in

Planeje bem a sua viagem

1. Converse com pessoas que já fizeram o roteiro que você pretende percorrer e procure referências em revistas e jornais. Uma boa forma de começar é navegando na internet. A rede é uma ferramenta poderosa e boa parte dos destinos tem sites próprios. Contate também agências e as secretarias de Turismo dos lugares: você pode conseguir informações valiosas, ainda mais se quiser fugir do óbvio.

2. Sabendo quanto dinheiro tem para gastar, faça uma lista de campings, pousadas e hotéis. Sempre é bom ter mais de uma opção por localidade. O ideal é fazer reserva com certa antecedência, especialmente se você for viajar na alta temporada ou no final de semana.

3. Estipule quanto tempo vai gastar em cada lugar, de acordo com seu interesse e com o número de atrações. Procure não planejar um programa muito apertado. Lembre-se de que nem sempre o clima ajuda e você pode passar dias inteiros dentro da pousada. Antes de começar a viagem, cheque a previsão do tempo no Brasil pelo site do Inpe: www.inpe.br.

4. Consiga um mapa detalhado antes de partir. Não há garantia de que você vai encontrar mapas aonde for, especialmente de lugares selvagens. Calculando distâncias e trajetos, pode-se definir que tipo de transporte é o melhor. Para informar-se sobre linhas de ônibus, fale com a rodoviária de algumas cidades por onde você vai passar. Há telefones no Guia Quatro Rodas, em sites das cidades, ou nas Secretarias de Turismo.

5. Não deixe de levar dinheiro. Nem sempre você vai encontrar um caixa eletrônico ou um lugar que aceite cheque. Mas leve também seu cartão de crédito.

6. Procure flexibilizar seu roteiro. Uma vez ali, você pode descobrir muita coisa que não estava prevista. Converse com os moradores locais para conhecer lugares pouco frequentados. É certo receber boas dicas. E volte com boas histórias para contar.

Não se esqueça das Vacinas

Fique atento às vacinas que você deve tomar dependendo de seu destino:

Febre amarela: Amazônia, África e América Central. Alguns países exigem certificado internacional de vacinação contra a doença.
Poliomielite: África, Ásia, Caribe e Pacífico.
Tétano: o mundo inteiro.
Meningite: África, Índia, Nepal e Oriente Médio.

Não existe vacina contra a malária. Se você for viajar para zonas tropicais, evite ficar próximo a cursos d´água durante o amanhecer e o entardecer.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.




TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado e viaja tranquilo. Faça a sua reserva por aqui para nos ajudar.
  • RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Viaje comigo e viva experiências selecionadas. Em pequenos grupos os valores ficam imbatíveis. São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos. Veja as datas, roteiros e valores e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Booking.com

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, consultor e influenciador de turismo e empreendedor. CEO do portal Trilhas e Aventuras, também conta suas experiências de viagens pessoais no blog Viagens Possíveis. Especialista em Expedições na Rota das Emoções e Lençóis Maranhenses. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seguro Viagem vale a pena?

DDD dos Países, Serviços Postais e Telefônicos no Exterior