Voltei de Fernando de Noronha e vou tentar relatar minha viagem aqui, pra tentar retribuir as dicas que tanto me ajudaram no grupo Dicas de Noronha do Facebook! A viagem aconteceu de 02 a 09 de Agosto de 2015. Primeiro vou relatar tudo que fiz, onde fiquei, onde comi, e depois falarei como foi viajar sozinha para Noronha.
O que fazer, onde ficar e onde comer em Noronha
É simples, mas o quarto me atendeu perfeitamente. Tinha ar split, chuveiro quente, frigobar, misteira. Tem uma cozinha que os hóspedes podem usar, mas eu não usei nenhum dia. É super limpinho, eles limpam todos os dias, exceto sábado, e trocam os lençóis todos os dias. Não tem café, mas meu quarto era exatamente ao lado do breakfast (mercado), eu comprei pão, queijo, e tomava café no quarto todo dia antes de sair. O wifi não funcionava no meu quarto, eu tinha que ir pra cozinha, e mesmo assim às vezes era fraco. E não tem toalha, ainda bem que Juliana me avisou, senão não teria levado. A Iris é super simpática e solícita. A pousada é SUPER bem localizada. Não consegui imaginar localização melhor. R$ 120,00 a diária (uma pessoa). Fiquei no quarto tubarão. Muito bom.
– Ilha tour
Li bastante a respeito e vi indicações do Xaxá (NaOnda) e do Tapyoca (Atalaia). Liguei primeiro pra NaOnda, tinha vaga com o Xaxá, fiz com eles. Custou 130 reais, e foi excelente. O Xaxá é muito simpático, alegre, claramente gosta do que faz. Ele entra no mar conosco e guia até onde os animais estão, ajuda a carregar os equipamentos, adora fazer as vezes de fotógrafo, sugere poses e tudo mais. Sabe tudo da ilha, mora lá há 30 anos. Foi muito legal, recomendo.
– Mergulho com cilindro
Fiz com o Bodão, no Porto. O Bodão é muuuuiiiito paciente (precisou ser comigo hahaha), eu demorei a me acostumar com o respirador, estava nervosa, achando que não ia conseguir, mas por fim deu tudo certo, o mergulho foi maravilhoso, amei ver o naufrágio. Foi um fotógrafo nos acompanhando e registrando, e depois comprei o CD com as fotos por 90 reais. O mergulho apenas foi R$250,00.
Pra quem estiver inseguro, como eu estava, recomendo o Bodão mil vezes, é muito melhor sair andando da praia, ir aos poucos, se acostumando, quando você menos percebe, já está no fundo (e lá não é tão fundo). Se eu tivesse mergulhado em alto mar, não sei se teria encarado. Mas muita gente foi e adorou também.
– Trilha Atalaia longa
Fiz com a agência Atalaia. Fui sozinha pra Noronha e meu objetivo era conhecer pessoas, nesse passeio não dei sorte, pois fomos apenas eu e o guia. Também não dei sorte com o mar – estava muito forte e, por isso, não pude entrar na piscina principal (na praia Atalaia), apenas na segunda e na terceira.
Quando soube disso, pensei em desistir da trilha longa, mas a agência disse que não devolveria a diferença, então acabei fazendo a longa mesmo.
O guia era muito simpático e educado, porém não conversava muito, ficava no celular e na maior parte do percurso, andou muitos metros na minha frente. Custou 140 reais. É cansativo, mas imaginei que fosse mais. O ruim é que é fácil torcer o pé na parte das pedras, virei o pé várias vezes, mas graças a Deus não me machuquei.
– Piscina do Morro São José
A Juliana, que conheci no grupo, o namorado dela e eu contratamos o guia Felipe. A trilha estava fechada nesse dia por causa da maré alta, então fomos nadando. Eu era a única sem pé de pato (não aluguei porque achei que era rápido), e o guia foi me rebocando. É longe pra quem não tem costume. 15 a 20 minutos nadando ida e o mesmo tempo na volta. Tive medo (sou medrosa hahaha). Mas a piscina é linda. Infelizmente não estava batendo sol no horário que fui, então a água não ficou tão azul, mas valeu super a pena! Custou 100,00 por pessoa. O Felipe é um ótimo guia! Recomendo!
– Passeio de barco Trovão dos Mares completo (com pranchinha)
Insisti em fazer com eles pela quantidade de recomendações que li aqui. O barco é organizado, limpo e tudo mais. Vai de uma ponta a outra da ilha, pelo mar de dentro, explicando os lugares pelo microfone. Depois para no Sancho para mergulho e almoço. Não achei o almoço essa coisa maravilhosa que todos falam. Achei apenas bom. Na hora de repetir, já tinha acabado várias opções. A bebida é paga a parte. Depois, o barco retorna ao Porto para o pessoal que não quer fazer a pranchinha ir embora, e quem vai fazer entra em outro barco menor. Vimos golfinhos na ida e na volta, e de novo nesse segundo barco.
A pranchinha é legal! Eles passam por cima de um naufrágio (que não é o do Porto), e dá pra ver vários animais. Custou 230 reais. Não sei dizer se valeu a pena, teria que fazer com outra agência pra comparar. Mas no geral, foi uma boa experiência.
– Trilha dos Abreus
Eu cheguei a agendar, mas não fui. Preferi ter um dia vazio, pra curtir as praias que mais gostei com calma.
– Palestras do Tamar
Vi a do golfinho e a do tubarão, que é a mais famosa. Preferi a do golfinho, achei mais interessante.
– Buggy
Não aluguei nem pretendia, fui sozinha. Maaas, pelo que vi, não achei bom negócio. É caro, a gasolina é cara, e os buggys caem aos pedaços, sério! Andei em um sem buzina, em outro sem velocímetro, eles morrem toda hora. Vi gente a noite na pizzaria Na Moita com o buggy quebrado, ou seja, um momento que devia ser prazeiroso, se transforma numa dor de cabeça! Lá as coisas são perto. Andei a pé, de ônibus, de taxi e de carona, deu tudo certo e, juntando todos os meus gastos com transporte, inclusive taxi, que é caro, não chegou perto de uma diária de um buggy.
– Restaurantes:
- Flamboyant: almocei, a quilo, bom. Acho que foi uns 50 reais o quilo.
- Empório São Miguel: pizza MARAVILHOSA, 8 pedaços, e preço ótimo, suuuuuper recomendo! dividimos em 3 pessoas, com bebida e 10% deu 29,00 pra cada um. Também almocei lá no self service, achei gostoso. Acho que também era uns 50,00 o quilo.
- Pizzaria Na Moita: pizza bem gostosa (mas ainda preferi a do São Miguel), não me lembro valores, mas era um pouco mais cara, nada absurdo.
- Xica da Silva: foi onde paguei mais caro, 90,00 por pessoa (em 3 pessoas), com camarão de entrada, filé argentino de prato principal, mais bebidas e 10%.
- Salviano: comi lá 2x. Na primeira eu estava sozinha, comi um prato individual que custou 35,00 e um suco de 12,00. O prato vem numa quantidade muito boa. Na segunda vez, estávamos em 3, pedimos 1 e 1/2 filé a parmegiana. Foi engraçado, porque quando chegou o inteiro, já achamos que era um e meio, e achamos MUITO pra 3 pessoas. Pois depois veio a outra metade, era MUITA comida, e ainda vieram os spaguettis acompanhando, primeiro um e depois a metade! Só sei que não aguentamos comer tudo e demos um filé inteiro pra um conhecido. Se não me engano era 80 e poucos reais o filé pra duas pessoas. Juliana, posta depois a foto nos comentários pro pessoal ver! kkkkk
- Tapioca da Babalu: 10 reais, pode escolher 3 recheios, gostosa. Voltei lá num outro dia e não tinha tapioca kkkk, comi o hamburger, bom também.
- Ginga Bar: Comi lá 2x o mesmo prato, filé de peixe ao molho de alcaparras e acompanhamentos. Bem gostoso, não me lembro o valor, mas considerei normal.
- Bar da Praia do Cachorro (acho que era Pipoka o nome): comi batata frita (daquela congelada), e peixe na folha de bananeira, gostoso. O peixe era 45,00 (com acompanhamentos) e a batata 25,00 (vem uma porção boa).
Não fui em restaurantes caríssimos, tipo Mergulhão, nem nos mais “chiques & famosos”, tipo Zé Maria, mas comi em lugares bonitos e arrumados e achei o preço da comida bem normal! Só as bebidas que achei muito caras, mas já esperava.
O breakfast (mercado do lado da Pousada da Iris) tem preços razoáveis também, são mais caros, mas nada muito absurdo, pelo menos das coisas que vi.
– Cartão de crédito
A maioria aceita, acho que só não aceitaram em uma loja de souvenir, na Babalu e nos passeios que contratei com pessoas físicas (Felipe e Bodão).
Sobre viajar sozinha para Noronha
Super tranquilo! A maioria dos passeios tem várias pessoas, você acaba conhecendo e esbarra com essas mesmas pessoas depois na ilha. Lá é pequeno, e acaba que todo mundo faz os mesmos programas. Fui 4 noites no Bar do Cachorro, em todas elas com companhias que conheci lá. E uma no reggae da Muzenza (preferi o Cachorro, porque prefiro forró).
Os nativos são mega simpáticos e adoram mostrar a ilha, os cantos que nem todo mundo conhece, enfim, vá aberta a fazer amizades e isso não será problema. Disse às minhas amigas que Noronha é o lugar perfeito pra ir sozinha: não existe problema de ter que dominar outra língua, e é o único lugar no Brasil (que eu saiba) que não tem violência, e não tem mesmo!!
Andei de madrugada sozinha, deixei minha bolsa na praia enquanto ficava horas fazendo snorkel, tudo perfeito! É uma sensação de liberdade e de segurança que eu só havia experimentado no exterior, só que bem melhor porque eu estava no paraíso!
Peguei carona sozinha com um homem também, eu tava atrasada pro mergulho e ele me salvou com a carona. Super tranquilo. Até taxista me ofereceu carona!
“A dica é sair da pousada, se você ficar enfiado dentro do quarto, não conhece ninguém mesmo.” – por Gabi
Por exemplo, conheci no ponto de ônibus, indo pra palestra do Tamar, duas meninas que também foram sozinhas e já tinham feito amizade. Depois da palestra fomos pro forró juntas. As coisas fluem, pode ir sozinha tranquilamente.
A maioria dos restaurantes tem opção de prato individual, então nem isso foi problema, apesar que várias vezes saí pra comer com pessoas que conheci lá.
Se tudo der errado, e você não fizer nenhuma amizade (impossível), tudo bem, porque você está em Noronha!! Até ficar sozinho lá é bom! Qualquer coisa lá é bom (hahaha, tô parecendo maluca? mas é verdade!).
Acho que é basicamente isso. Quem ainda não foi, se prepare pra depressão pós-viagem! Não dá vontade de ir embora MESMO! Noronha é tudo que falam e mais um pouco. Apaixonada!
Texto e fotos por Gabriela Marchezini
TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado e viaja tranquilo. Faça a sua reserva por aqui para nos ajudar.
- RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Viaje comigo e viva experiências selecionadas. Em pequenos grupos os valores ficam imbatíveis. São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos. Veja as datas, roteiros e valores e vamos viajar juntos.
Estou planejando uma viagem pra Noronha sozinha no ano que vem, muito obrigada pelas dicas, vão me ajudar a não ficar tão perdida kkk.
Vou para Noronha na semana que vem! Amei este post! 🙂 Obrigada!
Vlw Júlia! Aproveite MUITOOOOOO!!! 😀
olá. Gostaria do contato da pousada da Irís. Não acho na internet
Vou pra Noronha sozinha passar o Réveillon estou mega animada ? obg pelas dicas ?
Olá, estou planejando uma viagem pra Noronha sozinha. Ta uma mistura de ansiedade e medo. Seu post me ajudou a esclarecer algumas coisas e tirar alguns medos. Obrigada pelas dicas, vão me ajudar a não ficar tão perdida. kkkkk
Que bom Samantha!
Você vai amar Noronha. 🙂
Quanto tempo vocês acham ideal para viagem pra Noronha? Qual período é melhor? Obrigada pelas dicas!
Recomendo sempre pelo menos 5 dias cheios na ilha. Dá pra conhecer bastante coisa curtindo sem pressa os melhores lugares. Se puder, fuja da alta temporada que é mais caro por lá. A baixa é muito melhor. 🙂
Achei incrível a matéria. Estou com planos para viajar sozinha para Noronha neste ano de 2017. Comhecer esse paraíso . Sera minha primeira viagem sozinha. Alguem sabe me dizer se ha algum grupo formado ? Queria participar
Em nosso grupo “Dicas de Noronha” no facebook tem sempre pessoas marcando de viajar juntos. Tente lá. 😉
Boa noite!!
Também estou querendo fazer esta viagem sozinha, pretendo ir agora em Agosto/2017.
Realmente dá uma certa insegurança e ansiedade, mas estou começando a pensar, que para quem ama viajar e nem sempre têm uma companhia, o melhor mesmo é arriscar!
Viajar sozinho pra Noronha é uma delícia! Tenho certeza que vai curtir muito!
Faça o Ilha Tour no primeiro dia livre e certamente fará novos amigos.
Entre no Grupo de Noronha do Facebook. Pode fazer amigos que estão indo na mesma época e marcar de encontrar por lá.
Abs
Boa tarde Mauricio…
quando é a baixa temporada em Noronha?
Abril a Outubro… mais ou menos…
Adorei o Post! Meu sonho desde sempre é conhecer Noronha e pretendo fazê-lo ano que vem. Agradeço todas as dicas.
Oi Débora, tenho certeza que você vai amar Noronha! Depois nos conte como foi. Ok? Bjão