Análises de Friv jogos - Shadow Gambit: The Cursed Crew

Eu tenho sentimentos mistos sobre Jogos Friv Studio. Sou extremamente grato a esta empresa pelo fato de ela, como um cavaleiro em um cavalo branco, ter entrado na indústria de Friv jogos e com o lançamento bem-sucedido de Shadow Tactics: Blades of the Shogun reviver um gênero específico de táticas furtivas em equipe em tempo real, que anteriormente não existia há mais de uma década. Os autores pegaram e aplicaram os padrões dos clássicos Commandos e Desperados, tendo recebido um clone competente, exigido na época por todos os fãs nostálgicos.   

Posteriormente, Desperados III saiu dos mesmos Jogos Friv Studio. Por um lado, o faroeste finalmente garantiu ao estúdio o status de líder do gênero, mas, por outro lado, mostrou que os desenvolvedores alemães claramente não pretendem correr riscos e experimentar. A continuação da famosa série poderia ser chamada quase de "reskin" de Shadow Tactics  - um produto secundário, por toda a sua maravilha. Ainda era legal de jogar, divertido e conveniente, e o design era difícil de chegar ao fundo, mas eu ainda sentia o cheiro perturbador de estagnação. 

Não me interpretem mal: ainda sou um conservador, mas até eu percebo a necessidade de novas mecânicas dentro da mesma série ou, como neste caso, um gênero de foco restrito. Caso contrário, por que mudar de um jogo para outro? Portanto, em Shadow Gambit: The Cursed Crew,  eu gostaria de ver um equilíbrio entre métodos comprovados e funcionando perfeitamente e algo novo e incrível. O trailer de estreia não me deu essa sensação, mas tive a oportunidade de jogar uma versão inicial para entender melhor tudo. E sim, direi desde já: mesmo assim foram dados os passos originais do jogo. Mas vamos falar sobre sua relevância.

Uma história mística de piratas foi escolhida como cenário, em parte uma reminiscência do famoso filme épico sobre o Capitão Jack Sparrow. É verdade que se nos filmes os mortos, mas os marinheiros inquietos costumavam atuar em papéis coadjuvantes, então aqui eles são o motor da história.

Tudo começa com o fato de que a aventureira parcialmente decomposta Afia Manikato, perseguindo seus próprios objetivos egoístas, conhece o inteligente navio fantasma "Red Marley". As heroínas se aprofundam nas histórias umas das outras e entendem que vale a pena fechar uma aliança mutuamente benéfica. Em seguida, junto com eles partimos para surfar nas extensões do oceano, aos poucos reintegrando a tripulação do navio e desvendando o misterioso enigma deixado pelo ex-capitão.

Bem, do outro lado do conflito está a Inquisição, tentando fanaticamente destruir todos os malditos piratas, seus artefatos e, em geral, quaisquer sinais de atividade após a morte.

Como resultado, a estrutura do jogo acabou sendo a seguinte: há um hub em forma de navio onde podemos conversar com alguém e cambalear ociosamente pelo convés, e há viagens às ilhas para trama MacGuffins ou simplesmente o recursos necessários para ressuscitar os membros da equipe. Nossos piratas, aliás, por enquanto estão mortos bem no Marley, esperando a vez - não há necessidade de resgatar, procurar e tirar alguém. Tudo o que é necessário para convocar um novo lutador é uma pérola negra e uma unidade de “energia da alma”.

Convenientemente, antes da ressurreição, o jogador pode ler a descrição de todos os personagens e, pelo menos, familiarizar-se verbalmente com suas habilidades únicas, para que seja possível definir prioridades pessoais e restaurar a equipe em qualquer ordem. Bem, para verificar imediatamente a correção da escolha (ou perceber o erro), depois de adicionar um iniciante, você pode experimentá-lo imediatamente em pequenos exercícios de treinamento que Marley organiza hospitaleiramente em seus porões paranormais.

Como você pode imaginar, o escopo está aberto em termos de escolha de missões. Depois de entrar com seu programa obrigatório, você assume o papel de navegador e determina para qual ilha ir, o que exatamente fazer lá, de que lado pousar e por quais pontos de saída evacuar ao atingir a meta. O número de áreas de terra disponíveis aumentará ao longo do caminho. Falaremos sobre as nuances das cartas no  Shadow Gambit um pouco mais tarde.

Acontece que a Jogos Friv Studio fez de tudo para simplificar a produção do jogo tanto para roteiristas quanto para designers de Friv jogos. Agora você não precisa se preocupar muito com as conexões do enredo entre as missões, pegando-as uma após a outra, e não precisa sair, inventando a cada vez uma justificativa para a presença ou ausência de certos personagens no nível.

O mesmo com as habilidades de nossos lutadores. Não há necessidade de inventar dispositivos específicos ou imaginar como colocar uma arma ou um objeto doméstico no globo tático do jogo. Afinal, tudo aqui está sujeito à magia da vida após a morte! Algumas habilidades permitem que você se teletransporte; o análogo local de um espião não troca de roupa, mas se move para os oponentes; uma pirata chamada Zuleyda pode cultivar um arbusto em qualquer lugar com a ajuda de sementes mágicas para abrigo - quanto a mim, isso é outro "imba".

Há espaço para adicionar algo realmente novo ao esquema do jogo! No entanto, a jogabilidade esférica no vácuo à primeira vista permaneceu a mesma: escondemo-nos atrás dos cantos, distraímos ou, pelo contrário, atraímos guardas e patrulheiros, eliminamo-los silenciosamente e alimentamos os corpos com os mesmos arbustos predatórios. Às vezes você tem que recorrer ao velho truque de planejar ações diferentes para vários personagens e depois executá-las simultaneamente.

Heróis oito. Alguns ainda estão firmemente ligados aos arquétipos clássicos, mas a maioria se tornou mais universal e intercambiável por razões óbvias. Metade das habilidades visa mudar a posição do inimigo - o que, claro, é um elemento-chave do jogo. Em geral, o conjunto é confortável, e você não ficará espremido no vício de habilidades exclusivas, então poderá formar sua espinha dorsal de acordo com suas preferências pessoais, contando, entre outras coisas, com o carisma dos heróis, que ainda são muito tem uma voz brilhante e pode, em algum momento, fazer um comentário irônico.

Ao mesmo tempo, o jogo tenta timidamente motivá-lo a mudar a composição da equipe durante as surtidas: se você embaralhar os artistas, receberá mais do chamado zelo como recompensa - este é outro recurso local necessário para ... bombear personagens!

Apesar de uma redação tão alta, nada de revolucionário deve ser esperado. Durante a passagem, você pode melhorar uma habilidade para cada personagem - torná-la mais conveniente ou multifuncional. Por exemplo, para a atiradora Teresa, outros personagens poderão pegar sua única flecha após o disparo, e para o salto de Afia, que permite eliminar os inimigos à distância, após o bombeamento não é mais necessário ter contato visual direto com o alvo. Em geral, trata-se mais de ninharias agradáveis ​​​​do que de uma necessidade urgente.

É bom ter muito espaço para formar um time para você, mas não posso deixar de notar que em The Cursed Crew isso tem um efeito estranho na narrativa. Abandonei Afia como personagem principal na primeira oportunidade. Em vez disso, ele costumava usar um marinheiro chamado Touya, que, devido à sua formação cultural japonesa e sotaque colorido em suas roupas, pode ser considerado uma referência a Hayato de  Shadow Tactics . Mas, ao mesmo tempo, as cut-scenes e os comentários situacionais da trama durante as missões ainda giravam em torno da Afia formalmente principal - e afinal, eu não a tenho no passeio, ela está descansando no navio. Tais momentos, é claro, podem ser atribuídos ao mesmo misticismo e talentos telepáticos, mas ainda assim captei uma dissonância ludonarrativa.

Fechando o assunto com os personagens e a equipe, vale ressaltar que na versão preview do jogo, nem todos os oito malditos estavam disponíveis, mas apenas cinco deles. Além disso, alguns dos desaparecidos, a julgar pelas descrições de suas habilidades, podem atualizar um pouco o conceito clássico. Estamos falando de truques que permitem mudar a posição dos aliados - um esqueleto com uma vara de pescar pode tirar rapidamente um parceiro de uma posição perigosa e um artilheiro está pronto para atirar em seus companheiros em locais de difícil acesso (e esta não é a única maneira de usar sua arma).

Portanto, vamos observar nas margens que a mecânica de campo original, obviamente, ainda será encontrada, mas não posso deixar de reclamar que eles não foram totalmente testados.

Os mapas também foram visivelmente transformados, agora capazes de oferecer várias missões, e não apenas uma. A divisão condicional em várias áreas, geralmente traçada no início do gênero, agora se tornou ainda mais pronunciada. Apareceram portas trancadas, cujas chaves podem ser obtidas eliminando certos guardas. E neste contexto, é importante a oportunidade já conhecida dos Friv jogos anteriores de encurtar o caminho nadando através de uma barreira de água ou escalando a hera - claro, nem todos os membros da nossa equipa estão preparados para isso.

O design de locais como um conjunto de vários locais é enfatizado estrutural e visualmente. Uma ilha chamada Iron Bay, por exemplo, oferece áreas muito diferentes em cores e ambientes: aqui você tem uma prisão, uma rica fortaleza com um belo pátio, um pátio de triagem e um buraco gigante no chão como um vulcão no qual artefatos censuráveis ​​são descartados. E entre tudo isso existem zonas de transição mais neutras, senão corredores. E apesar do fato de que os artistas da Jogos Friv Studio eles fizeram um trabalho muito bom - tornaram os locais saturados e ricos em detalhes, e também soldaram solidamente muitos objetos diversos dentro da mesma ilha - uma sensação de artificialidade ainda paira por aí. E nem é que o cartão seja uma miscelânea - há uma nuance mais significativa...

Mais precisamente, duas nuances. A primeira é que você não pode completar várias tarefas na ilha ao mesmo tempo durante uma surtida, a segunda é que a população de guardas é totalmente restaurada após sua evacuação. Suponha que você queira completar duas missões seguidas na mesma ilha. Você desembarca, se hospeda firmemente em um dos quartos do mapa e nas proximidades, atinge o objetivo, sai e organiza a próxima corrida - e observa como os inimigos que acabaram de ser destruídos novamente percorrem as mesmas rotas como se nada tivesse ocorrido.

Considerando que as abordagens para diferentes pontos de interesse geralmente se sobrepõem, e alguns pontos de desembarque e extração parecem ser preferíveis e universais, isso significa que você provavelmente terá que matar os mesmos patrulheiros repetidamente.

É difícil dizer o quão relevante esse problema será no jogo completo - talvez a variedade de missões e o enredo forneçam uma mudança constante de ilhas e objetivos, então a repetitividade não será muito marcante, mas no momento tal implementação é simplesmente desanimador.

Sim, este artigo, é claro, não está cheio de otimismo, mas você precisa entender que Shadow Gambit: The Cursed Crew provavelmente não será um fracasso. Pessoas muito habilidosas trabalham nos Jogos Friv Studio. Em um nível básico, a jogabilidade ainda é ótima, viciante e divertida. Alguns certamente apreciarão o novo grau de liberdade, embora às vezes subestime o elemento narrativo.

Aqueles que colocam a arte de trabalhos anteriores em primeiro plano sofrerão. A quem Desperados III e Shadow Tactics impressionaram como clássicos do cinema trazidos para uma forma interativa? O novo projeto é mais um campo de treinamento para aprimorar as habilidades furtivas táticas, decoradas com enfeites de diálogos e imagens vívidas.

A situação me lembrou  Robin Hood: The Legend of Sherwood (que, aliás, também tinha hub e bombeamento) - esse desenvolvimento de Spellbound não supera os Desperados originais , mas há um número decente de quem vai chamá-lo as melhores táticas em tempo real. 

Finalmente percebi que os funcionários da Jogos Friv Studio ainda são artesãos diligentes, e não criadores brilhantes. Bem, ou, se preferir, copistas incrivelmente talentosos - eles fazem um excelente trabalho com um trabalho realmente importante e necessário, mas é improvável que façam uma revolução de gênero em nossa amada arte.

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveiraé social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras , conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur . Especialista em Expedições na Rota das Emoçõese Lençóis Maranhenses. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube.

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