Dicas gerais de sobrevivência do mochileiro





O Kit de Sobrevivência do mochileiro tem ferramentas básicas, porém vitais para uso em emergências. Tal como o kit de primeiros socorros que você também deve levar, tudo deve caber em um único recipiente. Lembre-se, ademais, que no mundo de hoje um cartão de crédito pode ser a ajuda mais compacta e útil de todas.

» Linha de pesca – Escolha uma linha forte para pescar e também para amarrar ferramentas.

» Anzóis e chumbadas – Leve uma boa quantidade de pequenos anzóis e pesos. São eficientes para pescar tanto peixes grandes quanto pequenos.

» Serrote de arame – Ele corta a maioria dos materiais. Guarde o serrote coberto com uma camada de lubrificante em um saco plástico.

» Bisturi – Pode ser usado para diferentes fins. Mantenha as lâminas extras na embalagem original.

» Lápis – Use-o para escrever em seu diário, esboçar mapas ou anotar os alimentos seguros que achou – pode ser útil em emergências.

» Alfinetes de segurança – Empregue-os para fechar roupas, o saco de dormir ou a barraca em caso de algum desses quebrar alguma peça.

» Arame fino – Ele deve ser bem flexível, mas não tanto que se rompa.

» Permanganato de potássio – Estes cristais esterelizam água e tratam infecções por fungos.

» Heliógrafo – Olhando pelo buraco, você pode direcionar a luz do sol para um avião, a fim de chamar a atenção.

» Material de costura – Tenha agulhas com olho grande e linha à prova d’água. Botões grandes são úteis para fechar as saias da barraca. Guarde tudo em um pequeno saco plástico.

» Sal – Transpiração mais micção podem depletar suas reservas de sal severamente, causando cãibras. Uma pitada de sal na comida ajuda a preveni-las.

» Saco plástico – Pode ser utilizado para transportar água de um córrego ou cobrir a cabeça. Tenha alguns de tamanhos variados.

» Bússola – De preferência com marcações luminosas.

» Curativos aderentes – Mais conhecido como Band-Aid. Use-os para evitar que abrasões infeccionem ou para almofadar bolhas nos pés até que cicatrizem.

» Antibióticos – Só devem ser tomados em emergências.

» Esterilizador de água – Tenha-o como suprimento de reserva para emergências.

» Lente de aumento – Você pode usá-la para fazer fogueiras. Concentre os raios solares em uma pilha de gravetos secos, quando surgir fumaça, junte materiais secos maiores aos poucos até que peguem fogo.

» Vela – É melhor usá-la para acender o fogo do que para iluminar.

» Fósforos – Eles podem ser impermeabilizados com cera de velas. Raspe a cera antes de riscá-los.

» Lata pequena – Uma pequena lata de tabaco com tampa vedada é ideal para levar os equipamentos de emergência. Sele a caixa fechada com fita aderente para manter o conteúdo seco. Guarde a lata sempre no mesmo lugar, de tal forma que verificar se ela ainda está com você se torne instintivo. Identifique a lata claramente com um rótulo.

TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Mauricio Oliveira: Maurício Oliveira é social media expert, consultor e influenciador de turismo e empreendedor. CEO do portal Trilhas e Aventuras, também conta suas experiências de viagens pessoais no blog Viagens Possíveis. Especialista em Expedições na Rota das Emoções e Lençóis Maranhenses. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube.