Milos é mundialmente conhecida por ser a ilha onde foi encontrada uma estátua de Afrodite, a “Vênus de Milo”, que hoje pode ser visitada no Museu do Louvre, em Paris. É uma ilha vulcânica, localizada no arquipélago das ilhas cíclades, no Mar Egeu. Dona de praias paradisíacas com águas cristalinas, é mais um destino imperdível para quem está de passagem pela Grécia, principalmente para quem está visitando Santorini e Mykonos.
Sempre que eu pesquisava fotos sobre a Grécia na internet, eram as praias de Milos que mais chamavam minha atenção, então, não pude deixá-la de fora do meu roteiro. Aqui você vai ver dicas de como chegar até a ilha, onde ficar, onde comer e, o principal, o que fazer em Milos.
Dicas pra economizar em Milos
Pesquise e reserve hotéis em Milos com descontos de até 80%
Faça um orçamento do seguro viagem obrigatório na Europa
Tenha Internet na Grécia com chip internacional
Alugue um carro com desconto em Milos
Reserve os melhores passeios na Grécia
Como chegar em Milos
Ferry
É muito fácil chegar a Milos de ferry, que foi a nossa opção. Os ferries desembarcam no porto de Adamas, que é o centro da ilha, cheio de restaurantes, lojinhas e hotéis. É também de lá que partem os principais passeios de barco da ilha.
Para consultar rotas, horários e empresas que fazem o transporte de ferry para a ilha acesse esse site: www.ferries.gr/greek-islands-ferry/
Avião
Milos é uma ilha pequena, mas também é possível chegar de avião, com vôos a partir de Atenas, operados pelas companhias Olympic Air e Aegean Air (45 minutos de voo). É possível sair de outras ilhas voando para Milos também, mas sempre terá uma escala em Atenas.
Onde se hospedar em Milos
Nós ficamos hospedados no Hotel Eleni, próximo ao Porto de Adamas e acredito que seja o melhor lugar para se hospedar. Era possível ir a pé para a região do porto, onde estão concentrados também os melhores restaurantes da ilha. O hotel era maravilhoso e a dona Eleni, dona do hotel, era uma senhora muito prestativa, simpática e fez de tudo para agradar a gente. O quarto era muito confortável e o hotel muito bem localizado.
Para se locomover acho indispensável alugar um carro em Milos. Nós alugamos assim que chegamos lá e a Eleni arrumou uma locadora com um preço ótimo para a gente, valeu a pena ter alugado só lá, foi bem mais em conta. Lembrando que fomos antes da alta temporada. Milos é uma ilha pequena, então na alta temporada (julho/agosto) talvez seja uma boa alugar com antecedência.
O que fazer em Milos
Milos tem muitas praias maravilhosas e foi difícil decidir por onde começar. Nós usamos esse mapa para ajudar a montar o roteiro das praias que queríamos conhecer:
Dia 01
Chegamos a Milos de tarde e assim que deixamos as coisas no hotel, pegamos o carro e começamos a rodar, visitando primeiro a famosa Sarakiniko. Ela já foi considerada a praia mais fotografada da Grécia, formada por cinza vulcânica, parece uma paisagem lunar, linda demais. Imaginem um lugar que mistura praia, lua, sol e águas cristalinas, tem como ser mais perfeito?
Eu decidi incluir Milos no meu roteiro por causa dessa praia, sempre sonhei em conhecê-la e ela não decepcionou minhas expectativas.
Saindo de lá fomos até Plaka para ver o pôr do sol. Plaka é uma vila típica grega, com casinhas brancas no estilo das Cíclades, pequenas lojas de artesanatos e restaurantes. Chegando lá subimos até o Kastro, ruínas de uma fortaleza do século XIII, que oferece vista panorâmica não só de Plaka como também de outras ilhas, é o melhor lugar de Milos pra ver o pôr do sol! O caminho até lá era um pouco escondido e não era sinalizado, mas fomos perguntando e conseguimos nos achar.
Dia 02
No dia seguinte fizemos outro passeio imperdível para quem vai visitar Milos, o passeio de barco para Kleftiko. Nós fizemos com a empresa Milos Adventures e eu me arrisco a dizer que foi o melhor passeio da viagem! O pessoal da empresa era maravilhoso, teve um almoço a bordo delicioso, com direito a uma bruschetta de queijo feta de entrada e uma macarronada de frutos do mar como prato principal, divina. Eles ainda preparam algo especial na hora para algumas pessoas que não podiam comer glúten! O passeio custou € 80,00 e valeu a pena cada centavo, é a principal dica dessa matéria.
Ficamos um bom tempo na praia de Kleftiko e o marinheiro do nosso barco fez ainda pequenos passeios, de 6 em 6 pessoas, num bote menor, para regiões que o barco grande não chegava e eram lugares incríveis que não teríamos conhecido se não fosse ele, foi tudo muito perfeito. Retornamos do passeio umas 20:30h, com direito a pôr do sol para fechar com chave de ouro.
Dia 03
No nosso terceiro dia na ilha, acordamos cedo, pegamos o carro e fomos explorar as demais praias:
Papafragas: uma pequena praia de água cristalina, entre dois paredões rochosos, formados há anos por lava de vulcão. Infelizmente tinha tido um deslizamento de terra no local e a descida para a praia estava interditada, não foi possível descer para um mergulho, apena vimos de cima, uma pena! Aliás, pude perceber que deslizamentos de terra são bem comuns na Grécia, os terrenos são extremamente instáveis. O mergulho em Papafragas ficou para uma próxima.
Agios Konstantinos: próxima a Papafragas, essa praia também de águas cristalinas e calmas, costuma ser mais vazia que as demais. Nesse dia não tivemos tanta sorte com o tempo, estava instável e quando o sol saía ficava um pouco frio. Então só passamos para olhar e não paramos para mergulho.
Firopotamos: outra linda praia de águas calmas e cristalinas, cercadas por montanhas que tornam o visual ainda mais especial (já está repetitivo esse lance de águas cristalinas, eu sei, mas o que eu posso fazer se a Grécia é especialista em praias paradisíacas?)! Ficamos um tempo ali, sozinhos, sem mais ninguém ao redor, aproveitando e agradecendo a oportunidade de conhecer mais essa ilha tão linda.
Provatas: nossa próxima parada foi na praia de Provatas, uma praia de grande extensão de areia e águas rasas! Porém, quando chegamos lá o tempo ficou novamente nublado, mas mesmo assim ficamos um tempinho ali, até partir para a próxima.
Firiplaka e Tsigrado: Perto de Provatas estão as famosas praias de Firiplaka e Tsigrado. Ambas são lindas e valem a visita. Firiplaka tem fácil acesso, mas já para mergulhar na sua vizinha, Tsigrado, é preciso descer uma colina, num caminho no meio de pedras, segurando por uma corda, mas nada impossível. Talvez pela “dificuldade” na descida, foi mais uma praia só para a gente! Recomendo descer até lá, definitivamente vale muito a pena! Depois de Sarakiniko, foram as duas praias que eu mais gostei.
Paleochori: Nossa última parada do dia foi a praia de Paleochori. Não achei uma das mais bonitas de Milos, afinal a concorrência lá é grande, mas é uma praia calma, cercada com lindos paredões de rocha avermelhadas. Em Milos não existem muitas praias com infraestrutura, mas nessa encontramos alguns restaurantes e almoçamos por lá no Restaurante Sirocco. A comida estava muito gostosa, o preço era ótimo e a vista para o mar muito agradável.
À noite, como em todos os outros dias, jantamos na região de Adamas. A Eleni, dona do nosso hotel, tinha recomendado também que jantássemos uma noite em Plaka e em Pollonia, mas eu amei tanto o centrinho de Adamas que não quis sair de lá, já que tínhamos poucas noites, além da praticidade de ser do lado do nosso hotel e não precisar pegar novamente o carro. Provamos os restaurantes Flisvos e Marianna e ambos eram muito bons.
Além dessas praias que conhecemos, Milos tem inúmeras outras lindas praias que infelizmente não deu tempo de conhecer, por isso acho que o tempo mínimo para ficar na ilha foi o tempo que ficamos, 3 noites, com pelo menos 2 dias inteiros (um para o passeio de barco a Kleftiko e outro para rodar as principais praias), menos tempo que isso não vale a pena, pois Milos é encantadora.
Outro lugar em Milos que acho que vale a pena conhecer e infelizmente não fomos é o passeio até as catacumbas, onde foi encontrada a Vênus de Milos. Mais um lugar que vai ficar para uma próxima visita. Agora que vocês já sabem o que fazer em Milos, acompanhem todo o nosso roteiro de viagem na Grécia e participem deixando seus comentários. Vamos adorar responder.
Roteiro da Grécia – Índice de Posts
Guia Completo da Grécia – todas as matérias em um só lugar
Planejamento de viagem a Grécia – Como organizar seu roteiro
Roteiro da Grécia – O que fazer em Atenas
Guia da Kefalonia, uma ilha jônica especial na Grécia
Zakynthos e a icônica Navagio Beach na Grécia
Santorini: guia de praias e o mais lindo pôr do sol da Grécia
Roteiro das praias mais lindas de Milos, na Grécia
TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado e viaja tranquilo. Faça a sua reserva por aqui para nos ajudar.
- RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Viaje comigo e viva experiências selecionadas. Em pequenos grupos os valores ficam imbatíveis. São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos. Veja as datas, roteiros e valores e vamos viajar juntos.
Oi, Mari
Tudo bem?
Em qual mes voce foi para Milos? Vc lembra mais ou menos quanto gastou?
Beijos,
Mari
Oi Mari!!
Eu estive lá no final de maio!!
Você me pegou com essa pergunta, hehehehe, não sei te dizer quanto gastei, só sei que Milos foi uma das ilhas mais baratas que visitamos, tanto pro hotel, quanto pro aluguel do carro e pra comida!!! E vale muito a pena conhecer!! Beijo grande!!!
Oi!
Adorei seus textos sobre a viagem à Grécia!!!!
Posso fazer uma pergunta bem prática sobre Milos???
Pelo que entendi, vocês alugaram um carro para toda a estadia. E o hotel onde se hospedaram me parece não ter estacionamento: Como fizeram essa logística? Onde estacionavam o carro à noite?
E acharam tranquilo dirigir por Milos? E estacionar o carro nos locais?
Esses relatos sobre a parte mais “prática” das viagens sempre ajuda demais! Obrigada e Parabéns pelo site!
🙂