Você já se imaginou caminhando por uma tábua de madeira de aproximadamente 30 centímetros de largura, à uma altura de 2160 metros do chão, em uma montanha na China com uma temperatura no topo de 10 graus negativos?! Pois bem, foi isso que eu e minha namorada Victoria fizemos no Mount Huashan em uma de nossas trips enfrentando a trilha mais perigosa do mundo.
Tudo começou quando eu estava pesquisando no Google os “selfies” mais perigosos do mundo, e de repente me deparei com uma foto dessa trilha muito bizarra. Logo que vi que a trilha era localizada na China e nós já estávamos com passagens compradas para lá, foi só eu ligar para a Victória, contar sobre a trilha, que ela já topou na hora!
Como chegar:
A montanha fica localizada na cidade de Huayin na província de Shaanxi, 120 Km de Xi’an, para se ter uma noção melhor da localização, são 1000 km de distância de Pequim, capital da China.
Para chegar até lá você pode pegar um trem Pequim – Xi’an, a viagem dura por volta de 15 horas. Ou também ir de avião, porem é bem mais caro.
Como nós estávamos em Tokyo no Japão, o único jeito era pegar um voo direto para Xi’an com a CIA Spring Airlines.
Para chegar na trilha saindo de Xi’an, basta pegar um metro até a estação central da cidade (Xian North Railway). Na estação central, pegue um trem para Huashan North Station, por volta de 40 minutos de viagem. Chegando em Huashan North, pegue um Tuk Tuk até a entrada do parque.
Preço da entrada:
Março até Novembro: CNY 180;
Dezembro até final de Fevereiro: CNY 100;
Os tickets são válidos por 2 dias.
Teleférico:
O teleférico em si já é uma aventura e tanto. A estrutura do local é impressionante. A viagem até o topo são 4.211 metros e demora por volta de 20 minutos.
Horário de funcionamento:
Março até Novembro: 07:00-19:00
Dezembro até final de Fevereiro: 09:00 – 17:00
Preparação para a trilha:
Para fazer a trilha é aconselhável alugar os equipamentos de segurança, pode parecer óbvio falar isso mas tem gente que não usa, e também ninguém irá te forcar a usá-los. Deve ser por isso que ocorrem 100 mortes por ano nessa trilha (esses são dados não-chineses das mortes, pois eles não divulgam nada sobre acidentes por lá, deve ser para não afastar nenhum turista).
Para alugar os equipamentos de segurança basta pagar $5,00. E também pode deixar as mochilas no local, no chão mesmo, não tem perigo de roubo. Pelo menos não aconteceu nada com nossas coisas.
A trilha:
Após deixar nossas coisas, alugar os equipamentos de segurança e pegar nossas câmeras, estávamos prontos para começar a trilha mais perigosa do mundo!
O começo é tenso, quer dizer, o caminho todo né. Mas para começar a trilha a pessoa desce por uma escada de 90º, são pedaços de ferro cravados nas pedras.
Logo depois tem um caminho bem estreito sobre a rocha, como se pode ver na imagem de capa nesta matéria (clique para visualizar em tela cheia).
E depois que passa o caminho de pedra, chega na parte que são somente tábuas cravadas na parede da rocha, as tábuas de madeira têm por volta de 30 cm de largura. Qualquer erro ali é fatal!
Outro detalhe, a trilha é mão e contramão, quer dizer que, não basta ser apenas de 30 cm, se uma pessoa está voltando você tem que deixar ela passar e ficar atrás dela.
Essa parte foi a pior na minha opinião, no vídeo no final desse texto tem uma parte que mostra essa façanha.
+ Pesquise preços de mochilas de viagem com até 50% desconto
Onde se hospedar:
Ficamos hospedados em um hostel na cidade de Xi’an, a cidade conta com um grande número de hotéis e restaurantes, já foi inclusive a antiga capital da China.
Conclusão:
Se você é apaixonado por aventuras e desafios como nós, tenho certeza que irá se apaixonar por essa trilha e curtir ao máximo essa emoção de estar à 2160 metros de altitude preso somente por uma corda.
A melhor época para visitar é de Abril à Outubro. Nós fomos em Janeiro, estava muito frio mas isso não atrapalhou nem um pouco nossa aventura.
Assista o vídeo que fizemos lá no Mount Huashan
TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
- GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.
Ver Comentários (6)
Gelei só de ler, Leo! HAHAH (olha a intimidade! HAHAH)
Oi Leonardo!!
Que bom encontrar teu relato, adorei!!
Estamos indo em duas semanas!
Tu lembra quanto tempo demorou?
Digo, que horas precisa pegar o trem em Xian?
E que hora se consegue voltar para Xian?
Muito obrigada!!!
Uhhhh deve valer muito a pena conhecer a sensação de estar nesse lugar! Visual incrível das montanhas!
Parabéns garoto! Poucos tem essa coragem qvcs teve.
Verdade Renato! ;)
Relato incrível, muito obrigado! Estou indo agora em Março para China, estarei em Xian e pretendo fazer essa trilha. Me diz uma coisa, na estação Xian North Railway é tranquilo pegar o ônibus até o Monte Huashan? Subindo o teleférico já estarei na montanha para se fazer a trilha ou existem várias montanhas no parque, como é? E para voltar para Xian, é tranquilo? Muito obrigado.