“Distrito de Santana do Riacho, a Lapinha da Serra está localizada na região da Serra do Cipó e faz parte da APA (Área de Preservação Ambiental) Morro da Pedreira, cinturão de proteção do Parque Nacional da Serra do Cipó. Integra o circuito da Estrada Real e está a 143 Km de Belo Horizonte. Na década de 80 surgiram os primeiros turistas (mochileiros) que passavam por lá para seguir até a Cachoeira do Tabuleiro em Conceição do Mato Dentro. No início da década de 90 o número de turistas já era considerável, aumentando ainda mais em 1999 quando foi aberta a estrada que liga Santana do Riacho à Lapinha, onde antes era praticamente impossível o tráfego de automóveis comuns. Desde então começaram a aparecer os primeiros problemas, como turistas acampando nas nascentes, às margens da represa, das cachoeiras e dos rios, deixando lixo, desordem e depredação ao meio ambiente. Assim, os moradores sentiram a necessidade de se organizarem para discutir e tentar resolver tais problemas. Hoje não é mais permitido o acampamento nas nascentes, áreas de coleta de água, áreas públicas, facilitando a solução de vários problemas da comunidade.” (Fonte: Guia Lapinha).
Então, esse é um pequeno resumo a respeito do lugar onde fiquei alguns dias nessa cidade próxima a Serra do Cipó. Hoje deparamos com uma infinidade de locais para hospedar, de pousadas a casas enormes e bem estruturadas! Veja as nossas dicas de o que fazer em Lapinha da Serra.
Onde ficar em Lapinha da Serra
Para a galera que curte acampar, cuidado! Não é só chegar e montar a barraca não! Tem áreas próprias para isso, campings particulares com toda infraestrutura. O serviço prestado depende do proprietário, alguns incluem refeições nos valores!!! Vale a pena conferir.
Eu fiquei em uma cabana, sim, uma cabana. Para 2 pessoas, pertence a “Casas da Serra“. Entre no site e confiram preços e condições de reserva e pagamento! Passei pelo centro do vilarejo, e após 10 minutos de carro, eu estava no terreno que fica a cabana.
Tem uma portaria, uma casa maior (para alugar também), a casa do caseiro, e descendo um pouco, tem um local para parar o carro. A partir dali uma caminhada de 50 metros para chegar a cabana! Já se observa a privacidade do local, e até mesmo o certo isolamento tão necessitado para quem vive na cidade! Eu queria isso!
O caseiro ajuda a levar as coisas para a cabana… alimentos, malas, etc. A cabana é toda estruturada! Cozinha equipada para suprir praticamente todas necessidades! Claro, você precisa levar alimentos e água potável! A cabana é feita de madeira e alvenaria. Comporta confortavelmente 2 pessoas e toooooooda bagagem! E olha que eu levo muita coisa mesmo!
A localização é única! Vale salientar que é cercada de árvores nativas, em total harmonia com o meio ambiente. A noite a sensação é de que está realmente estamos em um acampamento de luxo. Uma parede quase toda de vidro na cozinha da cabana dá a impressão que estamos no meio das árvores! A vista da serra, juntamente com o céu estrelado é maravilhosa!
O que fazer em Lapinha da Serra
Cerca de 50 metros da cabana fica a Lagoa da Lapinha. Uma pequena trilha leva a um deck flutuante, onde ficam canoas canadenses e caiaques a disposição dos hóspedes! (Favor conferir condições para cada casa/cabana).
Para quem curte esse tipo de atividade é uma boa, pois pode ir remando e parando em alguns pontos para fotografar, descer, se banhar, etc. São lagos interligados, dá pra sair de manhã e voltar à tarde! Só tome cuidado com as capivaras, sim, uma quase pulou em cima do meu caiaque, hahahaha! Ela se assustou com minha aproximação, eu não havia visto ela em meio a vegetação, perto de uma pedreira. A fauna local é rica e preservada!
Aos amantes do pedal também é um excelente destino. Com trilhas e estradões de terra, a região atrai vários amantes do MTB! Claro que levei minha bike e rodei alguns km pelo local. Paisagens maravilhosas, uma natureza viva e deslumbrante! No centrinho do vilarejo tem algumas lojinhas que alugam bicicletas, canoas, etc. Além de fecharem passeios a cachoeiras e outros atrativos, com guias! Vale a pena conferir!
Já que entrei no quesito comércio local, vou listar algumas dificuldades. Me preparei para não precisar comprar nada nos dias que eu estivesse lá. Mas quando chegou sexta-feira, quis comer algo diferente, e fui ao centro na hora do almoço. Encontrei a maioria dos comércios fechados, e os que estavam abertos não serviam almoço. Por que? Porque não tem demanda…! Isso é ruim? No meu caso não, voltei e fiz almoço em casa (cabana).
Essa questão do comércio local é interessante para vocês terem ideia do quanto ainda é primário o turismo no local. Para quem procura um ambiente bem preservado, nativos vivendo como se o tempo tivesse parado, em sua forma positiva, uma natureza em total harmonia, Lapinha da Serra é o local.
Quem animar caminhar mais um pouco tem uma infinidade de cachoeiras, algumas em áreas particulares, geralmente paga-se uma taxa de entrada, para auxílio na preservação e estrutura local. Levar sempre dinheiro…!
Lapinha da Serra tem muito mais…
Para os mais aventureiros têm o Pico do Breu e o Pico da Lapinha, onde guias locais conduzem os visitantes para ver o pôr do sol, que é único! Uma vez que o lugarejo fica na parte baixa, o pôr do sol só é visto de maneira espetacular quando nesses picos.
Caso não queiram contratar guias, baixe trajeto na internet e siga a trilha, que é bem sinalizada. Não esqueça dos equipamentos de segurança!!!
Além de tudo isso, ainda tem a travessia Lapinha x Tabuleiro, uma das mais famosas do Brasil! Pode ser feita em quantos dias você quiser, a pé ou de bike! Vários mapas com informações a respeito desse trajeto são encontrados facilmente na internet.
Ufa… isso tudo em um só lugar! Alguma duvida do quanto esse lugar é bacana e merece a sua visita? Você não vai ficar parado com o tanto de coisa pra fazer em Lapinha da Serra. Deixe suas sugestões, críticas, dicas e comentários logo abaixo, será um prazer conversar contigo.
TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
- GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.
Ver Comentários (5)
BOA TARDE!!
Que lugar lindo!
Eu acessei o link "casas da serra" e me encaminhou para o site da Booking.
É isso mesmo?!
Oi Flávia, é isso mesmo. Para que vocês possam ver mais fotos da pousada e reservar pelo site mesmo. Super prático. ;)
Olá! Estive lá nesse feriado de Corpus Christi e realmente o lugar é muito bonito. Os locais são extremamente acolhedores. Fiz a trilha para a Cachoeira do Lajeado de 14 km (ida e volta) em um dia no outro fiz a trilha das cachoeiras que fica dentro de uma propriedade privada onde se tem acesso a pelo menos umas 4 cachoeiras, a cachoeira do rapel e a cachoeira do paraíso são as mais bonitas! Uma dica pra galera é ir no verão onde a vazão das cachoeiras estão no ápice, na Lapinha da Serra fiquei num chalé em uma região que chamam de Alpes de Minas, na rua Olhos D'agua. Lugar ímpar para desligar de tudo.
olá...também estive lá em 2013 para comemorar meus 15 anos de casada, mas infelizmente fui numa quinta feira e não fui com reserva , nem preparada para cozinhar... as pousadas estavam praticamente abandonadas, não conseguia ninguém para me atender, até que encontrei uma que o responsável morava perto. conseguimos a estadia mas, a cozinha não estava funcionando, e não havia nehum comércio local para que nós podessemos fazer nossas alimentações.Infelizmente tivemos que voltar a santana do Riacho onde encontramos uma pousada, simples mas muito limpa e com comida caseira bem gostosa. Acabamos ficando por lá e não conhecemos as maravilhas da Lapinha. Mas fica á dica...abram pelo menos um cachorro quente... pra quem quer descansar durante a semana isso pode ajudar muito.
Parabéns Diogo, estava buscando informações de Lapinha da Serra para fazer uma visita e são poucos Blogs que tem boas informações sobre lá. Irei hoje mesmo.
Obrigado pelas dicas.