Os equipamentos de mergulho exigem cuidados especiais. Devem ser lavados com água doce sempre que usados. A água do mar contém sal, que é corrosivo, a das piscinas contém cloro, nocivo aos equipamentos e a dos rios e lagos contém pequenos sedimentos em suspensão que podem se alojar no equipamento, danificando-os. Uma revisão anual nos equipamentos também é ideal para detectar possíveis danos e mantê-los sempre novos.
Veja abaixo algumas dicas:
Snorkel – Depois de lavado com água doce deve ser secado a sombra.
Nadadeiras – Devidamente lavadas, devem ser guardadas na posição horizontal para não danificar a pala (região da nadadeira para dar impulso) com seu próprio peso.
Máscara – Deve ser deixada de molho na água doce por alguns minutos, secar a sombra e só guardada quando estiver bem seca, para evitar os fungos.
No transporte, não se deve colocar peso para não deformar o material de vedação e as de silicone não devem ser emprestadas, para não se deformar com o formato do rosto de outra pessoa.
Colete equilibrador – Deve ser lavado do lado de fora e de dentro. Para se lavar por dentro é só apertar o botão de desinflagem e deixar a água doce entrar pela traquéia até preencher 1/3 da capacidade do colete.
Em seguida infle o colete com ar, chacoalhe bem e drene a água de dentro apertando o botão de desinflagem. Para guardar deve-se infla-lo parcialmente.
Reguladores – Na hora da lavagem nunca deve ser apertado o botão de purga, evitando que a água entre no primeiro estágio. Na hora de guardar as mangueiras não devem fazer dobras para evitar o enfraquecimento e o ideal é que seja feita uma revisão a cada ano em oficinas especializadas.
Facas – Mesmo quando lavadas em água doce, as facas de mergulho podem apresentar pontos de oxidação. Neste caso basta passar uma palhinha de aço na lâmina. Se a faca for ficar por longo tempo sem uso, passe uma camada de silicone na lâmina para evitar a oxidação.
Lanternas – Deve ser deixada de molho na água doce por alguns minutos antes de ser lavada. Após estar bem seca, deve ser guardadas sem pilhas. Vistorie sempre os o’rings de vedação e lubrifique com graxa de silicone. Sempre que estiverem ressecados troque-os por novos. E só utilize pilhas novas e alcalinas em sua lanterna.
Roupa de neoprene – Deve ser enxaguada depois de algumas horas de molho em água doce. Nunca utilize produtos químicos. A roupa deve secar primeiramente do lado avesso e depois do lado direito, pendurada em um cabide, jamais dobrada. Passe graxa de silicone no zíper para evitar que ele emperre.
Cilindros – Os cilindros requerem inspeção visual uma vez por ano e teste hidrostático a cada cinco anos. Guarde com pelo menos 100 psi ou 20 bar em seu interior para evitar a entrada de umidade em seu interior.
Computadores – Deixe de molho em água doce antes de enxaguar. Por serem equipamentos de precisão todo o cuidado deve ser tomado ao guardá-los.
Máquina fotográfica – Deixa-a de molho após o mergulho e depois de retiradas devem ser secas com um pano macio antes da retirada do filme. Inspecione e lubrifique periodicamente os o’rings para evitar inundação.
TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado e viaja tranquilo. Faça a sua reserva por aqui para nos ajudar.
- RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Viaje comigo e viva experiências selecionadas. Em pequenos grupos os valores ficam imbatíveis. São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos. Veja as datas, roteiros e valores e vamos viajar juntos.