No Brasil é possível presenciar o fenômeno natural da bioluminescência no Parque Nacional das Emas no período de outubro e novembro. Esse fenômeno de emissão de luz visível por organismos vivos acontece principalmente em organismos do meio aquático, como bactérias, fungos, algas, moluscos e peixes. Na terra, quem dá o show são fungos, moluscos e principalmente os vagalumes.
No Parque Nacional das Emas, a bioluminescência acontece por conta de uma espécie de vagalume que deposita seus ovos nos buracos dos cupinzeiros que ocupam o local. Mesmo em estado de larvas, os vagalumes já emitem luz, e brilham para atrair insetos voadores da vizinhança, inclusive cupins, e fazer um bom jantar, criando um fenômeno de incomparável beleza.
Os cupinzeiros são encontrados em várias regiões do país e até em municípios próximos do Parque Nacional das Emas, mas, por razões ainda desconhecidas, o fenômeno da bioluminescência só acontece na área do parque.
Organize aqui a sua Viagem para o Parque Nacional das Emas
+ Guia Completo do Parque Nacional das Emas – GO
+ Veja como chegar no Parque Nacional das Emas
+ Encontre Hotéis em Chapadão do Céu, até 80% OFF
+ Contrate um Seguro Viagem e vá tranquilo
+ Alugue um carro no aeroporto em reais, sem IOF e em até 12x
Quando acontece a bioluminescência no Parque Nacional das Emas?
Por motivos óbvios, o fenômeno natural da bioluminescência no Parque Nacional das Emas é visível apenas durante a noite, e pode ser vista nos cupinzeiros principalmente no período de outubro e novembro. Noites quentes, sem luar, com alta umidade ou após uma chuva são o momento ideal para presenciar o fenômeno.
Para realizar a visita no Parque Nacional das Emas nesse período, é necessário agendar com antecedência por um dos CATs ou Agências de Turismo existente nas cidades de Mineiros ou Chapadão do Céu, em Goiás. Você irá pagar o ingresso especial noturno e poderá visitar o Parque acompanhado por guias – os municípios possuem guias capacitados para acompanhar os turistas. A dica é alugar um carro no aeroporto mais próximo e fazer sua viagem até a cidade.
Turistas do mundo inteiro e curiosos pelo fenômeno natural visitam o Brasil exclusivamente para assistir a bioluminescência no Parque Nacional das Emas. Muitos brasileiros nem sabem que isso acontece por aqui.
Veja como chegar no Parque Nacional das Emas e organize logo a sua viagem. Vale a pena se organizar para ver esse espetáculo da natureza com os próprios olhos no cerrado brasileiro.
Mais informações sobre o Parque Nacional das Emas
Central de Atendimento ao Turista de Mineiros
Endereço: Avenida Alessandro Marchió, N169, Centro
Telefone: (64) 3661-0006 | (64) 3661-0005
Email: cat.mineiros@gmail.com
Central de Atendimento ao Turista de Chapadão do Céu
Telefone: (64) 3634-1517
Valores para acessar o Parque Nacional das Emas
R$ 18,00 – público em geral. R$ 9,00 – moradores do entorno
Serão isentos de pagar ingressos: estudantes em atividade de educação ambiental, visitantes menores de 12 anos e maiores de 60 anos.
Horários de visitação
Diariamente das 07h às 16h.
Períodos de bioluminescência: das 07h às 23h.
TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado e viaja tranquilo. Faça a sua reserva por aqui para nos ajudar.
- RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Viaje comigo e viva experiências selecionadas. Em pequenos grupos os valores ficam imbatíveis. São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos. Veja as datas, roteiros e valores e vamos viajar juntos.
Fico imaginando que poder visualizar um espetáculo desse é tirar o bilhete premiado! Muito show, nem sabia que existia. Parabéns pela matéria!!!
É surreal de lindo! Todo brasileiro deveria conhecer esse paraíso.
Quanta beleza nosso país nós reserva e desconhecemos!
Gratidão pela matéria sensacional.
Esse lugar é encantador. Todos precisam conhecer.