in , ,

Poço Paraíso e Cachoeira Véu da Noiva em Petrópolis – RJ

Cachoeira Véu da Noiva - Petrópolis, RJ
Cachoeira Véu da Noiva - Petrópolis, RJ

O Parque Nacional Serra dos Órgãos é referência na prática de esportes de montanha, caminhadas, escaladas no estado do Rio de Janeiro. São cerca de 200 km de trilhas de todos os níveis de dificuldades, como a conhecida Travessia Petrópolis x Teresópolis, em 20.000 hectares protegidos nos municípios de Petrópolis, Teresópolis e Guapimirim.

Dividido em três sedes (Petrópolis, Teresópolis e Guapimirim), o PARNASO funciona diariamente de 08:00h às 17:00h em todas as sedes, sendo permitida a entrada no parque entre 6:00h e 8:00h e entre 17:00h e 22:00h mediante compra antecipada de ingressos. O valor de ingresso normal de visitantes brasileiros é R$ 15,00 e pode ser adquirido na entrada do parque.

A sede Petrópolis fica localizada no bairro do Bonfim em Corrêas. A cerca de 15 km do centro de Petrópolis, o local é a perfeita sintonia entre a tranquilidade e a natureza.

Os atrativos do Setor Petrópolis vão de diversos poços e cachoeiras, como o Poço Paraíso, perfeito para banho bem próximo a entrada do parque, a Cachoeira Véu da Noiva com seus 32 metros de queda d’água, a outros atrativos para os montanhistas como a Gruta do Presidente e a Pedra do Açu, ponto mais alto do setor Petrópolis (a 7km da entrada do parque).

Próximo a entrada da sede Petrópolis do PARNASO fica o o Poço Paraíso, são cerca de 600 metros de caminhada para o mais conhecido poço da região. Localizado no Circuito das Bromélias, onde encontram-se cinco piscinas naturais, o Poço Paraíso é o mais famoso e mais frequentado principalmente nos finais de semana. A caminhada leve de cerca de 15 minutos é por uma bela trilha cercada por bambus e de fácil acesso. Mesmo com a água gelada o poço é perfeito para o banho.

Cachoeira Véu da Noiva - Petrópolis 07

Cachoeira Véu da Noiva - Petrópolis 18

Outra trilha nos leva à Cachoeira Véu da Noiva. A exuberante cachoeira é alcançada após uma trilha de cerca de 3km da entrada do parque, cerca de 1:30h de caminhada moderada. A trilha é bem sinalizada e bem tranquila. Deve se ter atenção especial em épocas de chuva pois é necessária a travessia de dois rios (pelas pedras), afim de se evitar qualquer surpresa com trombas d’água. No caminho para a Véu da Noiva encontra-se ainda a Gruta do Presidente, o lugar é ideal para parar, apreciar e aproveitar para um descanso.

Chegando na cachoeira é possível ainda subir por uma trilha até seu topo, porém a trilha é um pouco mais fechada e escorregadia. Lá são encontrados dois poços e um mergulho é indispensável.

Cachoeira Véu da Noiva - Petrópolis

Para quem curte um final de semana de tranquilidade na montanha e em contato com a natureza ou ainda aqueles apaixonados por montanhismo a região é uma excelente combinação.

Localização

Como chegar

A portaria da Sede Petrópolis fica no Bairro do Bonfim, em Corrêas, Petrópolis-RJ. O acesso terrestre principal é feito pela BR 040, que liga o Rio de Janeiro (RJ) a Juiz de Fora (MG). Do centro de Petrópolis até a portaria, o acesso é através da Estrada União-Indústria, que margeia o Rio Quitandinha. Deve-se tomar o acesso do Distrito de Corrêas.

Para quem vem de Teresópolis o acesso é através da Rodovia BR-393 (Teresópolis-Itaipava). Chegando-se a Itaipava toma-se a direção do Centro de Petrópolis até o Distrito de Corrêas.

A partir de Corrêas, deve-se seguir as indicações do Bairro Bonfim. O acesso é feito por estrada de terra e trechos ruins de asfalto e paralelepípedo. A portaria do parque é a última construção na área mais alta do bairro.

A poucos metros da entrada do parque há alguns estacionamentos pagos.

Booking.com

Cachoeira Véu da Noiva - Petrópolis 06

De ônibus a melhor opção a partir do Centro de Petrópolis é tomar um ônibus para o Terminal de Corrêas. De lá existem duas linhas que atendem ao Bonfim – a linha 611 (Bonfim) que tem ponto final a cerca de 1 Km da portaria e a linha 616 (Pinheiral) que chega mais perto, até a Escola Rural do Bonfim.

Onde ficar

Há diversas opções de hospedagem na região, principalmente em Petrópolis, a maioria voltada para o turismo de aventura.

Localizada a 300 metros da entrada do PARNASO, recomendo a Pousada Vila Açu (24) 2236-0066 pelo atendimento e sua proposta voltada ao bem estar e sintonia com a natureza.

O que levar

Repelente e protetor solar.

Há um restaurante fora do parque, nas proximidades, porém recomenda-se levar algo para comer e beber.

Lembre-se de trazer seu lixo, a natureza agradece!

Mais fotos do Parque Nacional Serra dos Órgãos

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.




TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado e viaja tranquilo. Faça a sua reserva por aqui para nos ajudar.
  • RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Viaje comigo e viva experiências selecionadas. Em pequenos grupos os valores ficam imbatíveis. São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos. Veja as datas, roteiros e valores e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Escrito por Allan Siqueira

Allan Siqueira é um típico carioca, que curte praias, trilhas e os demais encantos da cidade maravilhosa. Sua paixão por viagens e fotografia, são outras motivações que o permite estar sempre em contato com a natureza. Siga-o no Instagram @allansik

9 Comentários

Deixe um comentário
  1. Pra quem quer correr do calor é uma boa opção além de ser perto do Rio, Petrópolis é um lugar cheio de coisas pra fazer e lugares pra ir. Vale a pena visitar.

One Ping

  1. Pingback:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atacama, Laguna Miscanti - Por Marcio Vital

Os excelentes vinhos do Deserto do Atacama

Trem turístico na cidade de São João del Rei, MG - Foto: Renan Carvalhais

14 viagens de trem para conhecer o estado de São Paulo