosas, mas são muito parecidas entre si - apenas olhando a quantidade de cartuchos no clipe, você entende o que tem em mãos.
Depois disso, não é a corrida mais emocionante pelos corredores e salas que começa com o tiroteio dos inimigos. Principalmente, existem alienígenas frágeis que morrem com alguns golpes, mas às vezes outros representantes de uma raça alienígena vêm em seu auxílio. Um agarra o jogador com tentáculos e os puxa em sua direção, o outro cospe ácido e pode aprisionar alguém em um casulo que os aliados precisam atirar. Há grandes oponentes que batem no chão com os punhos e empurram os caçadores, e há inimigos que cegam - por causa deles, a sala fica inundada de luz.
Os adversários não são os mais originais, alguns deles são literalmente retirados de jogos Friv semelhantes. Mas o problema não é só isso - eles não são muito empolgantes para lutar. Isso se deve em grande parte ao fato de que a arma nas mãos não é sentida e não está claro se você causa algum dano. Escaramuças com empurrar "bugs", por exemplo, não trazem nenhuma emoção - você apenas lança clipes um após o outro e espera que esteja fazendo tudo certo, já que não há barras de saúde, nem danos nos corpos, nem reações a ferimentos de os inimigos.
Por causa disso, a jogabilidade parece sem graça: atirar em alienígenas, ir para a próxima sala, atirar em todos no corredor, derrotar alguns mobs perigosos, ir ainda mais longe ... Mesmo quando o jogo Friv tenta criar situações tensas (por exemplo , prendendo seu time em uma pequena arena), arsenal enfadonho e os mesmos inimigos enfadonhos impedem que você aproveite o processo. Existem maneiras interessantes de lidar com os alienígenas - todos os tipos de granadas são divertidos de jogar na multidão, observando como os inimigos são sugados para um ponto ou como eles acendem, tentando fugir da próxima sala. Porém, nesses momentos parece que você mesmo está tentando encontrar algo de bom na jogabilidade.
Um dos principais "chips" do Anacrusis, os autores chamam de driver de IA - uma tecnologia que muda a jogabilidade em tempo real. Dependendo de suas habilidades, o jogo Friv aumenta a dificuldade gerando inimigos, espalhando armas e itens de suporte, e assim por diante. Realmente parece que funciona - quando concluímos com sucesso várias etapas consecutivas com o time, as próximas ficam mais difíceis. Porém, é impossível dizer com certeza se esse é realmente o trabalho do sistema - antes de ler a descrição no Steam, eu nem sabia desse recurso. Talvez devam ser adicionados alguns indicadores que relatam mudanças na dificuldade - sem eles, muitos nem pensariam na presença dessa mecânica.
O último problema perceptível com o jogo Friv é a otimização. Em qualquer Xbox, a taxa de quadros é tão instável que sua cabeça começa a girar depois de alguns minutos. O atirador fica mais lento quando dezenas de alienígenas o atacam e quando você fica em uma sala vazia e seu parceiro corre na sua frente. Em lutas com vários inimigos, isso é especialmente irritante, visto que não há corpo a corpo aqui - em vez disso, você cria um campo repulsivo ao seu redor. E quando um efeito especial adicional aparece na tela, a taxa de quadros, é claro, só piora. Isso poderia ter passado despercebido no estágio de acesso antecipado, mas em combinação com outras deficiências, o jogo Friv não deixa a impressão mais agradável.
Nesta fase, The Anacrusis parece uma tentativa fracassada de fazer "seu próprio Left 4 Dead". Apesar de algumas boas ideias, em geral, o jogo Friv é intrigante - não está claro o que os autores estão tentando surpreender e por que as pessoas o jogarão por pelo menos algumas semanas, sem falar nos meses e anos. Talvez a versão completa forneça respostas para essas perguntas, mas depois de conhecer os três primeiros níveis, você não deseja mais obter respostas.