Chegar até o cume da Pedra da Gávea pode não ser tarefa das mais fáceis para todos. Exige tempo, força, um pouco de coragem, mas sem dúvida quem o faz tem seu esforço muito bem recompensado. Um local de fascínio indescritível, como mostram as fotos ao lado.
Começamos nossa aventura num domingo após um show fantástico do Iron Maiden na sexta, no Rock in Rio III (21/01/2001). Era um dia parcialmente nublado, no qual podia se ver um conjunto de nuvens a envolver o cume. O início foi as 9 da manhã, em um dia com tempo meio estranho…. mas sem sinais de chuva, o que nos animou a continuar com o planejado.
O ponto de encontro foi na Padaria Biruta em São Conrado, nosso grupo Camelos foi bastante heterogêneo, com um pessoal que variava entre 14 e 37 anos, experientes e “pessoal típico de escritório” além de meninas e meninos. Para chegar ao início de nossa escalada/caminhada é necessário chegar até a Estrada Sorimã (Estrada Das Canoas), próximo ao número 932, que por ser um local recuado se torna um excelente posto avançado de encontro. Dependendo do bom humor do segurança do condomínio, dá até para deixar o carro ali no recuo.
A partir daí é passar pela ponte amarela, e visualizar o caminho à direita, contornando uma grade com cercado de arame farpado e passando por uma pequena represa. A trilha é bem demarcada, ao final do zigue-zague do mapa acima, existe uma bifurcação (com uma placa indicando o caminho da direita), e a trilha continua entre algumas ruínas e vestígios de civilização.
Nossa caminhada que duraria cerca de 3 horas para completar sua subida. Devido a diferença entre preparo físicos e aptidões para caminhada que inclui locais onde se utilizam mais os braços que as pernas, tivemos cerca de 6 paradas.
Uma das paradas tradicionais é a parada na Praça da Bandeira, onde não há bandeira alguma, mas é dos locais mais abertos dentro da Floresta. Esta é uma boa hora para beber água, pois a hidratação é fundamental numa caminhada destas (recomendo levar pelo menos 3 litros de água para cada um). Após o momento em que estamos nas entranhas da floresta passamos a uma caminhada num local de onde se predominam o barro e os baixos arbustos. Durante a caminhada é importante o cuidado com todos, o tempo para desfrutar a natureza e as conversas animadas com brincadeiras e piadas isto descontrai e ajuda a tornar a caminhada ainda prazerosa. Um fato de suma importância a destacar foi o grupo que participou da caminhada, um grupo alegre, feliz, de bem com a vida, muito bem humorado…
DICAS
Como Chegar: Para chegar ao início de nossa escalada/caminhada é necessário chegar até a Estrada Sorimã (Estrada Das Canoas), próximo ao número 932.
Onde Ficar: Existe um condomínio fechado, que por ser um local recuado se torna um excelente posto avançado de encontro. Dependendo do bom humor do segurança do condomínio, dá até para deixar o carro ali no recuo.
Outras Dicas: Leve o telefone celular, o sinal pega em quase toda a trilha e existem indicações com o telefone do Parque da Tijuca caso a ajuda seja necessária.
Leve ÁGUA!
Nada de SUPER EQUIPAMENTOS DE VALOR: Infelizmente também já ouvimos casos de assaltos na trilha… No mais, nada de grandes paranóias.
Se possível vá com alguém que já subiu: Se for passar a noite lá em cima, leve um anorak e de um bom saco de dormir. o Frio é dos bons é com muito vento!
Autor: Adriano Leal.
E-mail: adrianoleal@bol.com.br
Cidade/UF: Rio de Janeiro – RJ
TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
- GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.
Ver Comentários (1)
Olá! conhecer em prazer!gostaria de ver as coisa da trilha e aventuras!