Pré-visualização dos Jogos Friv: Ready or Not

O estúdio neozelandês Friv5Online faz seu simulador policial de forças especiais há quase cinco anos - o anúncio do sucessor espiritual da série SWAT ocorreu em maio de 2017. O desenvolvimento teria continuado a portas fechadas e além (com exceção da versão alfa para aqueles que encomendaram a edição especial), mas as  circunstâncias forçaram os autores a se apressar - em 18 de dezembro do ano passado, o atirador apareceu no Steam Early Access.

Dois sinais típicos de um projeto fracassado: desenvolvimento atrasado e lançamento apressado do que acabou - podemos esperar com segurança o fracasso? Não estava lá - pelo contrário, Ready or Not se tornou um dos jogos Friv mais populares do Steam e está no  topo das paradas há três semanas. Qual é a razão para um sucesso tão retumbante de um produto de nicho? 

Eu, como fã de longa data de SWAT 4, acompanho  o Ready or Not desde que surgiram as primeiras notícias sobre ele - gostei muito do trailer de anúncio. Este vídeo deu a entender que os autores do RoN são capazes de não se limitar à jogabilidade tática, mas de criar a atmosfera necessária para um enredo sério. Algo semelhante pode ser visto no mesmo SWAT 4, onde os designers de níveis, com a ajuda de uma abordagem responsável dos arredores, conseguiram mostrar aos jogadores que às vezes toda uma história se esconde atrás de linhas secas sobre outra operação policial. Lembra daquelas missões? O covil de um maníaco, uma boate, a casa de um cultista são ótimos exemplos de como criar locais. 

A preparação para a tarefa é reduzida ao mínimo - sem planejamento, inspeção do esquema de nível e seleção do ponto de partida ainda.
A preparação para a missão foi reduzida ao mínimo - ainda não há planejamento, inspeção do esquema de níveis e seleção de um ponto de partida.
Tal atenção aos detalhes é compreensível - visto que o gênero envolve a passagem repetida dos mesmos níveis, é tolice economizar em seu design. Deveríamos ter esperado a mesma abordagem para design de níveis de  Ready or Not , e essas expectativas foram geralmente justificadas. A versão atual tem seis locais mais um pequeno hub de nível em forma de quartel-general, onde você pode pegar equipamentos, praticar tiro e escolher um local para uma futura operação. O conjunto como um todo é padrão: lanche noturno em posto de gasolina, hotel, porto, casa particular, concessionária de automóveis, casa de campo. Mais dois níveis estão disponíveis no modo de teste - eles ainda estão em desenvolvimento.

Se você olhar as cartas do ponto de vista do ambiente, será difícil encontrar falhas nelas, mesmo sem descontos para a versão beta. Os locais acabaram sendo memoráveis ​​​​e variados, e seu tamanho pode surpreendê-lo agradavelmente no primeiro contato - apesar do espaço limitado, você definitivamente não pode chamá-los de apertados.

Além do lado externo dos níveis, seu layout também é bem pensado - um momento chave para esse gênero. A disposição das salas, portas, escadas - tudo deve funcionar para tornar interessante para os jogadores invadir o objeto, e o design também deve levar em consideração a ênfase na repetição de missões. O sistema aleatório familiar da SWAT ajuda aqui  - a localização dos oponentes, fechaduras e armadilhas nas portas depende da vontade do acaso e é única a cada passagem.

A versão atual não possui campanha de história (gostaria de acreditar que aparecerá no futuro), e todos os níveis estão disponíveis para passagem de uma vez. As tarefas para eles podem ser diferentes - apenas cinco modos, diferindo em objetivos e complexidade. Em Barricaded Suspects and Raid, você deve agir contra uma gangue de criminosos que se apoderou de um prédio, o modo Active Shooter, como o nome indica, adiciona agressividade e vontade de matar todos que encontram a esses bandidos, e os mais difíceis , Bomb Threat e Hostage Rescue, devem se tornar um verdadeiro teste para o grupo de forças especiais - no primeiro você precisa ter tempo para desarmar as bombas, e no segundo você tem que salvar os reféns.

Isso é especialmente perceptível ao jogar com bots: arriscar nossas próprias vidas está fora de nossas mãos - a morte significa falha na missão e é muito fácil morrer enquanto limpamos a próxima sala aqui. Acontece que, ao usar parceiros de IA, é melhor apenas dar comandos e observar as ações dos aliados, ocasionalmente participando diretamente da limpeza. Bom para aprender o básico, mas em geral brincar com bots é bem chato.

Aqueles familiarizados com a série SWAT lembrarão que a base da jogabilidade de tais jogos Friv é a invasão de salas. RoN não é exceção: cada porta precisa de sua própria abordagem. Chutar ou bater, invadir silenciosamente ou, ao contrário, com um lançamento preliminar de granada, perder tempo espiando com uma viseira telescópica ou até abrir fogo pela porta (as balas rompem obstáculos aqui) - na frente de cada sala que você tem para escolher o mais adequado entre uma variedade de opções.

O cooperativo torna qualquer jogo Friv mais interessante, e no  RoN essa regra é duplamente verdadeira: atacar na companhia de amigos (e também de companheiros de equipe aleatórios) é muito mais interessante, então posso aconselhar um único modo apenas para um conhecimento inicial dos locais.

O multiplayer também deixa apenas impressões positivas, apesar de todas as desvantagens da versão beta. O bate-papo por voz permite que você resolva problemas taticamente, e não apenas compita com precisão, enquanto os oponentes são astutos e perigosos o suficiente para fornecer o nível necessário de subjugação. Para não dizer que surpreendem a imaginação com ações habilidosas - pelo contrário, às vezes se comportam de maneira bastante estúpida. Mas os inimigos se movem rapidamente e atiram com precisão. Não vamos esquecer o design do nível, que fornece valor de repetição suficiente - mesmo o modesto conjunto atual de locais é suficiente para não ficar entediado.

Atrás das portas que nosso esquadrão arromba rudemente ou abre com cuidado, pode haver criminosos e civis. O ideal é que ambos sejam algemados e comunicados ao comando. Não é tão fácil distinguir um "pacificador" de bandidos - todos eles gostam de fugir para o inferno, e um criminoso, aparentemente bastante inofensivo, pode pegar uma arma no momento mais inoportuno. Para a prisão, você deve usar todos os métodos - gritos, cutucadas, armas não letais e até tiros nos membros. Aqueles que não desistirem e resistirem terão que ser destruídos.

Aqui você tem que atirar muito e com frequência, mas antes de cada tiro deve pensar bem - o uso indevido de armas ameaça reduzir a nota final, ou até mesmo reprovar na tarefa. Errar e atirar no errado é tão fácil quanto descascar peras, principalmente na confusão que começa logo nos primeiros contatos com o inimigo. O inimigo não tem impedimentos como falta de vontade de ferir ou matar civis, então ele não hesita em atirar em todas as oportunidades.

Lembre-se das estrias: como já foi dito, quebrar todas as portas não é a melhor solução. Mas nossos operativos têm uma vantagem em equipamentos - coletes à prova de balas, escudos, vários dispositivos especiais, desde um aríete até dispositivos de visão noturna e, é claro, a própria arma.

A propósito, está muito bem modelado aqui: flashes e som de tiros, efeitos de acertar inimigos e obstáculos, barulho de ferrolho ao recarregar, som de projéteis caindo no chão, recuo, aparência - tudo está em o nível mais alto. Mas com uma variedade de arsenal ainda não é tão bom: seis rifles de assalto, três espingardas, três submetralhadoras e sete pistolas. As opções de kits de carroceria também são muito escassas - várias miras, um apontador laser, silenciadores, acessórios de cano e alças táticas.

É ainda pior com uniformes e proteção de armadura - existem apenas algumas opções. Só há uma desculpa - a versão beta. Em tal jogo, a seleção de equipamentos e armas deve receber muito mais atenção - lembre-se de pelo menos Escape from Tarkov , onde cavar em um cache cheio de itens "táticos" é uma parte significativa da jogabilidade. 

Quanto aos motivos do sucesso do projeto, que está muito longe do lançamento e que francamente carece de conteúdo, então tudo é simples. Acontece que o público tem um pedido de entretenimento como o notório SWAT 4, e  RoN, que copia quase totalmente o conceito da última parte desta série, estava na hora certa no lugar certo.  

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveiraé social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras , conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur . Especialista em Expedições na Rota das Emoçõese Lençóis Maranhenses. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube.

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