in , ,

Estrada Real: um presente da corte portuguesa para o Brasil

Quatro séculos depois de seu nascimento, uma rota que inicialmente tinha o objetivo de facilitar o transporte de ouro, diamante, gado e escravos entre Minas Gerais e Rio de Janeiro, mostra sentido muito mais amplo do que seus “pais” imaginavam. Cheia de prestígio cultural e ecológico, a Estrada Real, construída a mando da corte portuguesa na época em que o Brasil era colônia, há tempos, vem fazendo parte do itinerário de alguns viajantes.

O caminho, que pode ser feito a pé, de bicicleta, a cavalo ou de automóvel (quem escolher a última opção deve saber que alguns trechos são bem complicados) não faz por menos ao se tornar parte obrigatória do roteiro de viagens de ecoturistas, interessados em história e aventureiros. O lugar ficou esquecido assim que perdeu sua função inicial e, por isso, quando ganhou sentido turístico tinha grande parte de seu patrimônio tocado apenas pelo tempo.

dani_estradareal01 dani_estradareal02 dani_estradareal03

Composto por três caminhos principais – Caminho Velho, Caminho Novo e Rota dos Diamantes – a estrada segue seu percurso pelos 1.400 km distribuídos por oito municípios no Rio de Janeiro, sete em São Paulo e 166 em Minas Gerais.

O Caminho Velho ou Caminho do Ouro, que liga Paraty no Rio direto a Ouro Preto em Minas, corta, em São Paulo, Cunha, Guaratinguetá e Cruzeiro e passa por cidades históricas como São João del-Rei e Tiradentes em Minas. Também compõem esse trajeto as cidades do Circuito das Águas.

O Caminho Novo liga o porto e a cidade do Rio de Janeiro a Ouro Preto. Esse trajeto corta Petrópolis (cidade localizada no Rio), Barbacena e Juiz de Fora (essas duas últimas em Minas). Neste trecho da estrada, antes de chegar a Ouro Preto, existe uma cidade chamada Ouro Branco, onde a 2 km de distancia dela está localizada uma reserva ecológica que vale a pena conhecer.

A Rota dos Diamantes liga Ouro Preto a Diamantina, duas cidades em Minas. Este caminho pode levar o viajante a uma das mais belas paisagens naturais do Brasil no Parque Nacional da Serra do Cipó, situado nos municípios de Jaboticatubas, Santana do Riacho, Morro do Pilar e Itambé do Mato Dentro.

dani_estradareal04 dani_estradareal05 dani_estradareal06

Caminho do Sabarabuçu

Este trajeto é recente e constitui-se de uma extensão do Caminho Velho. Ele ainda não foi integrado ao programa turístico da Estrada, mas não deve ser ignorado. Ligando Catas Altas a Ouro Preto, cidades também localizadas em Minas, a mais nova descoberta da Estrada passa pelo Rio das Velhas, localizado em Ouro Preto.

Autor: Daniele Barbosa
E-mail: [email protected]

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.




TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado e viaja tranquilo. Faça a sua reserva por aqui para nos ajudar.
  • RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Viaje comigo e viva experiências selecionadas. Em pequenos grupos os valores ficam imbatíveis. São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos. Veja as datas, roteiros e valores e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Booking.com

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, consultor e influenciador de turismo e empreendedor. CEO do portal Trilhas e Aventuras, também conta suas experiências de viagens pessoais no blog Viagens Possíveis. Especialista em Expedições na Rota das Emoções e Lençóis Maranhenses. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube.

2 Comentários

Deixe um comentário

2 Pings & Trackbacks

  1. Pingback:

  2. Pingback:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ser mochileiro é viajar muito e gastar pouco!

Trilhas e Cachoeiras em Ilhabela – SP