in ,

Parque Nacional da Chapada Diamantina – BA

Com uma área de 153 mil hectares, o Parque Nacional abrange algumas cidades da região, como Lençóis – a “capital” da Chapada e principal base para explorar os atrativos da reserva -, Caeté-Açu, (86 quilômetros de Lençóis), Andaraí (100 km) e Mucugê (134 km). Cada uma guarda uma infinidade de surpresas, como cachoeiras, grutas, cânions, serras e platôs de tirar o fôlego. Para conhecer os encantos, é preciso caminhar. Não deixe de fora do roteiro os cartões-postais da Chapada: a cachoeira da Fumaça, a maior do país, com 380 metros de queda; e o Morro do Pai Inácio, que descortina um lindo pôr-do-sol a mai de mil metros de altitude.

Atrações do Parque Nacional da Chapada Diamantina

Lençóis

Antes de se tornar uma das portas de entrada do Parque Nacional da Chapada Diamantina, Lençóis ostentou o título de “capital” do Diamante. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, preserva as ruas de paralelepípedo e o casario do século XIX, hoje ocupado por coloridos bares, restaurantes e pousadas, além de agências que organizam caminhadas e atividades no parque. As atrações são: Cachoeira do Sossego, Cachoeira dos Mosquitos, Poço do Diabo e o Ribeirão do Meio.

Caeté-Açu

O povoado riponga fica no Vale do Capão e guarda a maior cachoeira do país, a Cachoeira da Fumaça, com 380 metros. A vila também é ponto de partida para panorâmicos trekkings, como os que levam a Guiné (16 quilômetros vencidos em oito horas) e a Andaraí – o caminho, chamado de Trilha do Vale do Paty, é considerado um dos mais bonitos do Brasil e dura cinco dias. Em Caeté-Açu (a 86 quilômetros de Lençóis) estão algumas das pousadas mais charmosas da Chapada.

Andaraí

A pequenina e antiga cidade de garimpeiros é o ponto final da trilha do Vale do Paty. A infra-estrutura é mínima, porém, as belezas naturais são surpreendentes. Por lá está o Poço Azul, uma caverna inundada por águas cristalina; e os Marimbus, como é chamado o trecho alagado da região, também conhecido como Pantanal da Chapada. Para explorar a área há passeios de canoa em meio a vitórias-régias, samambaias d’água, jacarés, pacas e capivaras. A 71 km do centrinho de Andaraí, a Gruta da Paixão é rica em formações calcárias. No meio da caatinga, por entre árvores retorcidas e castigadas pelo sol, a gruta reina absoluta na paisagem. Ao longo dos seus três quilômetros de extensão, labirintos levam a imensos salões – destaque para o chamado “Salão de Convenções”.

Mucugê

Uma das atrações de Mucugê é a própria cidadezinha, com ruas de pedra tomadas por antigos sobrados coloridos do século XIX, além de um cemitério bizantino da mesma época. A 900 metros de altitude, é rodeada por serras, grutas, rios e cachoeiras – destaque para o Cachoeirão, formado por várias quedas que criam uma verdadeira cortina d’água. Outro cartão-postal da região é o Poço Encantado, escondido no fundo de uma caverna e acessível com o auxílio de cordas improvisadas. As águas cristalinas formam um espelho com 110 metros de comprimento e 70 metros de largura.

A boa infra-estrutura de Mucugê faz dela ponto de apoio para os turistas que seguem em busca dos atrativos de Ibicoara. A 93 quilômetros e fora da área do Parque Nacional, a pequena cidade abriga belos cenários. Entre elas, as cachoeiras da Fumacinha, com cem metros de queda e considerada a segunda mais bonita da região; e do Buracão, emoldurada por cânions e que forma correntezas perfeitas para soltar o corpo. Mucugê fica a 130 quilômetros de Lençóis. As atrações são: Cachoeira da Fumacinha, Cachoeira do Buracão e o Cachoeirão.

Palmeiras

A cidade abriga um dos principais cartões-postais da Chapada – o Morro do Pai Inácio – e também chama a atenção por conservar intacto seu casario histórico, repleto de sobrados, palacetes, igrejas e capelas. Nas feiras de arte que acontecem aos sábados, a cultura regional mantêm-se preservada, com caravanas de artistas e consumidores que chegam no lombo de burros.

Igatu

O distrito é famoso pelas ruas, casas e ruínas de pedra onde viveram os garimpeiros no século XIX. Os aventureiros vinham de todos os cantos atrás das riquezas escondidas na maior mina de diamantes da região, a Brejo-Verruga, de 380 metros e aberta à visitação. Quem chega ao povoado hoje encanta-se também com artesanato, exposto em locais agradáveis como a Galeria Arte & Memória, um mix de museu e lojinha.

Itaetê

A cidade é repleta de atrativos, como as grutas da Lapa do Bode, Natal e da Lagoa Preta, além das cachoeiras Bom Jardim, Herculano, Roncador e Invernada. O cenário mais procurado é o Poço Encantado, um dos mais belos cartões-postais da região.

Iraquara

As grutas são as maiores atrações da vila, como a Torrinha, considerada uma das mais bonitas da Chapada. A mais interessante gruta da Chapada é tomada por ornamentações, como as agulhas de gipsita, com 60 centímetros de comprimento; e as raras flores de aragonita, que parecem de vidro. As visitas guiadas duram entre uma hora e duas horas e meia e, em alguns trechos, é preciso andar agachado.

Booking.com
Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.




TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado e viaja tranquilo. Faça a sua reserva por aqui para nos ajudar.
  • RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Viaje comigo e viva experiências selecionadas. Em pequenos grupos os valores ficam imbatíveis. São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos. Veja as datas, roteiros e valores e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, consultor e influenciador de turismo e empreendedor. CEO do portal Trilhas e Aventuras, também conta suas experiências de viagens pessoais no blog Viagens Possíveis. Especialista em Expedições na Rota das Emoções e Lençóis Maranhenses. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube.

3 Comentários

Deixe um comentário

3 Pings & Trackbacks

  1. Pingback:

  2. Pingback:

  3. Pingback:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que fazer na Chapada Diamantina – BA

Saiba mais sobre Boipeba – BA