“Não, não haverá para os ecossistemas aniquilados
Dia seguinte,
O ranúnculo da esperança não brota
No dia seguinte,
A vida harmoniosa não se restaura
No dia seguinte,
O vazio da noite, o vazio de tudo
Será o dia seguinte,”
– Carlos Drummond de Andrade
No período de inverno ocorre a estiagem, criando as condições favoráveis para incêndios florestais.
É de vital importância que quem frequenta locais com mata, independentemente de ser Parque, Reserva ou etc., tome as precauções para que não se inicie um incêndio que poderá ser desastroso para o meio ambiente, além de poder ter vítimas fatais – dentre elas até aqueles que foram designados para combater o incêndio – ou então quem o provocou…
– Não jogue pontas de cigarro acesas na mata. Um incêndio pode ser causado a partir de uma simples fagulha na mata. Leve sempre consigo um cinzeiro portátil, ou mesmo um tubinho vazio de filme fotográfico (que é muito prático, e não queima!). Além do mais, uma bituca de cigarro leva anos para se decompor, sendo um poluente muito persistente no meio ambiente.
– Evite fazer fogueiras. Uma fogueira pode dar início a um grande incêndio. Certifique-se primeiramente se realmente é necessário acender uma… Em muitos anos de caminhadas aprendemos que somente em pouquíssimas situações é realmente necessário acender uma fogueira – e essas situações são em geral extremas: Quando você está perdido ou ferido, e precisa sinalizar sua posição para equipes de salvamento. Algumas vezes também se estiver úmido e com princípio de hipotermia – e mesmo assim existem alternativas melhores…
– Depois verifique se no local é permitida a utilização de fogueira. Nos Parques Nacionais e Estaduais é expressamente proibido acender uma fogueira.
– Acenda a fogueira da forma correta, isolando-a da mata ao redor. Limpe os galhos próximos, e crie uma proteção com pedras. Jamais acenda uma em local com muito capim seco em volta. Se possível, umedeça a área ao redor de onde será acendida a fogueira.
– Não coloque mais lenha que o necessário, pois um fogo muito forte pode atingir a vegetação próxima, e fagulhas voarão com o vento.
– Após o uso da fogueira, apague-a corretamente. Jamais abandone um local com uma fogueira acesa ou com as brasas ativas. Mesmo abafando com pedras e terra, as brasas ainda permanecerão acesas por algum tempo.
– Evite também o uso de fogueiras, ainda que tomando estas precauções, pois a fogueira incinera o solo, fazendo com que o local da fogueira fique estéril por um bom tempo.
– Não solte balões. Muitos incêndios se iniciam desta forma, pois o vento leva os balões para longe de onde eles foram soltos. Eles caem, muitas vezes acesos, em locais de difícil acesso, e podem dar origem a grandes queimadas.
– Não solte fogos de artifício na mata. Rojões e bombinhas tem um grande poder calórico, e muitas vezes, após o estouro, ainda permanecem com fogo e brasas, o que pode iniciar um foco de incêndio se caírem em terreno propício.
– Queimadas controladas. Execute queimadas somente com autorização do IBAMA, e seguindo rigorosamente as normas de segurança. O fogo não conhece limites de propriedades. Procure alternativas mais coerentes com a preservação ambiental.
Fonte: PREVFOGO/IBAMA
TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
- GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.