Os Albergues (hostels) e a Responsabilidade Social

Albergue Lua Cheia em Natal - RN





Poucos sabem o que são albergues e como a cultura alberguista é conhecida pelos jovens, mundo afora. O primeiro albergue foi fundado em 1909, na Alemanha. Ele foi criado pelo professor Richard Schirmann que organizava grupos de jovens para realizar pequenas viagens de estudos.

Assim, o mesmo criou uma alternativa para acomodar esses alunos, o primeiro albergue ou hostel (em inglês) em um castelo alemão, contando com dormitórios e banheiros coletivos separados por sexo. Em 1912, foi publicado o primeiro guia de albergues na Alemanha e um ano depois, já existiam 301 estabelecimentos; e em 1914, o número passou para 535 hostels.

O movimento alberguista foi rapidamente difundido em vários países da Europa e em todos os continentes. Logo, foi fundada a Federação Internacional para estabelecer e regular: padrões de qualidade, atendimento, regulamentos e princípios a serem seguidos pelos albergues da Rede Hostelling International (HI). São mais de 4.000 hostels em 87 países.

Vale salientar que existem albergues independentes em vários países e que não são filiados a Rede Hostelling International. Estes seguem princípios próprios e geralmente contam com uma administração familiar. Muitas vezes são mais aconchegantes e possuem tarifa reduzida.

Mas afinal, o que são albergues?

Não estamos falando daqueles estabelecimentos subsidiados pelo governo que ajudam pessoas necessitadas e sim, de meios de hospedagem alternativos. Os hostels são estabelecimentos econômicos que alojam jovens ou viajantes temporários. Os albergues oferecem um quarto para passar a noite sem requintes e luxo (pode ser compartilhado ou não). Eles disponibilizam uma cozinha compartilhada para que os alberguistas preparem as suas refeições e banheiros (compartilhados ou não). Geralmente há um living room, lavanderia, quintal, dentre outros.

[column col=”1/4″] [/column]

Os albergues da HI prezam acima de tudo, a responsabilidade social. Mas o que é responsabilidade social, afinal? Esta é uma nova maneira de conduzir os negócios das empresas através de princípios transparentes e éticos, tornando-as parceiras e responsáveis pelo desenvolvimento social, englobando projetos com acionistas, funcionários, prestadores de serviço, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio-ambiente. Todavia, a responsabilidade social não engloba só projetos filantrópicos, ela tem outras 3 dimensões: ética; econômica; e legal.

Todos os albergues têm que seguir alguns princípios da rede, tais como: limpeza; conforto; segurança; privacidade; conservação de energia; reciclagem; poluição; prioridade ao uso de transporte público; respeito para com a natureza; educação ambiental; redução de consumo; dentre outras ações responsáveis e singulares desenvolvidas por diversos albergues.

Vale ressaltar também, o memorando que a UNESCO desenvolveu, premiando os hostels como “Centros de Cultura e de Paz”. Tal documento mostra que os albergues da rede trazem conhecimento e diversas experiências na formação do ser humano. Por isso a HI é reconhecida internacionalmente como uma organização mundial dotada de fundamentos e valores. Vale salientar que o dia 21 de setembro, ficou conhecido no mundo todo por ser o Dia de Paz da Hostelling International. Assim, a Hostelling e a UNESCO realizam campanhas em prol dos jovens do mundo.

A rede também promove a cooperação entre Associações, particularmente em projetos da Comunidade Europeia e em programas que beneficiam os jovens, incluindo o Serviço Voluntário Europeu. Portanto, percebe-se que os albergues não são estabelecimentos de assistência social, mas que prezam sim, pela responsabilidade social em todas as suas ações.

É através das viagens que as pessoas aprendem a interagir e a respeitar outras culturas, a conhecer novos mundos e a deter uma consciência mais holística e altruísta. Os albergues possibilitam o intercâmbio destes fatores e através da educação, da cidadania e dos valores que uma sociedade transmite às pessoas é que se pode aprender a dar o primeiro passo. O passo em busca da sustentabilidade, da interação com o meio ambiente tão procurada na atualidade.

Nestes ambientes encontramos a paz e pessoas que querem fazer algo por um mundo melhor, sem dúvida alguma (…)

Autora: Antonella Satyro
E-mail: antonella_satyro@yahoo.com.br

TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Mauricio Oliveira: Maurício Oliveira é social media expert, consultor e influenciador de turismo e empreendedor. CEO do portal Trilhas e Aventuras, também conta suas experiências de viagens pessoais no blog Viagens Possíveis. Especialista em Expedições na Rota das Emoções e Lençóis Maranhenses. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube.
Posts Relacionados