Quem nunca sonhou em pegar o carro e conhecer todo esse nosso grandioso litoral? Eu e a minha namorada Kátia, como pobres mortais, também temos esse sonho e conseguimos realizar uma parte dele em março de 2002. Nessa aventura, partimos do Rio de Janeiro em direção à Bahia pela BR 101, percorremos 3600 Km, conhecemos seis localidades e visitamos 26 praias. Nesse relato vou descrever nossa passagem por Caraíva.
Caraíva é um pequeno vilarejo sem energia elétrica localizado ao sul de Porto Seguro e Trancoso. Nossa visita a esse povoado teve um objetivo específico: conhecer as praias de Coruípe e do Espelho, consideradas uma das 15 mais bonitas do Brasil pelo Guia de Praias Quatro Rodas. Essas duas praias possuem águas quentes, calmas e cristalinas, excelentes para mergulho.
Quando decidimos visitar caraíva nós estávamos hospedados em Trancoso. Analisando o mapa, teríamos que sair da cidade e pegar uma estradinha de terra que nos levaria até o paraíso. Entretanto, conversando com moradores, descobrimos que houve o desabamento de uma ponte no Rio dos Frades e que não era possível passar com o carro. Em seguida, conversando com um taxista, ficamos sabendo que os moradores improvisaram uma pequena balsa para transportar carros. Sendo assim, decidimos ir até lá para conferir.
Lá chegando, tivemos uma grande surpresa: a dita balsa era constituída de três canoas enfileiradas com tábuas em cima. O dono disse que já passou até uma S10. Como não senti confiança, achei melhor deixar o carro estacionado e atravessei a pé na balsa. No outro lado, esperamos um ônibus que nos conduziu até a entrada da estrada que leva as praias do espelho e Coruípe. De lá o ônibus seguiu até o centro de Caraíva e nós caminhamos 5 Km de baixo do sol escaldante para chegar até a praia!
Todos os sacrifícios foram recompensados quando nos deparamos com a beleza dessas duas praias que, na realidade, são a extensão uma da outra. Assim que chegamos fomos maravilhosamente recepcionados por diversos golfinhos que estavam brincando bem junto a areia. Foi uma cena linda e emocionante. Tentei entrar na água para nadar com eles, mas acho que se assustaram e foram embora. Um morador nos disse que é comum ver golfinhos, tartarugas e arraia na praia. A dona do chalé que estávamos em Trancoso disse que já viu baleias também, pois é caminho para chegar em Abrolhos, local aonde se reproduzem.
Nós chegamos na praia por volta de 10 horas da manhã e só saímos de lá três da tarde. Durante esse tempo caminhamos muito pela areia e fomos a lugares completamente desertos, em que éramos os únicos Homo sapiens presentes. Tiramos muitas fotos, vimos paisagens lindas e nadamos em águas cristalinas. Depois dessa “overdose” de natureza, começamos a longa caminhada de volta, pois teríamos que estar quatro horas no ponto de ônibus.
Durante o caminho, já estava me imaginando sacolejando dentro daquele ônibus cretino, andando em alta velocidade pela estrada esburacada, quando passou um casal de carro e nos deu uma preciosa carona até a balsa no Rio dos Frades. Como os agradeci por aquele fato! Apesar da dificuldade de acesso, valeu a pena gastar um dia da viagem para conhecer mais esse paraíso.
Autor: Régis Lopes
E-mail: [email protected]
TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado e viaja tranquilo. Faça a sua reserva por aqui para nos ajudar.
- RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Viaje comigo e viva experiências selecionadas. Em pequenos grupos os valores ficam imbatíveis. São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos. Veja as datas, roteiros e valores e vamos viajar juntos.