Nada foi muito planejado, na verdade nada mesmo foi planejado…
Decidimos aproveitar o feriado de Corpus Christi na Ilha Grande (RJ). O primeiro passo foi descobrir uma pousada que ainda tivesse vagas e paralelo a isso descobrir como chegar na ilha.
Achamos o Ilha Inn, um flat a 50mts da praia de Abraão, o que parecia ser interessante já que ficava próximo a restaurantes, lojas e agencias de passeios. Como disse anteriormente, paralelo a isso, também descobrimos que a passagem custaria R$ 5,90 por pessoa (barca que sai de Mangaratiba). O tempo é de 80 minutos e este preço era somente de segunda à sexta.
Todos dormimos cedo para poder sair bem cedo da Barra da Tijuca (Rio de Janeiro). Às 5:20h já estávamos na estrada. E que estrada boa!!! Pegamos rumo ao Recreio dos Bandeirantes. As placas logo vieram indicando que estávamos no rumo certo, ou seja ANGRA DOS REIS. Após o Recreio subimos uma serra e andamos… andamos… aliás… rodamos né.. já que era de carro!!!
Finalmente civilização! Era Santa Cruz. Subimos o viaduto que passava por cima da linha do trem e continuamos em frente. Logo viria a tão esperada Placa: ANGRA!
Não sei quantos quilômetros à frente saímos na Av Brasil. É aí que mora o perigo!!! Saímos em direção ao centro do Rio, ou seja, por um vacilo e uma placa mal colocada quase voltamos tudo que andamos… Retorno feito, agora sim… rumo de… de.. Mangaratiba!!! Isso, finalmente uma placa de Mangaratiba!!!!
Ah faltou dizer que saímos de madrugada, ou seja, ainda era noite… mas tudo muito bem sinalizado e, acredite.. ILUMINADO!!! Que estrada boa!
Enfim chegamos a Mangaratiba. Aqui outro cuidado. Na estrada a sinalização para entrar em Mangaratiba não é boa. Não é uma daquelas placas verdes com letras brancas que estamos acostumados e procuramos. É uma placa retangular na sua forma vertical, com tom de azul e letras brancas ou amareladas… quase passamos direto. Assim que se entra, andam-se uns 10 minutos e logo você está no local das barcas.
Se você está de carro, vai precisar de um estacionamento. Eu indico um que é fechado por um muro e fica bem em frente à delegacia. Bem em frente mesmo!!! Não achou? Fique em frente a delegacia e olhe para frente! Estacionamento do Cláudio! Sim, não faço idéia de quem seja Cláudio, mas era o que estava escrito. 10 reais por dia. Vale a pena!
Compramos o ingresso, viagem tranqüila. A barca sai pontualmente às 8h, não chegue atrasado! Ela sai e você fica!
Não vi se realmente leva-se 80 minutos para chegar.. mas foi tranqüilo. Ipod no ouvido e pronto. Nem notei!
Apesar de 200 pessoas nos oferecerem passeios e pousadas, nós decidimos ficar em terra firme e descansar. Andar um pouco à pé talvez.
Andamos até um antigo presídio que foi desativado em 1930! Interessante. Nada demais. Na verdade a paisagem me lembrava um pouco Paquetá.. com aquelas amendoeiras…
Almoçamos e dormimos. À noite fomos conhecer a vida noturna bem morna da ilha. Mas as carrocinhas de doces espalhadas pelas ruas… hummmm que delicia!!!! Não havia nada demais, uma banda de alguma coisa iria se apresentar… mas a julgar pelo som utilizado.. não era coisa grande.
Em frente ao Flat que estávamos tinha uma “agencia” que oferece passeios. Resolvemos não perder muito tempo procurando e compramos um que iria o mais longe possível até a Gruta da Caiada.
Fomos dormir cedo, acho que por volta das 22:30h. Acordamos para o café bem bacana do Flat. Simples mas bacana. Nescau, bolos, leite frio e quente, frutas.. coisas salgadas que não consegui identificar.. algo como bolos salgados.. hehe gostoso!
O passeio iria sair às 9:30h mas saiu às 10h!
Primeira dica: informe-se sobre tudo do passeio. Eu não fiz isso e me dei mal. Continuando..
Primeiro que para chegar à gruta leva-se 2 horas. Isso não seria problema se alguém no barco falasse algo durante esse tempo. Mas nada. 2 horas ouvindo apenas o som do mar! Chato pacas! Chegando lá descobrimos que para entrar na gruta tem que se pagar 10 reais! Um absurdo! Não tem qualquer infra-estrutura! Nem lanterna que é fundamental… Outra coisa, quem entrou disse que é muito pequeno, apertado, escuro. Você sai todo sujo e alguns saíram ralados. Disseram que era bonito mas apertado demais e que não sabiam se realmente valeu a pena. Eu que decidi ficar, acabei ficando em uma pedra já que o barco ficou mais longe… acho que éramos uns 20 que decidimos não entrar. Ficamos ali na pedra já que não havia praia.
1 hora depois de chegar começamos a partir para a próxima parada. Entenda…já passavam do meio dia. Alguém falou em almoço? Nada!
Paramos na Lagoa verde, lugar lindo! Água fria pra caramba, mas acabei caindo! Muitas estrelas do mar.
Atenção agora!
Eu mergulho um pouco e aprendi que não se toca em nada do que está vivo. As pessoas pegavam as estrelas do mar e as retiravam da água para fazer fotos! Isso me dava um ódio terrível! Ninguém falava nada! Era absurdo! Lembrei-me do povo de Noronha que daria porrada no turista que fizesse isso por lá! Uma mulher pegou (!!!) um cavalo marinho e dizia… “corre néemmm… tira uma foto. Ele ta se mexendo… acho que não ta gostando…” – Ela ainda acha…
* (néemm – carioquês de favela que quer dizer neném ou qualquer coisa carinhosa – cruzes!)
Acabado o espetáculo grotesco seguimos para uma outra praia.. acho que a do “Marinheiro”. Sentia frio e fome e decidi não mergulhar. Já eram mais de 15:30h e nada de falar de comida. Derrepente a tripulação coloca algumas frutas que são devoradas instantaneamente! Somos agora informados que vamos para o nosso almoço. Isso!! Chegamos lá às 16:30h. Fui comer às 17h!! Almoço??????????
Saímos de lá por volta das 17:45h. já anoitecia.
Frio, muito frio! O pessoal da agencia poderia ter avisado que eu deveria levar casaco. O frio é cortante à noite! Enfim chegamos! Ahhhhh essa vale contar… o cara do barco começou a mostrar para uma pessoa .. olha… ali era a casa da Xuxa.. ela vendeu para o Abílio Diniz… Ali é a praia tal.. alí a Ana Maria Braga deixou deu barco ancorado por 2 dias…
Custava ele dizer isso na ida que pediríamos ver alguma coisa, já que estava de dia? De noite você só conseguia ver as luzes das casas e muiiito longe!!!
Chegamos às 19h. Tava com frio, dor de garganta. Fui direto para o chuveiro? Nada..fui direto para a barraquinha de doce.. poxa, já tinha me ferrado todo, agora queria encher a cara de quindim!!! Ta certo, após deixar minha barriga feliz, fui para o chuveiro. Quente, bem quente!
Você acha que acabou? Chuveiro ligado e pummmm caiu a energia! Uma, duas, três vezes. Na ultima já sai correndo e eu mesmo liguei. Agora sim o meu banho…. demorado, quente…
Após me dar de presente um banho perfeito, descobri que haveria um barco saindo às 13h para Mangaratiba… também descobri que custaria menos que a barca.. no fim de semana ela custa 15,00 e o barco 10!!!
Acordamos mais tarde um pouco, acho que por volta das 9h da manhã. Tomamos café e fomos dar um passeio agora para o lado direito da vila de Abraão. Nada muito interessante. Água muito fria. Fiquei na areia e fiz algumas fotos. Voltamos, pegamos o barco e…
Acha que acabou???
O carro não queria pegar!!!! De jeito nenhum!!! Um rapaz que toma conta do estacionamento deu uma mão e descobriu que raspando os contatos sujos do distribuidor o carro poderia pegar. E não é que funcionou?
Voltamos ao Rio com a vontade de conhecer Lopes Mendes.. o outro passeio que nos foi oferecido… praia aberta para o continente… é… da próxima vez… quem sabe…
Até o retorno!!!
Autor: Léo Carioca
E-mail: djleocarioca@gmail.com
Site: http://www.djleo.com.br
TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
- GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.