O que sua cidade pode oferecer de Ecoturismo? Você já pensou nisso?
Pra quem leu minha última história sabe que sou de Campos dos Goytacazes – RJ, porém não falei sobre qualquer aventura na minha terrinha, mas sobre a terceira e louca aventura no Pico da Bandeira.
Continuarei a colocar aqui a maioria de minhas aventuras, seja onde for, mas quero também aproveitar o espaço para divulgar, mesmo que de forma bem amadora, as belezas de minha cidade. Infelizmente o potencial turístico de Campos evolui a passos de formiga… por isso peço licença ao pessoal da T&A para essa ajudinha.
Um pouco sobre Campos dos Goytacazes:
As terras (imensa planície) dos índios goitacás começaram a ser colonizadas pelos portugueses em 1627, com a chegada dos “Sete Capitães”. Pertenceu à Capitania de São Tomé e se tornou, cinqüenta anos depois, no dia 29 de maio, a Vila de São Salvador dos Campos. Foi elevada à categoria de Cidade em 28 de março de 1835. Em 1883, Campos foi o primeiro município do Brasil a ter iluminação pública, com energia proveniente de uma máquina a vapor.
Hoje, com quase 500 mil habitantes, é o maior município do interior do Rio de Janeiro, fica as margens do Rio Paraíba do Sul e considerada a Capital do Petróleo, pois 80% da produção de nosso país sai da Bacia de Campos. No passado, o açúcar movimentava nossa economia, ficando entre os maiores produtores do Brasil.
Outros destaques
– Tradição nos Doces: chuvisco, suspiro, goiabada.
– Pessoas Ilustres: Eu (tô brincando :)), José do Patrocínio, Benta Pereira, Nilo Peçanha, Valdir Pereira (Didi “O Príncipe Etíope da Folha Seca”)… coeh galera, pesquisem no Google!!
A Aventura no Morro do Rato:
As fronteiras de Campos guardam para o turista surpresas que vão das montanhas da Serra do Mar, que abrigam reserva da Mata Atlântica, com rios e cachoeiras de águas transparentes, rica fauna e flora, até o mar com nossa única praia – Farol de São Thomé.
Eu poderia começar falando do Parque Estadual do Desengano (Região do Imbé), ou de Rio Preto, Pedra Lisa, Lagoa de Cima, Lagoa Feia (nem sei o por quê desse nome!!!), todos pontos turísticos conhecidos, mas decidi começar por um ponto de aventuras radicais que, infelizmente, não é sequer mencionado no Booktour distribuído pela Secretaria de Turismo: MORRO DO ITAÓCA… e é o local de aventuras radicais mais próximo da cidade, aproximadamente 17 km.
O Morro do Itaóca, conhecido também como Morro do Rato, está localizado no Maciço do Itaóca, distrito de Ibitioca, que possui 7 elevações (como os Picos da Andorinha e Pedra Negra) e seu ponto culminante atinge 414m.
O local é utilizado pelas emissoras de rádio e televisão como ponto de abrangência local pela altitude para localização dos transmissores e suas antenas. A Embratel também mantém no morro uma base com torres, antenas parabólicas e estações repetidoras de sinais de telecomunicações.
Os esporte lá praticados são variados: Trekking, Mountain Bike, Down Hill Vôo-Livre (Parapente e Asa-Delta).
Nuca consegui chegar ao topo pedalando, arrisquei algumas vezes mas o joelho não ajuda muito, o que me levou a conhecer algumas trilhas nos arredores do morro.
Domingo passado Eu, Douglas e João Carlos decidimos realizar um Trekking pelo morro. Chegamos por volta das 9:30 no lado Norte e a galera do Down Hill já estava em peso. Uma Pick-up já estava a postos para levar novamente o pessoal ao topo para mais uma descida, o que se repete por várias vezes. Diversos carros já estavam estacionados no canto da estrada de terra, onde também paramos o do Douglas.
Após o alongamento e arrumar as mochilas e o material, iniciamos a subida.
Nosso propósito era mapear o local, conhecer aos poucos, descobrir algumas trilhas lá em cima, descobrir outras para descida, tirar fotos e, até inevitável, apreciar a bela visão de nossa Planície.
No caminho encontramos uma fenda entre duas enormes pedras. Geral curioso, entramos e caminhamos até o final, onde tínhamos duas opções: contorno numa das pedras retornando para a estrada; a outra, uma pequena entrada que dava num pequeno salão. Como estávamos com poucos equipamentos, não resolvemos arriscar… ficou pra próxima verificar aquela pequena gruta.
Descansamos um pouco próximo a primeira torre, onde se inicia a descida do DownHill. Mais alguns metros, ajudamos uma galera com problemas no Jeep… doideira, o que deu problema desceu rapido e bateu no de trás… mas foi só um susto e uns faroletes quebrados.
Enfim, o topo… e que vista… panorâmica!!! Do alto podemos ver Lagoa de Cima, a cidade de Campos, a Lagoa Feia, o distrito de Ibitioca as margens da BR-101, os Rios Ururaí e Paraíba do Sul. Era o momento para descançarmos, beber água e comer frutas.
Após o descanso, mais fotos e iniciamos um trekking pra dentro da mata. Lá encontramos diversas opções de trilhas, fizemos diversas anotações… arriscamos algumas opções. Porém o tempo passou muito rápido e precisávamos voltar, o João tinha compromisso.
Na saída da mata a galera do Vôo Livre estava na Rampa Sul (tem ainda a Norte). Foi um espetáculo a parte: durante 15 min presenciamos abortagem de vôo, espera pelo vento, decolagem… arrepia de ver!
A descida foi bem mais rápida, descemos pela trilha da galera do DownHill, aproveitando que já tinham partido. E que trilha, pudemos ver o que a galera enfrenta. A adrenalina deve ir a 1000!!! É d+ mesmo… informações falam que está é uma das 10 melhores trilhas de Down Hill do Brasil!!!!
Chegamos ao fim com o gostinho de “quero mais”, e tem muito mais mesmo. O Morro do Rato oferece todo tipo de aventura. Nossa missão: só foi o começo… ainda há muito pra explorar e divulgar, claro.
Bons Ventos e até a próxima!!!!
Autor: Thiago Suisso
E-mail: [email protected]
TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado e viaja tranquilo. Faça a sua reserva por aqui para nos ajudar.
- RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Viaje comigo e viva experiências selecionadas. Em pequenos grupos os valores ficam imbatíveis. São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos. Veja as datas, roteiros e valores e vamos viajar juntos.
Valeu conterrâneo. Parabéns pela iniciativa.
Uma pergunta, aliás, algumas:
– Nessa trilha, Morro do Rato, qual o melhor jeito de chegar? Pelo mesmo caminho de Lagoa de Cima?
– infra por lá, tem alguma? Pretendo ir daqui a pouco, sábado cedo e queria levar filhas e netinha de 2 anos. Tranquilo?
– Segurança? Tranquilo?
– Dá para correr? Minha filha é corredora de trilhas, 10, 20, 50 km, compete, lá no sul, onde moro desde 1977. Pessoal prática corrida lá também?
Bem , o que puder responder, agradeço e mais uma vez, parabéns. Vou divulgar seu trabalho. Adoro viajar e faço também muitas trilhas além de competir , natação, em travessias em lagoas, mar aberto. Ex nadador do C R Saldanha da Gama, em forma, graças a Deus!
Bom dia Thiago! Eu me chamo ione, sou sobrevivencialista e prático Bushcraft, eu respeito e amo muito a natureza, gosto de acampar, estou morando em Campos a 3 anos, meu país são naturais daki, eu gostaria de saber como faço para visitar o morro do Itaoca de ônibus, como eu chego lá, se puder me ajudar eu agradeço, obrigada, att ione