Atrações do Cânion do Xingó em Sergipe

Uma das muitas atrações do Cânion do Xingó





Para quem está hospedado na capital sergipana, a visita a Canindé de São Francisco pode ser bastante cansativa. Mas, é importante que se diga: apesar das quatro horas de viagem de ônibus pelos 212 quilômetros da BR-235, que distanciam a cidade da capital, todo o esforço vale a pena. Ainda há a opção de passar uma noite em Canindé, o que resulta num roteiro menos cansativo, ou, para quem não estiver com o orçamento da viagem apertado, ir e voltar a Aracaju de avião bimotor, num percurso que leva apenas 40 minutos.

Além da abundância de belezas naturais, Canindé ficou ainda mais atraente para o turista desde que suas águas pluviais foram represadas para a construção da barragem da Usina Hidroelétrica de Xingó, em 1988. Explica-se: as corredeiras deram lugar a águas mais calmas e propícias à navegação, o que possibilita agradáveis passeios de catamarãs e lanchas entre belíssimos cânions e outras paisagens paradisíacas.

O passeio pelo Rio São Francisco até a Gruta do Talhado – que tem esse nome porque os paredões de rocha parecem talhados à mão – tem duração de três horas. Os catamarãs Delmiro Gouveia e Codiguimba e a Escuna Maria Bonita têm sete horários diários de saída: às 8h, 9h30m, 10h30m, 11h30m, 13h30m, 14h30m e 15h. O trajeto começa no restaurante flutuante Karranca’s, ao lado do Dique II, e segue pelo leito natural do rio, passando pelo lago Justino, onde antes ficava um sítio pertencente a um homem de mesmo nome. Neste sítio, os arqueólogos retiraram várias peças que estão expostas no MAX (Museu Arqueológico de Xingó), que datam de até 9000 anos atrás.

A trilha sonora no catamarã é eclética, transitando por forró, MPB e músicas regionais. Logo, a Pedra do Gavião é avistada. Trata-se de uma formação de rochas graníticas com o formato da cabeça da ave. No itinerário não se observam povoações, apenas um ou outro acampamento de pescadores. Algum tempo depois, chega-se à Gruta do Talhado, com parada de uma hora para banho nas águas límpidas e verdejantes do Rio São Francisco, com 22º C de temperatura média.

Outra opção de passeio é a bordo do catamarã Pomonga, com saída às 8h da Prainha de Canindé e retorno às 12h30m. A embarcação leva o turista à Rota do Cangaço, com parada na cidade histórica de Piranhas e seus casarios coloniais do século 18. Também faz uma parada para visita ao Museu do Cangaço, que guarda peças e fotografias de Lampião e seu bando. Seguindo até a Grota de Angicos, no município sergipano de Poço Redondo, o visitante conhece o lugar onde o cangaceiro, sua mulher, Maria Bonita e seus companheiros foram surpreendidos e mortos, em 1938.

Usina Hidrelétrica do Xingó

A Usina Hidrelétrica de Xingó é a quarta maior do país, sendo responsável pelo abastecimento de 25% da energia consumida pelo Nordeste. A visita ao Mirante do Centro de Recepção ao Turista dura em torno de 50 minutos. Lá, o visitante recebe informações sobre todo o processo de construção da barragem, que une os estados de Sergipe e Alagoas, observando uma maquete talhada em madeira, de tamanho 500 vezes menor que o da original.

Fazenda Mundo Novo

Opção para o turismo ecológico e de aventura, a fazenda é um dos mais bonitos parques temáticos da caatinga. Localizada em Canindé de São Francisco, a área pertence ao médico veterinário aposentado José Augusto Lima, que pretende fazer dela uma atração turística ecologicamente correta. Em visita ao lugar, o turista percorre trilhas de sete quilômetros de extensão, observando quatro sítios arqueológicos, com pinturas rupestres, e direito a banho nas águas cristalinas do Velho Chico.

MAX – Museu de Arqueologia de Xingó

Há nove mil anos, a região de Xingo era habitada por grupos de caçadores e coletores, que provavelmente foram atraídos pela abundância de água. Foi o que concluiu um projeto de salvamento arqueológico, colocado em ação de 1991 a junho de 1994, antes do enchimento da barragem. Foram escavados 28 sítios classificados como de acampamento, 11 de habitação e dois de habitação e enterramento (São José e Justino). Assim, foram recuperadas 7.802 peças líticas, 21.790 peças cerâmicas, mais de 20 mil restos de fauna, 49 fogueiras e 191 esqueletos. Todo esse material forma o acervo do belo e moderno Museu de Arqueologia de Xingó. Localizado em Canindé de São Francisco, o museu recebe apoio da Petrobras e é cuidado pela Universidade Federal de Sergipe.

Cultura

Canindé de São Francisco é a cidade dos sanfoneiros. Essa tradição vinha se perdendo nos últimos anos por causa do gosto exagerado desses artistas pela cachaça: muitos deles morreram de cirrose. Para evitar que a cultura se perdesse, foi criada há nove meses uma Escolinha de Sanfoneiros, a primeira do Nordeste, que tem iniciado 24 garotos na faixa dos 8 aos 14 anos nos trios pé-de-serra da região.

José Alves Machado, de 49 anos, é um dos mestres da sanfona de Canindé. Mais conhecido como Esquerda do Acordeão, ele trabalha como motorista, se apresenta em programas de rádio e shows na região e, claro, reserva um tempo para transmitir seus conhecimentos aos meninos do projeto.

“- Comecei a tocar com 12 anos, como eles. Aos 15, eu já era craque na sanfona – conta Esquerdinha, sem falsa modéstia.”

O forrozeiro prevê um futuro promissor, mas não perfeito, para os alunos:

“- Tem alguns que são muito espertos, aprendem rápido. O problema vai ser eles controlarem o gosto pela bebida mais tarde. Não conheço um cabra da música que não goste de uma pinga para ficar mais solto, tocar com mais alegria.”

TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Mauricio Oliveira: Maurício Oliveira é social media expert, consultor e influenciador de turismo e empreendedor. CEO do portal Trilhas e Aventuras, também conta suas experiências de viagens pessoais no blog Viagens Possíveis. Especialista em Expedições na Rota das Emoções e Lençóis Maranhenses. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube.

Ver Comentários (2)

  • Gostei muito de seu Post!

    Esclarecedor e agregou mais conhecimento para minha vida.

    O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis.

    Jose Carlos

Posts Relacionados