Os principais parques e reservas do Peru

Lhama posando pra foto em Machu Picchu





Parque Nacional do Manu
Entre as províncias de Cuzco e Madre de Diós (sudeste do país), o Manu abrange um pedacinho dos Andes (o ponto mais alto está a 4.300 metros), mas a maior parte está na Floresta Amazônica. Por causa disso, guarda rica diversidade de animais e plantas no seu território hiper chuvoso. Tem infraestrutura turística básica.

Reserva Nacional de Paracas
Geografia e clima típicos do deserto litorâneo do Peru (sol de dia e frio à noite), a região de Paracas fica próxima à cidade de Ica (sul). Riquíssima em espécies animais marinhas e costeiras, inclusive endêmicas (só existem por lá!) e em extinção. Um passeio imperdível é visitar a ilha Ballesta, um zoológico natural de espécies marinhas, como os lobos, os pinguins Humbolt e os flamingos.

Santuário Histórico de Machu Picchu
As ruínas da cidade construída pelos incas no século XV são o ponto turístico mais famoso do Peru. Ao todo, o santuário tem 32 mil hectares e o Caminho Inca é o mais utilizado pelos aventureiros para se chegar às ruínas. São 42 quilômetros em quatro dias, num sobe e desce que passa por diversas outras ruínas e paisagens de encher os olhos. Quem não se arrisca no mato (a maior parte dos turistas) faz de trem o trajeto Cuzco-Águas Calientes, pelo vale do rio Urubamba (ou vale sagrado dos incas). A pequena cidade de águas quentes termais, com boa infraestrutura, é a porta de entrada para Machu Picchu, que ficou escondida até 1911, quando o norte-americano Hiram Bingham a apresentou ao mundo contemporâneo.

Reserva Nacional do lago Titicaca
Com mais de 36 mil hectares, a reserva está localizada no sul do país, no departamento de Puno. O lago que batiza a reserva tem 8.380 km2, mas um pouco menos da metade dessa superfície está do lado boliviano. Por isso, muitos dos turistas que visitam o Titicaca passam antes pelas terras de Evo Morales. Mesmo assim, o Titicaca é o maior lago dos 12 mil existentes no Peru. Também é o mais alto navegável do mundo: está a 3.812 metros de altitude. A região tem boa infraestrutura turística.

Parque Nacional de Huascarán
A montanha mais alta do país nomeia um parque de 340 mil hectares, em plena Cordilheira Blanca. Esta é a maior cadeia de montanhas do país, com 20 picos acima dos seis mil metros. Ao todo, os Andes peruanos reúnem nove cordilheiras e 50 montanhas acima dos seis mil metros.

Reserva Nacional de Pacaya-Samiria
No coração da Amazônia, a reserva tropical fica próxima à cidade de Nauta. São dois milhões de hectares da floresta mais rica do mundo. O lance aqui é fazer trips pelos caudalosos rios, como o Maranhão e o Ucayali, que juntos dão à luz o majestoso Amazonas. Só tome cuidado se cruzar com uma anaconda ou com um boto cor-de-rosa, que vive doidinho para desvirginar uma donzela.

Vale de Colca e Cotahuasi
Um inacreditável parquinho de diversão para caminhar, pedalar, remar ou andar. Os vales-irmãos ficam no sul do país e abrigam o cânion mais profundo do mundo, com 3.535 metros (Cotahuasi). O Colca tem 3.400 metros e nele é possível observar os andenes, que são terraços construídos pelos povos antigos nos morros para a agricultura.

Machu Picchu impressiona os visitantes no Peru – Foto: Wikipedia

TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Mauricio Oliveira: Maurício Oliveira é social media expert, consultor e influenciador de turismo e empreendedor. CEO do portal Trilhas e Aventuras, também conta suas experiências de viagens pessoais no blog Viagens Possíveis. Especialista em Expedições na Rota das Emoções e Lençóis Maranhenses. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube.
Posts Relacionados