Um país que chama a atenção do mundo por seu regime político e a relação tensa com os Estados Unidos é Cuba. O destino encanta por sua beleza natural – típica da maioria das ilhotas caribenhas – e gera interesses de curiosos mais interessados por detalhes sobre o socialismo, Fidel Castro, a moeda, o controle sobre a comunicação, o dia a dia da população.
Sejam quaisquer os motivos, o melhor de tudo é que Cuba está logo ali próxima das Bahamas, Haiti, Jamaica e República Dominicana e não faltam oportunidades e personagens para seu registro pessoal. Cuba tem mais de onze milhões de habitantes e uma boa malha rodoviária – cerca de 50.000 km – nas 15 províncias e 11 aeroportos internacionais. Então pense em escrever suas próprias aventuras e desbravar todos os mistérios e encantamentos pelas apaixonantes trilhas de Fidel.
Em todo o território, a revolução cubana é marcada por placas, frases, cartazes nas ruas, bancos de praças, alto de prédios, outdoors e onde menos o visitante imagina poderá encontrar um símbolo do socialismo. A sonoridade de Cuba que influenciou profundamente muitos estilos musicais é outro ingrediente atraente. Lembre-se que para sua aventura ser completa, precisará “mergulhar” pela rumba, mambo, guajira, chá-chá-chá, salsa e merengue.
Cuba é um arco-íris de culturas e cheio de pessoas cultas, amigáveis e interessantes que oferecem as melhores boas-vindas da ilha. Aqui seguem algumas sugestões de cinco cidades: Havana, Pinar del Río, Cienfuegos, Trinidad, Camaguey, além do balneário de Cayo Santa Maria. Veja abaixo nosso guia completo de Cuba.
O que fazer em Cuba?
HAVANA
A capital cubana é um atrativo para os desbravadores da dança, teatro, música, museus, história, arquitetura, vida noturna, praias, religiosidade. Se pretende passear por novas trilhas prepare um calçado resistente, pois são muitas as possibilidades fora dos guias turísticos, especialmente o turismo social. Nos circuitos tradicionais não deixe de aventurar-se por alguns cartões postais como:
Plaza de la Catedral e Plaza de Armas: o templo dedicado a San Cristóbal chama a atenção pelas torres assimétricas e estrutura de pedra em estilo barroco. A Plaza de Armas conta com quiosques charmosos onde é possível deliciar-se com o um mojito, coquetel à base de rum branco, limão, hortelã, açúcar e água tônica;
La Floridita e Bodeguita del Medio: tradicionais bares na capital cubana, são um marco e ótimos espaços para tomar outro drinque ao som de uma guajira e aquela foto clássica deixando assinatura na parede;
Plaza de la Revolución: onde está o monumento a José Martí (mártir da independência da ilha) e duas esculturas vazadas de 30 metros de altura de Camilo Cienfuegos e Che Guevara, com o slogan “Hasta la victoria siempre”;
Malecón: um vestígio conservado que revela a história de Havana. É uma antiga muralha de proteção do mar do Caribe contra invasores;
Capitólio de Habana: próximo à Havana Vieja é uma réplica do homônimo americano, onde já funcionou o parlamento;
Região portuária: onde estão a Plaza Vieja, a Igreja de San Francisco e o Museu do Rum, que conta toda a história da produção da bebida mais tradicional da ilha;
Tropicana: um show obrigatório para quem quer ver um pouco de todos os ritmos cubanos. O renomado, performático e luxuoso cabaré é um show de luzes mesclado às danças, acrobacias e canções animadas.
PINAR DEL RÍO
No lado mais ocidental da ilha, está a província de Pinar del Río. Famosa pelos férteis campos de tabaco e uma impressionante variedade de bens naturais. Na região é possível conhecer:
Las Terrazas: a primeira comunidade sustentável de Cuba é uma referência para os interessados no turismo rural, especialmente pelo cultivo do café moka. Passeios de barco, canoagem, tirolesa são oferecidos aos visitantes. A hospedagem no hotel Moka oferece a experiência da vida rural repensada pelo modo socialista de viver no campo;
Parque Natural Soroa: o parque com um orquidário e jardim botânico oferece passeios e caminhadas pela mata. Lá está a “El Santo”, maior cachoeira de Cuba com uma queda de apenas 22 metros.
CIENFUEGOS
Com a sua herança francesa, é uma cidade com variadas edificações ostentando magníficos detalhes em suas fachadas e conhecida como “Pérola do Sul”. Lá não perca:
Palácio de Valle: referência por sua arquitetura mourisca é um dos símbolos da cidade e exemplo da opulência da época. Com três torres (uma gótica, outra indiana e uma terceira como um minarete árabe) interpreta o amor, a religião e a força;
Centro Histórico: declarado pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade, seu centro histórico lembra outra Cuba pelos centros comerciais, lojas, cinemas e vida comercial mais ativa;
Clube Náutico Cinfuegos: um espaço primoroso para almoçar e para quem quer fazer um passeio pela baía, pescar e mergulhar.
TRINIDAD
A mais famosa das cidades históricas de Cuba e outorgada como Patrimônio Mundial pela UNESCO, em 1988, é uma cidade-museu com um cenário tropical espetacular.
Centro Histórico: Trinidad está localizada na costa sul da Província de Sancti Spíritus e é cheia de casas antigas e ruas de pedra. Em cada esquina é uma foto e uma aventura;
Torre e Fazenda Manaca-Isznaga: na região do Valle de los Ingenios existe um casarão antigo e conservado que foi sede de um aristocrata do século XVIII. O que chama a atenção, de longe, é a torre de 44 metros de altura e construída em 1815.
CAMAGUEY
A maior província de Cuba e sua capital recebem o mesmo nome. A cidade também foi declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO, em 2008, por seu centro histórico estar bastante preservado, remontando ao ano de 1528. Os símbolos de Camaguey são as diversas igrejas e os jarros gigantes de barro, usados antigamente para reter a água da chuva. O labirinto de ruas estreitas, concebido para confundir os piratas invasores, é um detalhe à parte.
CAYO SANTA MARIA
Uma das ilhotas, ou “Cayos”, que vem destacando-se na oferta de atrativos e opções para os visitantes é o Cayo Santa Maria. A área é conhecida pelas suas espetaculares praias de areias brancas e finas, banhadas pelas águas verdes-azuladas e cristalinas do Atlântico. Os recifes de corais oferecem uma enorme riqueza biológica e uma grande diversidade de espécies marinhas. As águas calmas também são perfeitas para praticar pesca em profundidade.
Onde ficar?
Hotel Ambos Mundos: local onde hospedou-se o escritor americano Ernest Hemingway. Ali também morou nos anos 30, antes de passar a morar na casa Finca La Vigía, nos arredores de Havana.
Hotel Nacional de Cuba: construído em 1930 no estilo art déco, pode ser visto de vários pontos de Havana. Tem enormes jardins e piscinas e uma vista de dar inveja do mar do Caribe. Ficar por lá é um mergulho na história.
Hotel Moka: o empreendimento na cidade de Pinar Del Rio oferece a experiência da vida rural repensada pelo modo socialista de viver no campo.
Hotel Playa Cayo Santa Maria: ideal para quem vai ao Cayo Santa Maria. O resort cinco estreles all-inclusive com praia particular tem tudo o que um empreendimento pode oferecer.
Iberostar Grand Hotel Trinidad: um dos hotéis mais premiados do país, o cinco estrelas foi projetado em um casarão bem no centro de Trinidad. Com 40 habitações, é um hotel boutique que atrai muitos turistas, especialmente franceses e alemães.
Onde comer?
El Aljibe: no bairro de classe média de Havana, Miramar, o restaurante é bastante tradicional para quem pretende degustar a comida cubana. Os pratos geralmente consistem em arroz, feijão preto, salada, batata-doce frita, banana frita e frango. Endereço: Calle 7, entre 24 y 26. Tel.: 53 7 2041583.
Bouyon 1825: aconchegante e agradável, o restaurante conta com um preço razoável e está bem próximo da praça principal de Cienfuegos. Endereço: Calle 25, 5605 entre 56 e 58, Casco Histórico.
Los Nardos: localizado dentro da Sociedade Asturiana, próximo do Capitólio é uma ótima opção para quem está no centro histórico de Havana. Oferece o clássico da cozinha cubana. É bastante frequentado e corre-se o risco de encontrar uma fila, mas a aventura gastronômica vale a pena. Endereço: Paseo de Martí. Tel.: 53 7 8632985.
Como chegar?
A Cubana de Aviación (www.cubana.cu) voa todas as quartas-feiras de São Paulo para Havana e a Copa Airlines (www.copaair.com) tem quatro voos diários saindo de São Paulo e com escala na Cidade do Panamá. A empresa panamenha tem saída de mais oito capitais brasileiras. A novidade para 2015 é um voo direto da Cidade do Panamá para Cayo Santa Maria e sem conexões em Havana.
DICAS IMPORTANTES
Visto: pode ser requerido na embaixada de Cuba em Brasília (Endereço: SHIS – QI 05, Conj. 18, Casa 01. Tel.: (61) 3248-4710/ 4215), no consulado cubano, em São Paulo (Rua Cardoso de Almeida, 2115. Tel.: (11) 3873-2800), ou em agências de viagem credenciadas. Além do passaporte válido por no mínimo seis meses, são necessários cópia das passagens aéreas (ida e volta), comprovante de reserva do hotel e formulário preenchido e assinado.
Moeda e Câmbio: Cuba tem duas moedas: o CUC, equivalente a um euro, e o CUP, moeda nacional, que vale bem pouco. A troca pode ser realizada em qualquer banco ou casa de câmbio (Cadecas), a conversão é estatal. Recomenda-se levar euros, pois o dólar é desvalorizado;
Internet: A conexão na ilha existe, mas é bastante limitada e cara. Os hotéis de Havana oferecem acesso, mas o visitante deverá adquirir cartões de uma hora ou trinta minutos. As conexões são lentas. No interior do país, não existe wi-fi.
Lembrancinhas e Presentes: quem pretende comprar recordações da viagem não deve comprar logo na primeira loja que visitar. Pechinchar é um hábito, então pratique! Os principais locais para a compra de suvenires são Habana Vieja (ruas Obispo e Catedral) e o Centro de Artesanato Almacénes San José. O cubano é muito hospitaleiro e gentil. Em alguns espaços e na rua, alguns pedirão lembranças do seu país ou o que estiver levando e/ou portando. Uma dica é levar lembranças típicas, que poderão ser objeto de troca.
Higiene: os produtos de higiene são bem caros para os padrões cubanos. Leve sempre na bolsa ou mochila papel higiênico. Banheiros públicos e até de hotéis costumam não ter. Pastas de dentes e xampus não têm muitas variedades nas lojas ou farmácias.
Comércio: os produtos nos supermercados cubanos são muito limitados e quando chegam esgotam-se rapidamente. Para entrar é preciso guardar bolsas e mochilas e na saída às compras são conferidas com a nota fiscal. O atendimento é precário e alguns produtos são caros.
SERVIÇO
Para informações sobre todos os destinos citados e mais sobre o guia completo de Cuba, visite o site oficial do Ministério de Turismo de Cuba no www.autenticacuba.com
Texto e Fotos por Marcos J. T. Oliveira
TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
- GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.