O trekking na Trilha do Ouro é uma grande viagem ao passado. Parte do trajeto passa pela antiga trilha construída no século XVII para escoar o ouro extraído de Minas Gerais. O caminho era usado por contrabandistas de ouro para fugir do fisco cobrado pela coroa portuguesa.
O percurso mais tradicional da Trilha do Ouro tem início na cidade de São José do Barreiro na portaria do Parque Nacional da Serra da Bocaina e tem como destino a cidade de Mambucaba, próxima das cidades de Paraty e Angra dos Reis, no litoral fluminense. São ao todo três dias de caminhada que passam por diversos tipos de terrenos e vegetação.
A caminhada por si só é uma grande atração, mas todos que fazem a trilha são surpreendidos por um item em especial, as cachoeiras. Três delas são cartões postais do Parque Nacional da Serra da Bocaina e impressionam com a altura de suas quedas e a beleza da paisagem.
Cachoeira Santo Izidro
A cachoeira Santo Izidro é a primeira que deve ser visitada para quem faz o percurso partindo de São José do Barreiro. São apenas 1,5 km de distância da portaria do parque ao topo da cachoeira. As águas da Santo Izidro são formadas pelo rio Mambucaba, rio por onde segue grande parte do trajeto da Trilha do Ouro.
Vista do topo da cachoeira, os 50 metros de queda impressionam os visitantes. Uma trilha paralela desce a encosta e leva até o poço principal. A cachoeira é composta por duas quedas, uma pequena queda em seu topo e a queda principal. São poucos minutos de caminhada que acabam em uma paisagem que oferece um verdadeiro convite a um banho de cachoeira. O poço é arenoso e não muito profundo, a água corre calma e cristalina.
Altura da cachoeira: Aproximadamente 50 metros
Como chegar na Cachoeira Santo Izidro: Partindo da portaria do Parque Nacional da Serra da Bocaina, caminha-se por 1,5 km até a placa indicativa da cachoeira. É preciso sair do trajeto principal da Trilha do Ouro e tomar uma trilha de ida e volta que leva até o topo da cachoeira. O percurso entre a placa indicativa e o topo da cachoeira dura em torno de 5 minutos.
Cachoeira das Posses
A cachoeira das Posses também é formada pelas águas do rio Mambucaba e está a cerca de 8 km da portaria do parque. Apesar da distância do início da trilha, a cachoeira também deve ser visitada no primeiro dia de caminhada. Neste trecho inicial, a trilha é ampla e fácil, portanto chegar até a cachoeira das Posses ainda no primeiro dia de caminhada não é uma tarefa difícil.
Com aproximadamente 40 metros, as quedas da cachoeira das Posses podem ser ouvidas da própria trilha. Diferente da Santo Izidro, o seu poço é formado por rochas e a força das águas é maior, o que dificulta um pouco o banho. Mas no seu canto direito, existe uma queda secundária que forma um poço arenoso e com pouca correnteza.
Altura da cachoeira: Aproximadamente 40 metros
Como chegar na Cachoeira das Posses: Partindo da portaria do Parque Nacional da Serra da Bocaina, caminha-se por 8 km até a entrada para a cachoeira. A trilha para a cachoeira fica à esquerda da Trilha do Ouro e sua entrada é bem ampla. A trilha passa por uma construção abandonada, que é o registro histórico da antiga fazenda responsável pela plantação e extração de pinus. Há uma boa área de camping neste local e topo da cachoeira é ótimo para relaxar o corpo dos esforços da trilha.
Cachoeira do Veado
A cachoeira do Veado é a mais impressionante de todo o trajeto da Trilha do Ouro. É parada obrigatória para tirar belas fotos. Ela está a aproximadamente 30 km da portaria do parque, a mais distante das cachoeiras, porém também a mais recompensadora.
A cachoeira possui três quedas, que ao todo formam mais de 200 metros de altura. Tamanha a força da água, que mesmo a uma distância razoável é possível sentir o spray da água da cachoeira. O poço mais baixo é de fácil acesso e dá para se arriscar a um banho, mas é preciso tomar cuidado, a força das águas é grande em dias de chuva.
Altura da cachoeira: Aproximadamente 200 metros
Como chegar na Cachoeira do Veado: A cachoeira do Veado está a aproximadamente 30 km da portaria do Parque Nacional da Serra da Bocaina. Seguindo o trajeto de 3 dias, chega-se à cachoeira no final do segundo dia de caminhada. É preciso sair do trajeto principal da trilha e pegar parte do caminho para Campos Novos de Cunha. A trilha até a cachoeira tem em média 15 minutos de duração e é preciso atravessar uma ponte formada por troncos de arvores e um cabo de aço.
Por Silas Barbi
Email: [email protected]
TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado e viaja tranquilo. Faça a sua reserva por aqui para nos ajudar.
- RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Viaje comigo e viva experiências selecionadas. Em pequenos grupos os valores ficam imbatíveis. São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos. Veja as datas, roteiros e valores e vamos viajar juntos.