in

O que é Canyoning?

Esse esporte envolve tudo que diz respeito à exploração do ambiente dos canyons e rios. Mas a idéia que se tem quando falamos em canyoning é a de uma espécie alpinismo praticado em cachoeiras, conhecido também como “cascading” e bastante praticado no Brasil.

O conceito e premissas do Canyonismo é o de ser uma atividade de baixo impacto no convívio com o ambiente natural e interferir o mínimo possível nesses locais.

A falta de técnica, equipamentos e principalmente o despreparo do grupo podem levar a sérios riscos. A má avaliação de uma situação e a escolha incorreta do equipamento podem bloquear um esportista sob uma queda d’água e conseqüentemente levá-lo à morte. Os riscos são vários: desde quedas de pedras sobre os praticantes, até o risco de afogamento em águas brancas.

Todas as regiões e “chapadas” onde nascem os rios mais acidentados servem de palco para o Canyoning. No Brasil os locais mais conhecidos para essa prática são: a Chapada da Diamantina (BA), Chapada dos Veadeiros (GO), as escarpas da Serra do Mar em São Paulo e Paraná e os grandes canyons da Serra Geral entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Os grupos e associações começaram a surgir recentemente no Brasil e ainda não contam com força suficiente para a formação de uma federação, passo importante para a padronização das técnicas e procedimentos de segurança.

As empresas que mais apóiam a prática desse esporte são as fabricantes de equipamentos como: a francesa – PETZL; a italiana – CAMP; e a inglesa especializada na confecção de roupas de neoprene – GUL.

O Esporte

O canyoning é de origem franco-espanhola. Surgiu no final da década de 70 através das modernas técnicas de exploração “vertical” e do desenvolvimento dos esportes de “águas brancas”, como rafting e canoagem.

No Brasil, teve início em 1990, através de espeleólogos que mais tarde passaram a se chamar “Grupo H2Omem”, e que acabaram se tornando a maior referência dessa prática no país. Em 10 anos de atuação, o “H2Omem” cadastrou mais de 2 mil cachoeiras, através da exploração de dezenas de rios em garganta em 12 estados brasileiros.

As competições são recentes e as regras se baseiam em critérios de regularidade e não velocidade. O trabalho em equipe e a desenvoltura dos participantes também são pontuados. As principais competições de Canyoning foram realizadas em 1992 e 1993 nos Pirineus (Espanha) e na Ilha da Reunião, uma possessão francesa na costa africana do Índico, em 1995. No Brasil, foi realizada uma competição de Cascading em Minas Gerais, em 1998.

Em função das condições geográficas e climáticas bastante propícias – relevo variadíssimo e temperaturas amenas o ano todo -, atualmente o Brasil está entre os 10 maiores praticantes de canyoning do mundo. Porém, aqui o canyoning não é reconhecido como atividade esportiva e sim recreativa. Nos últimos três anos, com a importação e venda regular de equipamentos específicos, o canyoning deixou de ser exótico para figurar como uma das atividades mais procuradas para diversão e lazer, o que nos coloca entre os maiores consumidores mundiais dos produtos destinados à prática.

A História do Canyoning

A origem do canyonismo remonta ao início do século com as expedições de Edouard Alfred Martel, célebre explorador francês, hidrogeólogo, contratado pelo governo da França para explorar canyons, gargantas e cavernas no maciço dos Pirineus entre a França e Espanha.

Em função de sua atividade, Martel acabou desenvolvendo técnicas de canyoning e conseqüentemente, sendo o precursor do esporte. Existem outros nomes ligados à atividade, mas Martel é o mais notório, porque disciplinou essa atividade, deu um nome e criou uma nova ciência: a espeleologia.

O canyoning tem cerca de 30 anos como esporte, desmembrado da espeleologia (estudo e exploração das cavidades naturais do solo, como grutas, cavernas, fontes, etc.), mas estudos sobre sua história, um esporte novo mesmo na Europa, continuam sendo feitos.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.




TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado e viaja tranquilo. Faça a sua reserva por aqui para nos ajudar.
  • RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Viaje comigo e viva experiências selecionadas. Em pequenos grupos os valores ficam imbatíveis. São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos. Veja as datas, roteiros e valores e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Booking.com

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, consultor e influenciador de turismo e empreendedor. CEO do portal Trilhas e Aventuras, também conta suas experiências de viagens pessoais no blog Viagens Possíveis. Especialista em Expedições na Rota das Emoções e Lençóis Maranhenses. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube.

3 Comentários

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem pode praticar o Canyoning

Técnicas e manobras nos Canyons