Apelidada de Capital do Ártico, a pequenina e singela cidade de Tromso, na Noruega, possui algumas das melhores condições climáticas da Terra para quem sonha em ver de pertinho o espetáculo da aurora boreal. A principal vantagem é a temperatura local, que fica na média de -5°C no inverno – se você acha frio, saiba que em outros destinos dos quais é possível avistar o fenômeno, como o Canadá, a Finlândia ou a Rússia, os aventureiros chegam a encarar noites de até -20°C.
O Rota de Férias, parceiro do Trilhas e Aventuras, viajou à cidade norueguesa em busca das luzes do norte e traz todas as dicas para quem pretende viver essa experiência. Dois dias são suficientes para explorar Tromso, mas, se puder, fique mais tempo para aumentar as chances de ver a aurora boreal.
Confira um roteiro básico na região:
Primeiro dia: em busca da aurora boreal
Mapa – https://goo.gl/PgySiE
Enquanto a noite não chega, aproveite o primeiro dia para conhecer o centrinho de Tromso, que lembra um cenário de Velho Oeste norte-americano, cheio de restaurantes e lojinhas. Também vale a pena visitar o museu Polaria, que permite observar ursos, focas e outros animais selvagens que habitam a região do Círculo Polar Ártico. O prédio tem uma fachada linda, com paredes que simulam peças de dominó caindo.
Logo no começo da viagem vale a pena conhecer também o Tromso Museum, na Universitetsmuseet, para aprender mais sobre a aurora boreal. Além de acompanhar explicações científicas, os visitantes descobrem os significados do fenômeno para os povos antigos. Uma verdadeira aula sobre a cultura da região.
Após almoçar no centro, siga para Ishavskatedralen, também chamada de Catedral do Ártico. A igreja luterana se destaca pela arquitetura, inspirada em três elementos típicos da região: a aurora boreal, os icebergs e as estruturas de madeira usadas para secar o bacalhau.
Quando a noite chegar – o que costuma ocorrer cedo, por volta de 17h –, prepare-se com um bom jantar antes de sair em busca das luzes do norte. Normalmente, elas dão o ar da graça durante todo o inverno, mas alguns fatores climáticos (como neve e nuvens) podem prejudicar a observação. Portanto, cruze os dedos e torça para o céu estar limpo.
A melhor forma de caçar a aurora boreal na Noruega é contratar uma empresa especializada – em Tromso, elas passam com ônibus para buscar os viajantes nos hotéis e os levam para longe das cidades. Isso porque, assim como as estrelas, o fenômeno é ofuscado pelas luzes das casas e edificações. Além de conhecerem os locais mais estratégicos, o pessoal das agências costuma dar altas dicas para quem quer tirar fotos para registrar o momento mágico e fazer sucesso no Facebook e no Instagram.
Durante a espera, as empresas turísticas oferecem bebidas quentes, como chá e café, para espantar o frio. Os aventureiros também podem comer bolachas e bolos. Tudo isso sem desgrudar os olhos do céu, claro.
Na hora em que a aurora boreal aparece, o clima é de puro êxtase. Às vezes ela surge rápida e forte, com vários tons de verde. Em outras pode ser mais fraca, porém duradoura, com predominância do vermelho. Os passeios costumam durar entre 3 e 4 horas.
Segundo dia: renas e diversão na neve
Mapa – https://goo.gl/cL7jsd
Como muita gente opta por passar vários dias em Tromso para ampliar as chances de encontrar as luzes do norte, vale a pena explorar os arredores da cidade. A pouco mais de uma hora, por exemplo, fica o acampamento turístico Camp Tamok, uma boa opção de passeio durante o dia para variar a programação – boa parte das agências turísticas oferecem pacotes para o local.
Habitado pelos lapões, povo das regiões setentrionais da Escandinávia, o Camp Tamok oferece uma série de atividades bacanas. Os visitantes podem dar volta em trenós puxados por cães e renas ou acelerar snowmobiles por 4h30 em um trajeto de 30 km. Ainda dá para experimentar iguarias da gastronomia típica da região, como a carne de rena, e sentar em torno de uma fogueira para ouvir histórias da região.
No fim do dia, retorne a Tromso para o jantar e saia novamente em busca da aurora boreal. Caso ela apareça novamente, você estará ainda mais preparado para tirar fotos e curtir o fenômeno. Só não se esqueça de vestir uma segunda pele e roupas quentes e confortáveis para não perder um minuto a céu aberto diante de um dos maiores espetáculos naturais do planeta.
Dicas de onde e o que comer
Fiskekompaniet
Aqui você come um excelente bacalhau fresco acompanhado de bons vinhos ou da aquavit, aguardente nórdica que é tão forte quanto a vodka ou a cachaça.
As paredes enfeitadas com pôsteres de games dão o tom da casa, que serve hambúrgueres suculentos e bons milk-shakes.
Dicas Extras para sua viagem a Noruega
Outra cidade que vale a pena visitar na região é Senja, Para chegar lá a partir de Tromso, é possível seguir por uma estrada cênica na qual você terá a oportunidade de parar em lindos mirantes, como o de Tungeneset, de onde se avistam os fiordes de Steinsfjord e Ersfjord.
Não deixe de fotografar as montanhas negras cobertas de neve no inverno de Okshornan, chamadas de Djevelens Tanngard (Dentes do diabo). Já próximo a Senja fica o maior troll (ser mitológico norueguês) do mundo. Talhada em madeira, a obra de 17,96 metros de altura pode ser visitada gratuitamente.
TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado e viaja tranquilo. Faça a sua reserva por aqui para nos ajudar.
- RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Viaje comigo e viva experiências selecionadas. Em pequenos grupos os valores ficam imbatíveis. São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos. Veja as datas, roteiros e valores e vamos viajar juntos.
Um comentário
Deixe um comentárioOne Ping
Pingback:Países do Tratado de Schengen onde o seguro viagem é obrigatório na Europa - Trilhas e Aventuras