Dicas pra curtir um final de semana em Paraty – RJ

Reflexos da maré alta em Paraty





Paraty encanta não só pela beleza histórica, com suas construções dos séculos XVIII e XIX, como também, e principalmente, pela sua beleza natural, com suas inúmeras cachoeiras, trilhas e passeios marítimos, onde é possível observar uma grande diversidade de fauna.

Assim, um final de semana é muito pouco para se conhecer toda a cidade, mas tempo suficiente para se encantar e querer voltar muitas outras vezes. Fomos em 2 pessoas, o que diminuiu os custos individuais com veículo e hospedagem em pousada.

Centro Histórico de Paraty

Meu roteiro de 3 dias em Paraty

1º dia – Sexta-feira (Centro Histórico): Como Paraty é uma cidade que fica perto da fronteira entre RJ e SP, em geral, leva-se bastante tempo de viagem. No primeiro dia, chegamos apenas a noite e aproveitamos para andar um pouco pelo centro histórico, conhecer alguns barzinhos e lojas com artesanato local.

Depois de um breve reconhecimento do local, optamos pelo restaurante Bendita’s Restaurante, ambiente bastante harmônico e com um ótimo atendimento. Não é barato, mas também não caro para a região. Gastamos cerca de 150 reais para 2 pessoas, consumindo um bom vinho.

2º dia – Sábado (Passeio de Escuna): Para os preguiçosos, não há problemas dormir um pouco mais, tem passeios de escuna saindo em vários horários desde 9h até depois de 12h, de uma em uma hora. O passeio pode e deve ser comprado diretamente no cais com os valores variando de 25 a 50 reais por pessoa que vai depender do tipo de embarcação, locais de visitação, quantidade de lugares e serviços disponíveis, como: água, café, frutas e wi-fi liberados. Procure saber também informações sobre o almoço (cobrado a parte) para que não haja surpresas.

Fizemos um passeio de escuna com duração de 5 horas e com 4 paradas: Praia da Quita; Praia do Baré; Ilha do Mantimento / Arquipélago Natural; e Lagoa Azul. Não tivemos muita sorte pois a água estava muito turva devido a uma forte ventania que antecedeu o final de semana. O arquipélago natural, por exemplo, não foi de perto como os que já vimos em fotos. Entretanto, o passeio valeu muito a pena.

Ilha do Mantimento
Lagoa Azul
Veleiros no Mar de Paraty

No período da noite, voltamos ao centro histórico, dessa vez ao Restaurante Sarau, também como uma música ao vivo, porém com samba e litrão de cerveja. Ao todo, gastamos cerca de 90 reais para 2 pessoas. Super recomendado também.

3º dia – Domingo (Visitação de cachoeira, alambique e Ilha do Pelado): Como queríamos pegar a estrada ainda de dia e relaxar um pouco antes da viagem de volta, optamos por não fazer o passeio de Jeep. A saber, o passeio de Jeep pareceu muito interessante, íamos fazer o pacote de 9h às 12h por 50 reais (na Paraty-Tour) passando por várias trilhas e cachoeiras da região.

Deste modo, preferimos apenas ir de carro até uma das cachoeiras, conhecida como Cachoeira do Tobogã. Nela, é possível deslizar por uma grande pedra até uma pequena piscina natural. A cachoeira fica a 7km após o trevo principal com direção a Estrada Paraty-Cunha à direita logo após a segunda ponte.

Cachoeira do Tobogã

Além da cachoeira, na mesma proximidade há a Igreja da N.Sra. da Penha, o Marco da Estrada Real e o Alambique Engenho D’Ouro. No pequeno alambique de cachaça é possível fazer degustação gratuita e comprar cachaças, típicas da região, a um preço mais em conta que o centro da cidade.

Marco da Estrada Real
Alambique Engenho D’Ouro

Após esta visitação, fomos a tão recomendada Ilha do Pelado para descansar e almoçar. A ilha fica a uns 25 min de Paraty em direção ao Rio de Janeiro e há placas pouco chamativas na beira da estrada para estacionar. Localizada a 900 metros da costa da Praia de São Gonçalo em Paraty, a ilha possui 4 praias rasas. Como fomos em baixa temporada (final de agosto), a ilha não estava tão cheia de turistas, como li algumas pessoas reclamarem. Achei muito belo o local e super recomendo.

Como na ilha só há 2 bares, achei os custos um pouco altos, mas nada que a beleza do local não fizesse valer a pena. Importante levar dinheiro em espécie. Os custos foram: 10 reais de estacionamento; 2 reais para atravessar um pequeno lago até a praia e mais 15 reais pela travessia de barco até a ilha (Ida e volta por pessoa); Acrescidos de mais cerca de 50 reais de almoço por pessoa.

Vista para a Ilha do Pelado
Ilha do Pelado
Ilha do Pelado

Hospedagem – Ficamos na Pousada Praia Serena com 2 diárias com café da manhã por R$340 para 2 pessoas. Recomendo fortemente a pousada. Quarto apesar de compacto, com a infraestrutura completa, tudo muito limpo. Excelente custo x benefício. Localização em frente à praia com uma ótima vista. De carro, fica a uns 3 minutos do centro, andando seria algo em torno de 20 min. Café da manhã completo. É possível acordar com o som dos pássaros e durante o café da manhã, os proprietários servem banana para os micos. Bem bacana a interação com a natureza.

Algumas dicas antes de ir para Paraty

1) Verificar a previsão do tempo. Quando chove, as ruas Paraty ficam alagadas e as águas podem ficar turvas para os passeios de barco.

2) Não fechei nenhum pacote, mas conheci a loja Paraty Tours, gostei dos preços e da infraestrutura dos Jeeps que vi. Assim, essa agencia pode ser uma boa opção para referência ou até mesmo para selecionar um de seus pacotes.

3) Uma boa referência de pesquisa sobre os Passeios na cidade é o site: www.paraty.com.br e também aqui no Trilhas e Aventuras.

Leia mais sobre Paraty

O que fazer em Paraty
Onde ficar em Paraty
Como chegar em Paraty
Trilhas e passeios de bike em Paraty

Há uma série de outras atividades que podem ser realizadas em Paraty, como: mergulho, passeios de caiaque, bike tours, cavalgadas, arvorismo, tirolesa, rapel, jeep tours e a visitação de outros locais como a Vila de Trindade. Este roteiro é apenas uma das muitas opções que se pode fazer em Paraty. O importante é aproveitar o que há de melhor para cada um. Excelente viagem!

TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Carlos Innecco: Carlos Innecco é engenheiro por formação e nas horas vagas fotógrafo de paisagens, trilheiro e viajante. Atualmente morador de Niterói - RJ. Para mais fotos/vídeos de trilhas, paisagens e viagens, siga meu perfil no IG @inneccophotos

Ver Comentários (9)

  • Boa Tarde,

    Gostamos muito da matéria sobre Paraty feita pelo Carlos.
    Somos da Sou + Bike Paraty, empresa especializada em locação de bikes e cicloturismo ecológico em Paraty. Ficamos localizados na Praia do Jabaquara, aonde o autor do texto ficou.

    Aproveitamos para convidar todos a nos visitar quando passarem aqui por Paraty.

    Se ainda não nos conhecem, abaixo os nossos contatos e redes sociais para que possam saber mais sobre nós.

    Se puderem repassar nossos elogios ao autor do texto, ficaremos muito agradecidos...

    Até...

    Alison Bertone
    Sou + Bike Paraty - Rent a Bike - Cycling Green
    Celular e Whats App: 24 9.9921.0947 ou 24 9.9913.7593
    Praia do Jabaquara - Paraty - RJ - Brasil

    Facebook: facebook.com/soumaisbikep
    Instagram: @soumaisbikeparaty

    • Alison, fico bastante contente pelos elogios. Certamente voltaremos a Paraty em breve e entraremos em contato. Andar de bike por lá com certeza é uma ótima opção.

  • Estou indo para Paraty em dezembro. Felizmente vou ficar mais tempo, até porque quero muito conhecer Trindade. Obrigado pelas dicas.

  • Olá companheiros, a respeito de suas dicas Carlos, são 100% válidas. Conheci Paraty esse ano e a única coisa que difere foi a hospedagem. Preferi algo campal e naturista ao extremo. Fiquei acampado no CCB, porém os passeios foram idênticos. Esse fim de ano passarei em Paraty e com certeza andarei de bike, mas além de andar de bike, gostaria de algo mais radical. Alguma dica?
    Abraços.

    • Fala Diego, que bom que gostou, isso motiva a continuar trazendo bom material pro site!! Não sei o que você considera mais radical.. Mas eu acho que o passeio de Jeep pelas cachoeiras, algumas trilhas e rapel pra fazer por lá podem ser bem radicais.. Eu fui só em uma cachoeira, mas sei que tem inúmeras por lá e pretendo ir em breve pra curtir.. Ou talvez até mesmo um mergulho de cilindro no mar de paraty também deve ser bem intenso e gratificante.

    • Que bom Luiz, boa viagem e boa sorte na escolha. Há inúmeras opções de passeios por lá e todos eles parecem que vale a pena.

Posts Relacionados