Durante 10 dias rodei de Norte a Sul de carro e contei para vocês sobre meu Roteiro na Croácia, de forma geral. Agora vou falar com mais detalhes sobre algumas das principais cidades e paradas mais famosas em textos separados. Neste vou te ensinar como chegar nos Lagos de Plitvice e o que fazer por lá.
O Parque Nacional dos Lagos de Plitvice não poderia ficar de fora, já que foram fotos desse lugar que incluíram a Croácia na minha lista de desejos de viagem em um mochilão pela Europa.
Organize aqui a sua Viagem para a Croácia
+ Encontre Hotéis na Croácia até 80% OFF
+ Contrate um Seguro Viagem e vá tranquilo
+ Alugue um carro na Croácia em até 12x e sem IOF
+ Compre um chip internacional e tenha internet 4G no celular
+ Compre passeios e ingressos de atrações na Croácia
O Parque Nacional dos Lagos de Plitvice
Está localizado a 135 km da capital Zagreb ou da turística Zadar, podendo, portanto, usar essas duas cidades de base para tours bate e volta com agências ou ônibus regulares que partem de ambas, porém recomendo o aluguel de carro na Croácia para percorrer o país já que o valor é barato e as estradas e sinalizações impecáveis. Dá para ganhar tempo e autonomia.
O parque possui 20.000 hectares e é permeado por 16 lagos, muitas cachoeiras e bosques, com trilhas que percorrem cada canto do lugar, grande parte em passarelas de madeira bem próximas a água e também barcos que navegam pelos lagos permitindo uma vista diferente da floresta. Os Lagos de Plitvice são conhecidos como superiores e inferiores para facilitar sua orientação na caminhada.
São três portarias que funcionam como estações de apoio com banheiro, restaurante e informações turísticas. Elas abrem as 7hs e recomendo que você madrugue e esteja lá nesse horário, assim consegue aproveitar o parque antes das excursões de Zagreb chegarem por volta de 10hs da manhã.
A maioria dos turistas começa pela portaria 1, então vou deixar como sugestão o roteiro que eu fiz para aproveitar todo o parque com pouca gente. Todas as portarias têm estacionamento e mapa com as trilhas do parque para você se orientar.
SUGESTÃO DE ROTEIRO PARA CONHECER PLITVICE
De trilha
– Comece pela Portaria/Estação 2, que fica 2,5km depois da Portaria 1
– Entrando no parque siga direto para o Píer 1 e pegue o barco que leva ao Píer 2, onde começam as trilhas menos movimentadas pelos Lagos Superiores.
– O final dessa trilha é na Estação 3, onde você deve pegar um micro-ônibus interno até a Estação 1.
– Da Estação 1 você faz a trilha pelos lagos inferiores até a Estação 2 onde deixou o carro pela beira do lago
– Esse roteiro tem 8km e fiz em cerca de 4hr, com calma, parando para fotos e fazendo desvios para alguns mirantes que existem pelo caminho.
Optei pelo roteiro onde havia maior percurso de trekking, mas para quem prefere curtir uma parte da vista dentro de um barco, pode seguir dessa forma.
De barco
– Deixa o carro na Portaria 2 e pega o trem para a Estação 3.
– Desce pela trilha Lagos Superiores para Inferiores, fique atento para o desvio até o Mirante K para algumas fotos e retorne para a trilha que acabará no Píer 3.
– No Píer 3 você pode pegar um barco que navega por 30min pelo rio até o Píer 2.
VALORES E HORÁRIOS PARA VISITAR OS LAGOS PLITVICE
O Parque Nacional dos Lagos de Plitvice abre durante todo o ano, incluindo domingos e feriados das 7hs às 18hs, mas no inverno pode ser que apenas uma portaria esteja funcionando. Os trens e barcos internos começam a funcionar a partir das 8hs e encerram as atividades por volta de 18hrs.
Os valores mudam de acordo com a época do ano:
– Alta temporada (Julho e Agosto): 180 kunas
– Baixa temporada (Abril, Maio, Junho, Setembro e Outubro): 110 kunas
– Meses de inverno (Novembro a Março): 55 kunas
Tem descontos para estudantes e para 2 dias de visita. O preço é o mesmo na portaria ou pelo site do Parque.
O estacionamento é pago a parte e custou 45 kunas em Setembro.
Os trens, micro-ônibus e barcos dentro do parque estão inclusos no valor da entrada.
DICAS FINAIS EM PLITVICE
Escolha se possível um dia ensolarado pois as águas são incrivelmente transparentes e mudam de cor conforme a incidência do sol.
Confesso que senti falta de um mirante com uma vista mais abrangente, pois do alto deve ser mais impressionante. Quem tiver um drone vai garantir fotos incríveis.
Como visitei o parque no único dia nublado de toda a viagem (é, azar) e estava com a expectativa muito alta, acabei me decepcionando um pouco, mas mesmo assim é um lugar único, muito bem organizado e que recomendo sim a visita.
Na mochila leve sempre um lanche, uma blusa e uma capa de chuva. O tempo lá pode mudar rapidamente mesmo no verão e o preço nos restaurantes é elevado.
Roupas e calçado próprios para trekking, por que se anda muito para conhecer os pontos de interesse e as cachoeiras principais como a Great Waterfall, a maior da Croácia.
Organize aqui a sua Viagem para a Croácia
+ Encontre Hotéis na Croácia até 80% OFF
+ Contrate um Seguro Viagem e vá tranquilo
+ Alugue um carro na Croácia em até 12x e sem IOF
+ Compre um chip internacional e tenha internet 4G no celular
+ Compre passeios e ingressos de atrações na Croácia
Para quem gosta de viajar com calma, existem algumas hospedagens próximas ao Parque de Plitvice. Eu comecei o dia partindo bem cedo de Zagreb e fiquei no parque até 14hrs. De lá segui para Zadar, aproveitar o fim de tarde e começo de noite por lá, mas isso é história para um próximo post.
Espero que essas dicas de como visitar os Lagos de Plitvice, na Croácia, possam te ajudar a montar um roteiro pelos enormes lagos azuis cristalinos.
TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado e viaja tranquilo. Faça a sua reserva por aqui para nos ajudar.
- RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Viaje comigo e viva experiências selecionadas. Em pequenos grupos os valores ficam imbatíveis. São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos. Veja as datas, roteiros e valores e vamos viajar juntos.
Lugar Lindo
Lindo demais né? Já conhece?