A natureza emoldura todos os programas em Morro de São Paulo. A pé ou de barco, de dia ou de noite, os cenários remetem sempre ao mar e ao céu. As caminhadas conduzem às praias e também aos monumentos históricos, perfeitos para apreciar o visual e o pôr-do-sol. Já as embarcações levam a pequenos pedaços do paraíso. A agitada noite da vila acontece na areia – exceto às quartas, quando sobe para o topo de um morro.
Luaus na Segunda Praia
O democrático programa acontece todas as noites, transformando as areias da Segunda Praia em pista de dança improvisada. A festa só termina de manhã e, para não ficar com sono antes da hora, descanse e chegue bem depois da meia-noite.
Mergulhar nas águas cristalinas
As águas cristalinas de Morro de São Paulo e de Boipeba tornam a região perfeita para o mergulho. Com snorkel, as melhores opções são as Terceira e Quarta praias e a piscina natural de Moreré, em Boipeba. De cilindro, os pontos são Camboa Velha e os corais de Itatiba e Itatimirim, com 25 metros de profundidade. Operadoras de Morro de São Paulo oferecem batismo – mergulho para iniciantes.
Teatro do Morro
Nas noites de quarta-feira o agito muda de endereço e acontece no alto de um morro, no meio de um bosque. No palco aberto ao público há performances de artistas além de uma jam session que reúne nativos, moradores e turistas. Chegar ao Teatro do Morro exige disposição – a subida é íngreme e ainda tem uma longa escadaria -, mas o esforço vale a pena.
Ilha de Boipeba
Separada da Ilha de Tinharé pelo Rio do Inferno, a Ilha de Boipeba tem vinte quilômetros de praias semidesertas e salpicadas de coqueiros. Em função da proximidade com Morro de São Paulo – são apenas duas horas de barco – muita gente passa apenas o dia em Boipeba. A ilha e seus encantos, entretanto, merecem ser curtidos com calma, em pelo menos dois dias.
Área de Preservação Estadual, a vila de pescadores não tem o agito noturno de Morro, mas guarda as piscinas naturais de Moreré, um verdadeiro aquário natural em pleno em alto-mar. Os passeios de barco e as caminhadas levam a praias paradisíacas.
MERGULHO
O mar transparente e a rica vida marinha fazem do mergulho uma atividade obrigatória em Morro de São Paulo. Para quem se satisfaz apenas com snorkel e pés-de-pato, as piscina naturais das Terceira e Quarta praias são perfeitas para apreciar os peixinhos coloridos.
Já quem procura águas mais profundas, as operadoras de mergulho oferecem atividades em pontos como Camboa Velha e os corais de Itatiba e Itatimirim, com cerca de 25 metros de profundidade. De outubro a fevereiro as águas ficam ainda mais claras.
Na Ilha de Boipeba, os melhores pontos para snorkeling são as piscinas naturais de Moreré e de Tassimirim.
AS PRAIAS DO MORRO DE SÃO PAULO
Morro de São Paulo tem quatro praias, uma ao lado da outra. Todas têm águas transparentes e piscinas naturais. As semelhanças, entretanto, terminam por aí. Chamadas pela ordem numérica, guardam características únicas. A Primeira Praia, por exemplo, é a dos surfistas, que lá encontram boas ondas e barracas de nativos. Já a Segunda reúne agito, pousadas transadas e quiosques animados. A Terceira tem bancos de corais perfeitos para o mergulho, enquanto a Quarta é enorme, praticamente deserta e indicada para quem quer se desconectar do mundo por completo.
Primeira Praia
Mais próxima do centro, a Primeira praia tem 300 metros de areias brancas e soltas e é repleta de casas de veraneio e pousadas. A maioria das barracas é de famílias de nativos que servem petiscos típicos como sarapatel, caldo de sururu e mocotó – mas se você não for baiano, é bom providenciar um chá de boldo ou de broto de goiaba antes de se arriscar com os quitutes. Única praia de Morro com ondas, atrai adeptos do surf, especialmente nos meses de inverno.
Segunda Praia
As pousadas charmosas e os diversos quiosques com música fazem da Segunda praia a mais concorrida de Morro. Com 400 metros de extensão e a dez minutos a pé do centro da vila, tem águas muito claras e atrai banhistas em geral, além das turmas do vôlei, do futevôlei, do frescobol e da capoeira. O agito continua à noite, quando se transforma em cenário de luaus e festas que duram até o sol raiar.
Terceira Praia
Separada da Segunda praia pela Ilha da Saudade, a Terceira é um dos melhores pontos para a prática do mergulho em Morro. Nos arredores da Ilha de Caitá, que fica em frente à praia, há bancos de corais que reúnem peixes coloridos de espécies diversas. Com um quilômetro de extensão, abriga barracas e pousadas.
Quarta Praia
Perfeita para quem procura sossego, a Quarta Praia é a mais extensa de Morro, com dois quilômetros. Pouco freqüentada, tem águas transparentes e piscinas naturais de um lado e faixa de coqueiros do outro. Fica a 20 minutos a pé do centro da vila e vai ficando vez mais deserta à medida em que se distancia das outras.
TIROLESA
A maior tirolesa do Brasil está instalada em Morro de São Paulo, entre o Farol e a Primeira Praia. São 340 metros de comprimento, partindo de uma altura de 57 metros.
TRILHAS E ATRATIVOS NA ILHA
O passeio começa no centro da vila e termina no povoado da Gamboa, com duração média de três horas – prefira sair pela manhã, quando as temperaturas estão mais amenas. No percurso em meio a trilhas os destaques são as paisagens panorâmicas das praias, a cascata Fonte do Céu e as bromélias gigantes. Chegando na vila de pescadores, pegue um barco até a praia da Ponta do Curral – extensa, com areia branquinha e completamente deserta.
Caminhada à Gamboa com passeio de barco até a Ponta do Curral
Uma trilha de 45 minutos leva à rústica praia da Gamboa, freqüentada por pescadores. No caminho, parada na Fonte do Céu para um banho refrescante. Aproveite para apreciar a flora da região, repleta de bromélias gigantes. Da Gamboa partem barcos para a Ponta do Curral, uma praia extensa e completamente deserta.
Caminhadas ao Forte e ao Farol
Os dois monumentos mais importantes de Morro de São Paulo guardam histórias e são passeios imperdíveis para o final da tarde. Do farol, avista-se todas as praias da vila. O visual, azul de cima a baixo, ganha pinceladas de verde intenso graças aos imensos coqueirais. Já o forte é o ponto de encontro na hora do poente. Sentados nas muralhas, turistas e nativos assistem ao espetáculo, que pode ainda ser acompanhado por golfinhos.
Atrativos Culturais
As principais construções históricas de Morro de São Paulo, como o Farol do Morro e a Fortaleza do Tapirandu – hoje em ruínas -, dão boas-vindas aos turistas tão logo eles aportam no cais. E visitá-las é programa obrigatório, uma vez que revelam as mais encantadoras vistas das praias e dos coqueirais.
Ruínas da Fortaleza do Tapirandu
Erguido em 1630, o forte de Morro de São Paulo serve hoje de mirante para apreciar o pôr-do-sol. Ao longo de seus 678 metros de muralhas, espalham-se turistas e nativos no final da tarde que, em dias de sorte, contemplam ainda o espetáculo dos golfinhos. De fácil acesso – a apenas cinco minutos de caminhada por trilha a partir da vila – as ruínas são tombadas pelo Patrimônio Histórico Nacional.
Farol do Morro
Uma das mais bonitas e panorâmicas vistas de Morro é descortinada do farol, erguido em 1855. O acesso é por trilhas, a partir da Praça Aureliano Lima, em percurso de cerca de dez minutos. É de lá que parte a maior tirolesa do Brasil, com 57 metros de altura e 340 metros de comprimento. O percurso termina na Primeira Praia e o preço inclui, além de paisagens deslumbrantes, muita adrenalina.
Igreja da Nossa Senhora da Luz
Ponto de descanso para quem sobe a ladeira vindo do cais, a Igreja da Nossa Senhora da Luz foi concluída em 1845. Em seu interior estão relíquias dos séculos XVII e XVIII, como imagens sacras e altares de cedro em estilo barroco.
Fonte Grande
Construída para captação e decantação de águas em 1746, a Fonte Grande foi o ponta-pé inicial para o crescimento da vila. Ao seu redor foram construídas as primeiras casas coloniais que hoje abrigam bares, restaurantes e pousadas.
TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado e viaja tranquilo. Faça a sua reserva por aqui para nos ajudar.
- RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Viaje comigo e viva experiências selecionadas. Em pequenos grupos os valores ficam imbatíveis. São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos. Veja as datas, roteiros e valores e vamos viajar juntos.
Tem um novo passeio no Morro de Sao paulo, “Mangue Riders” te leva a passar um dia dentro do mangue compartilhando as atividades dos pescadores locais alem de curtir uma praia escondida, uma trilha fantástica leva ate a casa do Elias, um pescador que mora sozinho dentro do manguezal. O passeio dura o dia intero e inclui as comidas . O transporte é em 4×4 até a linda Praia do Encanto e dali se continua andando. E simplesmente maravilhoso
Que bacana. Ótima dica!
Esse passeio apareceu na rede Globo no Mosaico Baiano https://www.youtube.com/watch?v=ydJK-kjNOnk
Olá, Maurício! Parabéns pelo blog!
Adoramos mergulhar, especialmente com snorkeling e até 10m. E gostamos de praias tranquilas e sem muito movimento de gente. Para associar isso com o fato de que vamos levar os filhotes, 4 e 6 anos, você acha mais indicado ficar em Boipeba ou Morro? Em qual praia? Obrigada!
Oi Nati, acho que vocês vão curtir mais o Morro. De lá vc pode fazer passeios de 1 dia pra Boipeba. Dê uma olhada nesse post com dicas de onde se hospedar no Morro de São Paulo: https://www.trilhaseaventuras.com.br/blog/2014/04/onde-ficar-no-morro-de-sao-paulo-guia-de-pousadas-e-hoteis/
Obrigada, Maurício!
Ola Mauricio. Estava vendo aqui sobre Morro de São Paulo, tive curiosidade em conhecer o local, principalmente aquela tiroleza…
Você vai amar! O Morro é um lugar incrível na Bahia. A tirolesa é pura emoção! 🙂