in

Dicas pra comprar um saco de dormir

Sentir frio ou calor e suar tanto durante a noite a ponto de não conseguir dormir não significa que você não comprou um bom saco de dormir. Mas pode significar que você tenha comprado o saco de dormir errado. E isto ocorre com mais freqüência do que você pode imaginar já que existem centenas de modelos de sacos de dormir no mercado.

Se você está planejando acampar durante um inverno rigoroso ou nas montanhas é provável que você queira investir num saco de dormir apropriado. O melhor a fazer sempre é escolher um saco de dormir que suporte 5 graus a mais que temperatura do lugar. Por exemplo, se a temperatura do lugar para onde você está indo é -10ºC leve um saco de dormir de -15ºC e assim por diante. Algumas pessoas também levam além deste, outro saco de dormir, mais leve, para 3 estações, quando acampando em lugares extremamente frios.

No geral, os sacos de dormir para 3 estações, ou seja, primavera, verão e outono, suportam até +10C. Mas lembre-se que as pessoas nem sempre sentem de forma igual à mesma temperatura, pois enquanto você está morrendo de frio à +20C seu amigo pode estar se sentindo numa boa.

Quando você vai comprar um saco de dormir, uma boa dica é sempre pensar na pior condição climática que você pode experimentar. Lembre-se de que é mais difícil se manter quente num saco de dormir não apropriado para temperaturas baixas do que o contrário. Você sempre pode abrir o saco de dormir se estiver sentindo calor e refrescar-se.

A anatomia do saco de dormir

Quando você compra um saco de dormir, há várias características que devem ser checadas. Comece pelo topo:

Capuz – A maioria dos sacos de dormir possuem um capuz que servem para cobrir sua cabeça quando está frio. Até 50% do calor do seu corpo pode ser perdido através da sua cabeça, então um bom capuz pode melhorar a eficiência do seu saco de dormir. Entre no saco de dormir, cubra sua cabeça e puxe a cordinha para apertá-lo um pouco. Você ainda consegue respirar, virar, rolar sem se sufocar? Perfeito então. O capuz deve ser um pouco mais acolchoado do que o resto do saco e quando usado, deve ainda ter espaço para seu gorro, caso esteja usando um.

Colarinho térmico – O colarinho térmico fica na base do capuz. Ele é feito para prevenir que você perca calor na região do pescoço e ombros. Sacos de dormir retangulares, feitos para o verão podem não ter colarinho térmico, mas eles são indispensáveis para quem vai acampar no inverno. O colarinho deve ser acolchoado o bastante para preencher o espaço entre seu pescoço e seus ombros, mas não tão volumoso senão você vai se sentir como se estivesse usando um tubo em volta do pescoço.

Caixa para os pés – Já que os pés ocupam um certo espaço no fundo do saco, muitos deles são feitos com suas bases retangulares, em formato de caixas mesmo para acomodá-los melhor. Em alguns sacos de dormir especiais para um inverno intenso, existe um espaço maior a fim de acomodar botas ou bolsas de água.

Zíper e costura – O zíper deve ter dentes grandes o bastante para correr suavemente, sem agarrar no tecido. Puxe a costura para se assegurar de que elas não se separam do tecido. A costura dever ser firme e bem juntinha. Abra o saco e dê uma olhada em seu acabamento para determinar sua qualidade.

Bolsos – Alguns sacos vêm equipados com bolsos mas eles podem se tornar um atraso ao invés de ajudar. Pense bem, você realmente quer rolar por cima de seus óculos ou chaves durante a noite? Se um bolso como acessório lhe parece atraente, coloque coisas nele e teste suas posições e seu acolchoamento.

Garantia – Pergunte sobre a garantia do saco de dormir. O que é coberto e por quanto tempo? Muitos fabricantes oferecem reparo de equipamento com defeito por um custo nominal.

Tamanho – Sacos de dormir vêm em vários formatos e tamanhos diferentes. Escolha um que lhe dê vários centímetros extra na base e no topo de forma que você consiga se esticar, mas não mais do que isso.

Formato

Os sacos de dormir tipo sarcófago, que são mais largos nos ombros e mais estreitos nos pés, são os mais eficientes para ambos os sexos em termos de peso e aquecimento. Uma das vantagens deste tipo de saco de dormir é que por obedecer mais à forma humana, o espaço dentro dele é aquecido usando o mínimo de calor do corpo. No entanto, se você tem certa tendência à claustrofobia ou é do tipo que gosta de se mexer muito dentro do seu saco de dormir, o formato sarcófago pode se tornar muito restritivo a você.

Sacos retangulares possuem mais espaço para se mover, mas não são tão eficientes no que diz respeito ao aquecimento. Por ter a parte de cima mais larga eles permitem que o ar escape mais facilmente.

Sacos de dormir semi-retangulares são uma boa pedida, possuem a parte dos pés mais estreita, porém um pouco mais largos que o tipo sarcófago, capuz com bom contorno e espaço adicional na área do torso o que o torna muito confortável.

Usando dois sacos de dormir ao mesmo tempo

Booking.com

Um truque conveniente é usar dois sacos, um por dentro do outro, para que se tornem apenas um. Os fabricantes geralmente usam o mesmo zíper, e se os sacos de dormir tiverem zíperes parecidos eles podem muito bem ser usados em conjunto. Em situações em que você esteja enfrentando muito frio, coloque o saco mais grosso por cima, mas lembre-se que dois sacos de dormir juntos ainda fornecem menos calor do que um super protetor, pois existe mais espaço e movimento que acaba liberando o ar quente. Se você tiver um saco de dormir que esteja pensando em usar em conjunto com sua nova aquisição, não esqueça de levá-lo até a loja também para experimentá-los juntos.

E para alguns casais que gostam de estar sempre juntinhos, os fabricantes também pensaram neles. Comprando dois sacos de dormir, fale com o vendedor que deseja que o saco possa unir um ao lado do outro. Ele irá te mostrar e verifique que os ziperes estão posicionados corretamente um do lado direito e o outro do lado esquerdo. Então una-os para ter certeza que irá funcionar.

Material

Não há um consenso universal quando o assunto é o melhor material para saco de dormir. Eles variam do simples poliéster/nylon ao impermeável Gore-Tex.

As maiorias dos sacos de dormir disponíveis possuem sua parte externa feitas de poliéster ou micro fibra de nylon que costumam ser muito suaves, leves e de certa forma resistentes à água e ao vento.

O Ripstop é também um forte tecido especialmente por ser super resistente ao rasgo. Uma pequena minoria de sacos de dormir são feitos de Gore-Tex ou Dry-Loft. O Gore-Tex, assim como o Dry Loft, é um tecido que permite a passagem da transpiração para fora do saco de dormir além de ser mais resistente à água do que a maioria dos tecidos de micro fibras.

Enchimento

Verifique como o enchimento é distribuído por todo o saco. Sacuda o saco de dormir para ter certeza de que o enchimento continuará no lugar. Se as camadas de enchimento forem insuficientes elas podem “andar” pelo saco comprometendo sua integridade e habilidade de deixa-lo quente e confortável.

Sacos de dormir de material sintético costumam ser mais pesados e volumosos mas retêm muito seu próprio calor mesmo depois de ter sido molhado. É aconselhável somente se você for acampar de carro.

No entanto, se você deseja um saco de dormir mais leve e menos volumoso, os de pena de ganso são a melhor opção. Além disso eles podem te manter bem aquecido mesmo pesando menos. Mas se você por acaso molhar seu saco de dormir de pena de ganso esteja certo de que ele não irá secar tão cedo…

Enchimentos de material sintético estão disponíveis em vários formatos e marcas. A tecnologia por trás deles vêm se tornando melhor a cada dia fazendo com que se tornem mais leves, quentes e resistentes do que nunca. Os sacos de dormir mais recomendados são os que possuem enchimento de Qualofil, Holofil, Lite Loft, Polaguard 3D, Thermolite Extreme e PrimaLoft Sport (anteriormente PrimaLoft 2).

Dicas Adicionais

Saco de dormir molhado

Uma maneira simples de manter o seu saco de dormir seco é colocá-lo dentro de um saco plástico de lixo (e você ainda poderá aproveitar o saco de lixo). Se você possui um saco de dormir de pena de ganso, sempre o deixe secar antes de colocá-lo na mochila. Se possível, abra seu saco de dormir fora da barraca quando acordar e deixe-o lá até ter certeza de que a umidade tenha secado por inteiro. Mas cuidado com o excesso de sol! Então procure um lugar meio à sombra ou então o guarde antes que o dia esquente muito.

A maioria dos sacos de dormir vêm com DWR (durable water repellency coating) que nada mais é do que uma camada protetora contra água, por isso dê uma olhada no manual do seu saco de dormir para saber com que freqüência você deve aplicá-la.

Comida e bebida também afetam o sono

Lembre-se de comer e beber antes de dormir. Quanto mais quente a comida, mais aquecido você vai ficar. Se você for dormir com o corpo frio vai ser mais difícil aquecer o saco de dormir. Uma rápida andada pelo camping ou fazer algum alongamento (se espreguiçar é um deles) podem ajudar a aumentar o calor de seu corpo. Se você é do tipo de pessoa que já sente frio dormindo em casa, você provavelmente terá as mesmas dificuldades quando estiver acampando, por isso, invista num saco de dormir resistente ao frio.

Isolante térmico

Sempre use um isolante térmico. Ele vai ajudá-lo a manter o calor entre você e o chão além de proporcionar uma “cama” mais confortável.

Roupas extras

Leve com você um chapéu ou gorro, luvas e um par de meias quentes, mesmo para acampamentos no verão. Eles ajudam muito em noites frias. Não durma com as roupas que você caminhou o dia inteiro, já que elas poderão estar molhadas de suor. Leve roupas confortáveis mas cuidado com peças volumosas que possam impedir seus movimentos dentro do saco de dormir.

Onde está a barraca

Considere o lugar aonde você montou sua barraca ou colocou seu isolante térmico. Tanto as áreas baixas quanto as altas podem se tornar propícias a ventos frios. Se possível escolha um lugar que esteja protegido do vento.

Arrumando o saco de dormir

Sacuda e afofe seu saco de dormir várias vezes antes de entrar. Isto é super importante para sacos de dormir de pena de ganso que podem levar um tempo para estufar. Alguns fabricantes recomendam colocar os sacos de dormir (sintéticos ou de ganso) numa máquina de secar pois elas ajudarão a inflar o saco e secarão qualquer resíduo de umidade.

Não guarde seu saco de dormir enrolado dentro da capa. Ao invés disso, estique-o ou pendure-o num lugar fresco e seco. Quando você for enrolar o saco para viajar faça-o gentilmente e evite deixar o saco já enrolado dentro de lugares quentes.

Cuidados

Não jogue fora as instruções para cuidados básicos com o saco de dormir. Lembre-se de ler e segui-las corretamente. Já que alguns tecidos e isolantes diferem uns dos outros eles podem pedir cuidados diferentes. Não se recomenda lavar os sacos de dormir, a não ser em casos de extrema necessidade, nestes casos eles podem ser lavados com um detergente suave (você pode comprar produtos especiais de limpeza para sacos de pena de ganso) e recomenda-se lavar a seco, mas lembre-se: somente lave-os em casos de extrema necessidade.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.




TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado e viaja tranquilo. Faça a sua reserva por aqui para nos ajudar.
  • RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Viaje comigo e viva experiências selecionadas. Em pequenos grupos os valores ficam imbatíveis. São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos. Veja as datas, roteiros e valores e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, consultor e influenciador de turismo e empreendedor. CEO do portal Trilhas e Aventuras, também conta suas experiências de viagens pessoais no blog Viagens Possíveis. Especialista em Expedições na Rota das Emoções e Lençóis Maranhenses. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube.

2 Comentários

Deixe um comentário
  1. Bom dia desde ja agradeço pelas dicas sempre ótimas. Estarei fazendo uma caminhada saindo de Maringa MG(Visc. de Mauá) passando por Bocaina de Minas, Franceses, Carvalhos e terminando em Aiuruoca, são cerca de 111 km, vou levar meu labrador de 5 anos comigo. Pode me dar algumas dicas sobre o que levar? Tenho sete dias para fazer esta viagem e é minha primeira viagem do tipo. No momento tenho uma mochilka Deuter 42 futura pro (serve?).
    Obrigado mais uma vez e um grande abraço.
    Casé.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas para iniciantes no camping

Regulando de forma adequada a sua mochila de camping