A função de uma barraca é isolar o aventureiro das forças adversas da natureza, como vento, chuva e frio, por exemplo. Se há uma coisa razoavelmente imprevisível, esta é a chuva. Mesmo a meteorologia moderna lida com probabilidades e não com certezas.
De repente os ventos começam a soprar, a formarem-se nuvens pesadas e lá vem ela com toda força. O negócio então é prevenir, e a primeira medida do aventureiro é revisar cuidadosamente seu equipamento. Costuras, zíperes e o piso da barraca devem ser submetidos a inspeção antes de pôr o pé na estrada. Outra precaução é ter um “assoalho”, uma lona impermeável para que a umidade proveniente do solo não encharque o piso da barraca, caso este não seja totalmente à prova d’água. Esta lona nunca deve ser maior do que o piso da barraca!
Barracas modernas são confiáveis, porém deve-se ter certeza antes da impermeabilidade, pois nada torna o ambiente mais insuportável do que o piso ensopado, umedecendo tudo e todos no interior da barraca.
Explore a região
Se você vai acampar em um local que você não conhece ainda, explore-o. Descubra o ponto mais favorável para armar seu acampamento.
Ele deve estar próximo da água, porém elevado em relação a esta. Pode estar próximo à lenha, caso seja permitido utilizar este meio de aquecer e cozinhar. Evite entretanto fazer fogueiras, exceto se for extremamente necessário. Dê preferência para fogareiros ou espiriteiras (espécie de fogareiro à álcool).
Agora, qual o melhor local para se acampar? O terreno deve ser bem aparado e seco, apesar de exposto a ventos? Não é melhor armar a barraca longe de árvores?
Há pessoas que recomendam que não se acampe sob a árvores. Outras defendem o oposto, alegando que as árvores amortecem a força da chuva, e durante o dia fazem com que a temperatura seja mais amena nas horas mais quentes do dia. Claro, isto também depende da disponibilidade de árvores na região (na Mantiqueira, por exemplo, elas são raras nas partes mais altas). Quanto a raios, é muito raro barracas serem atingidas por eles, e suas consequências, como árvores caindo ou fogo gerado pela forte descarga elétrica. Ignoramos casos deste tipo, mas ainda assim é melhor prevenir para não ser o primeiro de tal estatística.
Aqueles que preferirem acampar em uma elevação devem observar se esta possui drenagem satisfatória. Se acampar mais em baixo, analise o local e certifique-se se a água não começará a entrar na barraca após iniciada uma chuva. Vários fatores podem indicar se o local é uma avenida onde trafega um intenso trânsito de água. Evite esses locais. Muitos recomendam a construção de “valetas” ao redor da barraca. Para evitar o processo de lixiviamento do solo, não aconselhamos semelhante ato.
Faça as estacas penetrarem firme para que, no caso de um erro de cálculo, a barraca não ser levada pela enxurrada. Pelo mesmo motivo mantenha suas coisas dentro de sacos plásticos mesmo dentro da barraca. Isso manterá tudo mais organizado no interior da barraca e se o pior acontecer, suas coisas permanecerão secas.
Cuidado com os Rios
Não acampe muito próximo à margem de rios, riachos e córregos, pois eventualmente suas águas podem subir em decorrência de chuvas fortes em suas cabeceiras. Isso é muito comum acontecer, então mantenha seu acampamento a uma altura razoável do leito do rio.
Finalizando
Recomendamos que a barraca seja armada em elevações naturais do terreno, pouco importando se próximo ou não de árvores (afinal, nem sempre pode-se escolher…). Sobretudo aproveite os locais já utilizados anteriormente para acampamentos. Evite montar sua barraca sobre superfícies rochosas, dando preferência para locais com mato rasteiro ou terra batida. As rochas tem maior poder de condução térmica, roubando o calor de seu corpo durante a noite. Claro, às vezes somente temos rochas e deve-se providenciar um isolante térmico para ser utilizado conjuntamente com o saco de dormir.
Evite também fogueiras, pois elas queimam o solo, inutilizando-o por muito tempo. Se for mesmo imprescindível, monte sua fogueira em local já utilizado para tal finalidade, o que não estragará outros locais do solo. Ainda assim, enfatizamos o uso de fogareiros…
Caso nunca tenha acampado antes, arme sua barraca em casa, para se habituar com a sequência de montagem/desmontagem.
Outra observação é que você não precisa transportar sua barraca na sacola fornecida com a mesma. Você pode experimentar enrolar ela nos mais variados formatos, fazendo um verdadeiro “origami”, para melhor ser acondicionada em sua mochila, seja dentro ou fora desta.
Finalmente, é muito útil poder contar com um kit de reparo para a barraca. Numa emergência isto pode ser a diferença entre um acampamento tranquilo e um pesadelo. O kit deve conter fita adesiva (tipo silver tape), agulha e linha, cordas e estacas sobressalentes. Faça uma análise “custo-benefício” para saber realmente o que é útil levar. Às vezes pode-se aproveitar alguns itens da caixa de primeiros socorros para reparar a barraca…
E, finalmente, leve um baralho ou dominó… Se você estiver acompanhado e se ver preso na barraca por uma tempestade, isto pode salvar uma amizade… ;o)
Bom camping!!!
TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
- GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.