O Parque Nacional da Chapada Diamantina abrange uma área de 153 mil hectares, e engloba algumas cidades da região, como Lençóis – a “capital” da Chapada Diamantina e principal base para explorar os atrativos da reserva, além de Caeté-Açu, (86 km de Lençóis), Andaraí (100 km) e Mucugê (134 km). Cada uma guarda uma infinidade de surpresas, como cachoeiras, grutas, cânions, serras e platôs de tirar o fôlego. Prepare-se para um roteiro cinematográfico na Chapada Diamantina em 7 dias.
Porém, para conhecer as principais cachoeiras da Chapada Diamantina é preciso caminhar. Não deixe de fora do seu roteiro na Chapada Diamantina em 7 dias os principais cartões-postais: a Cachoeira da Fumaça, a maior do país, com 380 metros de queda e o Morro do Pai Inácio, que descortina um lindo pôr-do-sol a mais de mil metros de altitude.
E tem mais: O Vale do Pati está localizado bem no coração do Parque Nacional da Chapada Diamantina e, por sua exuberante beleza, é um dos lugares mais visitados por aqueles que gostam de fazer caminhadas em ambientes naturais.
Roteiro completo na Chapada Diamantina em 7 dias
Com esse roteiro da Chapada Diamantina em 7 dias você vai descobrir um novo paraíso brasileiro com cânions, cachoeiras e trilhas incríveis. Aproveite!
1º Dia – Deslocamento do aeroporto até Pousada em Mucugê
2º Dia – Poço Azul e Poço Encantado
No primeiro dia da sua viagem a Chapada Diamantina em 7 dias, conheça o famoso Poço Encantado, que fica a 150 km de Lençóis e que encanta por sua beleza, principalmente durante os meses de abril a setembro, período em que entra um raio de sol que deixa o lugar ainda mais encantador. Depois prossiga para um incrível banho e flutuação no Poço Azul, com águas azuis e cristalinas dentro de uma gruta.
3º Dia – No dia seguinte, siga até a cidade de Ibicoara (ou durma por lá se preferir) e faça a caminhada de aproximadamente 3 km passando pelo Rio Espalhado e por muitas cachoeiras, como a das Orquídeas, e a do Recanto Verde com uma paisagem paradisíaca até chegar ao famoso Cânion do Buracão. Podendo atravessar o Cânion nadando ou caminhando pelas pedras do incrível paredão até chegar à Cachoeira do Buracão de 100 m de altura. Voltando do passeio vá para uma pousada em Lençóis e durma na cidade.
4º Dia – Cachoeira do Sossego
A Cachoeira do Sossego na Chapada Diamantina fica localizada a cerca de 7 km de Lençóis com duas horas e meia de caminhada com trilhas bastante variadas entre subidas e descidas, e nos últimos 40 minutos a caminhada é feita no leito do Rio (vá com tênis para proteger os pés). A cachoeira possui 60 metros de altura e é uma das mais bonitas da região (veja a lista completa aqui).
5º Dia – Roteiro das Grutas
Acorde cedo da sua pousada em Lençóis para ter um dia inteiro de passeios imperdíveis. O passeio inicia no Rio Mucugezinho por onde faz uma caminhada de 20 minutos até o Poço do Diabo para um refrescante banho. Depois é hora de relaxar na Cachoeira Poço do Diabo onde também há a possibilidade de praticar esportes radicais como Rapel e Tirolesa. Depois ainda é possível subir o Morro do Pai Inácio e ter uma das mais belas vistas da região. Em seguida, siga para a Gruta da Pratinha e Gruta Azul onde há um rio com grande concentração de minerais e águas cristalinas. E para fechar o dia com chave de ouro, vá conhecer a Gruta Lapa Doce com diversas formações calcárias.
6º Dia – Marimbus e Rio Roncador
Considerado o pantanal do sertão baiano, você irá conhecer a fauna e flora diversificadas da Chapada Diamantina, por um passeio de barco a remo ao longo do Rio Santo Antonio e Roncador.
7º Dia – Check-out e volta para o aeroporto
EXTRA
Saiba mais para melhor planejar sua viagem a Chapada Diamantina em 7 dias: quando ir, onde ficar, onde comer, como chegar, além de mapas das trilhas, e uma linda galeria de fotos.
Reconhecido por especialistas, a Trilha do Vale do Pati está na lista das 10 trilhas mais bonitas do mundo! Se tiver tempo, não deixe de fazê-la, mas é preciso mais alguns dias pela Chapada Diamantina.
Não deixe de conhecer também a região do Vale do Capão.
Veja também dicas para um roteiro fotográfico de 8 dias na Chapada Diamantina.
TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
- GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.
Ver Comentários (2)
Nesse roteiro, quais trilhas é recomendado contratar guias e quais da pra fazer por conta própria? Ja fiz bastante trilhas mas estou indo com minha namorada e minha irmã, ae queria saber onde devo me preocupar em contratar o passeio,
Obrigado!
Oi Diogo, recomendamos sempre a contratação de guias locais para a realização das trilhas na Chapada Diamantina. Além de otimizar sua viagem, é uma segurança a mais nas trilhas.