A Grande Travessia do Parque Nacional da Tijuca (PNT), passa pelo setor da Floresta e pelo setor da Serra Carioca. O PNT é o mais visitado do Brasil com cerca de 3 milhões de visitantes por ano, entre brasileiros e estrangeiros de todas as idades. A sua importância vai além do turismo e do lazer, especialistas informam que caso não houvesse o PNT, o Rio de Janeiro teria mais 5 graus de temperatura.
O setor Floresta conhecido como Floresta da Tijuca, é uma importante e grande área de verde bem no coração da cidade do Rio de Janeiro. Neste setor da Floresta há diversos espaços privilegiados de recreação para aproveitar o dia com amigos, família e com as crianças. Além destes, há inúmeras trilhas para todos os públicos.
Já no setor da Serra Carioca, está localizada uma das sete maravilhas do mundo moderno, o Cristo Redentor, no topo do Morro do Corcovado. Além deste monumento, os visitantes podem observar de diversos pontos deste setor o impressionante visual do Rio, como exemplo a Vista Chinesa e Mirante Dona Marta, as Cachoeiras do Horto, as Paineiras e o Parque Lage.
Mais informações: www.parquedatijuca.com.br
A Grande Travessia do Parque Nacional da Tijuca é uma idealização da empresa AVEC Trilhas e para a visitação guiada foi dividida em 3 etapas que podem ser realizadas em 3 dias diferentes não necessariamente nesta ordem. Fiz, até o momento da divulgação desta matéria, apenas a etapa número 1 por completo e partes das etapas 2 e 3, separadamente.
Etapa 1:
– Quilometragem estimada: 16 km
– Trajeto: Praça Afonso Viseu à Trilha dos Bancos à Trilha do Mesquita à Trilha do Caveira à Tijuca-Mirim à Pico da Tijuca à Trilha do Bom Retiro à Cocanha à Cova da Onça à Trilha do Aloísio à Centro de Visitantes à Trilha do Leopoldo à Trilha do Mirante da Cascatinha à Trilha dos Estudantes à Praça Afonso Viseu
Etapa 2:
– Quilometragem estimada: 12 km
– Trajeto: Praça Afonso Viseu à Rua Amado Nervo à Morro Boa Vista à Morro do Queimado à Pedra da Proa à Mesa do Imperador (Pela Estrada até a Vista) à Vista Chinesa à Jequitibá à Cachoeira da Gruta.
Etapa 3:
– Quilometragem estimada: 9 km
– Trajeto: Trilha da Cachoeira da Gruta à Primatas à Mirante da Lagoa à Paineiras à Trilha do Corcovado à Parque Lage.
Dicas e Observações
- Formas de fazer a Grande Travessia: Fiz a primeira etapa com a própria empresa idealizadora, a AVEC Trilhas, e super recomendo pelo conhecimento transmitido (sobre a história local e sobre curiosidades sobre a fauna e flora) e pela segurança de estar com um guia local que sabe onde estamos, o que fazer e para onde ir em caso de emergência.
Mais informações: www.avectrilhas.com.br // (21) 981049307 // avectrilhas@globo.com
Entretanto há também a possibilidade de realizar o trajeto por conta própria e sem custo, visto que o parque não cobra entrada.
- Como chegar: Cada etapa é realizada em uma região. Para a primeira etapa, como o início e o fim é no mesmo local, fui de carro e estacionei na Praça Afonso Viseu, próximo à entrada do Parque no Alto da Boa Vista, onde começou a caminhada. O estacionamento no parque é gratuito. Há também a possibilidade também de ir de ônibus e saltar diretamente na praça.
- O que levar: As trilhas são pesadas pela duração da caminhada, mas não tem desafios técnicos. Assim, recomendo levar pelo menos 3 litros de água por pessoa por etapa e comida como: frutas, barras de proteína, castanha e amendoim. Na primeira etapa, havia alguns pontos com água da cachoeira para repor o estoque, caso tenha interesse de usar, recomendo levar um cloro próprio para tratamento de água da floresta para consumo, disponível em lojas de equipamentos de trilhas e aventuras. Se assim como eu, você gosta de tomar um café com lanche admirando uma bela vista, esta também é uma ótima oportunidade.
- Trajeto da primeira etapa: A localização exata e o caminho da trilha, podem ser vistos através do registro da wikiloc, aplicativo que grava o caminho através do GPS do celular. O aplicativo nem sempre é exato, mas registrou mais de 20 km de caminhada percorridos em cerca de 10 horas com uma altitude mínima de 335 metros (Praça Afonso Viseu) e máxima de 1023 metros (Pico da Tijuca).
Veja o mapa da trilha
http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=11675876
Há uma série de outras trilhas que podem ser realizadas no PNT. A Grande Travessia do Parque Nacional da Tijuca é um grande desafio para os amantes de trilhas e aventuras. Boa caminhada!
Fotos da Travessia do Parque Nacional da Tijuca
TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
- GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.