Sábado de muito sol e céu azulzíssimo e já estávamos cedo no Jardim Botânico do Rio de Janeiro para conhecermos o Projeto Rio Natureza. Fomos recebidos com um excêntrico café da manhã, pois a proposta era misturar um café da manhã tradicional com um executivo coffee-break (foto 1). As fotos numeradas estão no fim desta matéria.
Seguimos então para a visita, iniciando pelo Cactário. (Fotos 2 e 3). Lá, conhecemos o biólogo Ricardo que esteve à disposição todo o tempo para tirar dúvidas a respeito das estrelas botânicas presentes no cactário que são os cactos e as suculentas. Ricardo explicou também que o Projeto Rio Natureza está entregue à Brasil Kirin para que a empresa implante melhorias e promova divulgações do Complexo do Cactário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, que inclui o Cactário e o Jardim Sensorial.
Aproveite para procurar por hotéis e pousadas próximos ao Jardim Botânico
Os visitantes são informados que o cactário do Jardim Botânico possui cactos da África (foto 4 e canto direito da Foto 5), da restinga brasileira, da caatinga brasileira (respectivamente centro e canto esquerdo da Foto 5) e do México (canto esquerdo da Foto 6).
Como melhorias, a Brasil Kirin reformou completamente o lago do cactário (presente em quase todas as fotos) e construiu os Novos Mundos (Fotos 7 e 8), como foram chamadas as pequenas estufas repletas de cactos e suculentas, porém sem preocupação com catalogação e classificação das espécies. São apenas espaços ornamentais.
A empresa também implementou uma melhoria no mirante do cactário, onde é possível admirar do alto todo esse lindo pedaço do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. (Fotos 9 e 10)
Outro evento curioso que vem acontecendo no cactário é a Oficina de Cactos. Esse evento consiste em ensinar às pessoas da comunidade a plantar, fazer mudas e cuidar dessas espécies vegetais. (Foto 11: à esquerda, o Ricardo, e à direita, o Pedro, ambos biólogos especialistas em cactos e suculentas). Para se inscrever na oficina, basta procurar a recepção do Jardim Botânico e solicitar o credenciamento. Na parte prática, os interessados plantam uma espécie de livre escolha e podem levar pra casa.
Após, a visita ao Cactário, visitamos o Jardim Sensorial, onde os convidados são incentivados a descobrir qual são as espécies, mas não se pode ver, somente cheirar e sentir a textura. Para isso, os visitantes devem vendar seus olhos na entrada. O Jardim Sensorial possui espécies como orégano, manjericão, gengibre, hortelã, salsa e melissa. (Foto 12)
Galeria de Fotos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Enfim, esperamos que o Jardim Botânico do Rio de Janeiro e a Brasil Kirin tirem o máximo de proveito dessa parceria e consigam deixar nosso famoso Jardim Botânico ainda mais verde e florido.
Por Márcio e Gilson
*Fomos convidados pela Brasil Kirin para conhecer o Projeto Rio Natureza. Muito obrigado.
TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
- GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.