Antuérpia está entre as melhores cidades do mundo para se visitar em 2018, segundo o Lonely Planet’s Best in Travel. O guia anual serve de inspiração para viagens em todo o mundo, destacando os melhores países, cidades, regiões e destinos levando em conta o que os especialistas do Lonely Planet recomendam. A edição de 2018 inclui a cidade belga e a elogia, dizendo: “Antigamente uma das maiores cidades do Norte da Europa, hoje Antuérpia é um dos seus maiores segredos”.
Entre os motivos para visitá-la em 2018, o Lonely Planet destaca: “A capital não-oficial de Flandres está repleta de riquezas históricas e é lar de um design e de arte de classe mundial; e neste ano mostrará suas qualidades culturais com uma celebração do barroco em seu primor. Inspirado pelo mais famoso residente da cidade, Rubens, o programa Antwerp Baroque 2018 mostrará os mestres flamengos e talentos modernos em um calendário que inclui paradas, concertos, street art, shows multimídia e workshops.”
“Antuérpia é a maior cidade da região da Flandres e da Bélgica, com uma população total de 514.952. É conhecida como centro mundial de lapidação de diamantes e por seu porto, um dos maiores do mundo, localizado nas margens do rio Escalda” – Fonte: Wikipedia
+Pesquise hotéis com 50% de desconto em Bruxelas
+Faça um orçamento do seu Seguro Viagem Obrigatório na Europa
Tom Hall, diretor-editorial do Lonely Planet, afirma: “Os visitantes de Antuérpia encontrarão todas as experiências clássicas belgas, como ruas de paralelepípedos, arquitetura encantadora, chocolate e cerveja, mas a cidade também conta com uma pulsante cena criativa e descolados cafés, restaurantes e bares. Com um calendário cheio de eventos planejados para 2018, nunca houve um período melhor para visitar esta cidade cosmopolita.”
A decisão sobre os destinos que aparecem na seleção anual do Lonely Planet’s Best in Travel é um processo cuidadoso, baseado em centenas de sugestões de destinos imperdíveis entre os locais que os escritores e viajantes especialistas da publicação visitaram no último ano. Estes lugares são então selecionados em uma lista de finalistas por um conjunto de especialistas em turismo do Lonely Planet, que levam em consideração critérios como relevância, empolgação e fator “uau” para decidir quais serão incluídos no guia anual inspiracional.
O que fazer na Antuérpia
Antwerp Baroque 2018
O Antwerp Baroque 2018 permitirá aos visitantes de Antuérpia mergulhar no universo barroco da cidade. Um dos pontos imperdíveis é a Rubens House, museu em sua antiga casa que passa por reformas em seu jardim e que adicionará novas obras à sua coleção. O local receberá ainda a exposição Michaelina de 1º de junho a 2 de setembro de 2018. A mostra será dedicada a Michaelina Wautier, excepcional artista barroca que viveu em uma época em que havia poucas pintoras mulheres.
Já o Museum of Contemporary Art Antwerp (M HKA) contará com a exposição Sanguine | Bloedrood, com curadoria de Luc Tuymans, que estabelece um diálogo entre diferentes leituras de barroco por diversos artistas antigos e contemporâneos, desde Georges de La Tour, Francisco de Zurbaran e Francisco Goya até On Kawara, Chuck Close e Edward Kienholz.
A influência de Rubens pode ser observada também fora dos museus. Antuérpia tem cinco igrejas monumentais onde se pode ver o barroco e Rubens tomarem forma na cidade. Elas também contarão com atividades comemorativas. A igreja de St. Charles Borromeo, por exemplo, receberá apresentações de dança do coreógrafo Sidi Larbi Cherkaoui, de 1º de junho a 31 de dezembro de 2018.
As atividades em torno de Rubens culminarão na inauguração do Rubens Experience Center, na Rubens House, em 2019. O novo centro interativo será o ponto de partida ideal para uma viagem pelo barroco em Antuérpia.
Para quem quiser acompanhar as atividades em 2018, haverá um cartão especial Baroque Festival Card 2018. Válido por 48 horas e por apenas 25 euros, ele dá direito a entrada a todas as exposições e igrejas do Antwerp Baroque 2018, além de oferecer descontos em eventos especiais.
Mestres Flamengos
Antwerp Baroque 2018 faz parte do programa Mestres Flamengos do VISITFLANDERS, órgão de turismo oficial de Flandres, região norte da Bélgica. Este projeto foi criado para o viajante curioso que está em busca de uma imersão em novas culturas e ideias.
De 2018 a 2020, a região contará com diversas atividades e eventos que possibilitarão aos visitantes explorar os Mestres Flamengos e suas produções. O projeto se concentra principalmente na vida e nos legados de Jan van Eyck, Pieter Bruegel, o Velho, e Peter Paul Rubens, atuantes nos séculos 15, 16 e 17, assim como muitos outros artistas notáveis daquele tempo.
Além das celebrações em torno de Rubens em 2018, os próximos anos também dedicarão atividades comemorativas a seus grandes mestres do passado.
Em 2019, inúmeros eventos em Bruxelas, Antuérpia e na região de Flandres no geral marcarão o 450˚ aniversário de morte de Bruegel. Entre março e maio de 2019, Bruxelas homenageará seu ex-morador com várias exposições e uma variada programação.
Em 2020, o famoso tríptico dos irmãos van Eyck A Adoração do Cordeiro Místico, também conhecido como Retábulo de Ghent, retornará à Catedral de St. Bavo, em Ghent, em 2020. A obra vem passado por uma impressionante restauração, que pode ser acompanhada ao vivo no Museum of Fine Arts (MSK), também em Ghent.
Magritte
Além destes três grandes mestres, outro ilustre belga recebe homenagem na região. O artista surrealista René Magritte e seu legado são celebrados em uma série de atividades em Flandres e particularmente em Bruxelas ainda neste ano, em decorrência de seu aniversário de morte. Uma das principais atividades é a exposição Magritte, Broodthaers & Contemporary Art, recém-inaugurada no Royal Museums of Fine Arts of Belgium, em Bruxelas.
Mais de 150 pinturas, esculturas, instalações, desenhos, fotografias, filmes e documentos de arquivo estarão presentes na exposição, que destacará o legado de Magritte e o diálogo de suas obras com interpretações por artistas modernos e contemporâneos.
Marcel Broodthaers é um dos que melhor refletem esta influência. Outros artistas que ajudam a entender melhor o grande surrealista belga são Andy Warhol, Jasper Johns, Robert Rauschenberg, Ed Ruscha, César, Sean Landers, David Altmejd, George Condo e Gavin Turk.
A exposição fica em cartaz até 18 de fevereiro. A experiência pode ser estendida com uma visita ao Museu Magritte, onde algumas criações atuais interagem com a maior coleção mundial de obras de Magritte. Outra exposição imperdível é Magritte, Atomium meets surrealism, que marca o encontro de dois ícones belgas. Comemorando o 60º aniversário do Atomium, construído para a Feira Mundial de 1958, a exposição mostrará algumas das principais obras do artista em 3D, com música e luz para compor a ambientação.
Fonte: Assessoria
TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado e viaja tranquilo. Faça a sua reserva por aqui para nos ajudar.
- RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Viaje comigo e viva experiências selecionadas. Em pequenos grupos os valores ficam imbatíveis. São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos. Veja as datas, roteiros e valores e vamos viajar juntos.