Pontos turísticos e o que fazer em Cabo de Santo Agostinho – PE

Praia de Calhetas, uma das mais lindas do Brasil, em Cabo de Santo Agostinho - PE





Antes da chegada dos portugueses, Cabo de Santo Agostinho era habitado por indígenas, assim como a maior parte do Brasil. Possuidor de várias reservas ecológicas e de belíssimas praias tropicais, com muito verde, águas transparentes é uma boa opção para o turista descansar, relaxar, e praticar esportes aquáticos devido aos ventos fortes e ondas alucinantes como o surf.

No verão o Cabo recebe turistas do mundo todo enchendo as pousadas e hotéis existentes. Mas o Cabo não é só praias bonitas. Existem outras opções de lazer no município com a visita aos belíssimos monumentos históricos (como o Engenho Massangana que guarde parte da história do município), o Trem do Forró (passeio de trem era de Recife até Caruaru, mas de uns anos pra cá tem ido até o Cabo) nas Festas Juninas, as Igrejas entre elas a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, as ruínas do Convento Carmelita, o Forte Castelo do Mar (construído com o próprio granito do lugar), a Festa da Lavadeira, entre outros. O turista pode se aventurar em um voo de asa delta no Mirante da Pedra da Pimenta ou fazer rapel e escaladas aproveitando a paisagem magnífica. Tem também a opção dos passeios de bike ou caminhadas podendo exploras as mais diversas matas. Durante a caminhada o turista vai poder tomar banho em lagoas e riachos e encontrar a mais variada fauna e flora.

Considerada uma das responsáveis pela manutenção turística de Pernambuco e localizada em região privilegiada (entre Porto de Galinhas e Recife), Cabo de Santo Agostinho tem recebido grande quantidade de turistas, tornando-se um importante destino turístico. Além de um litoral belíssimo, o Cabo possui importantes monumentos históricos e artesanato com uma diversidade muito grande. Por isso e por muito mais, Cabo de Santo Agostinho merece uma atenção toda especial na hora da escolha de um roteiro turístico.

Uma das maiores redes de hotéis chegou por lá, o Vila Galé Eco Resort do Cabo – All Inclusive.

Onde ficar em Cabo de Santo Agostinho

São várias as opções para hospedar em Cabo de Santo Agostinho, algumas mais baratas e outras nem tanto. Veja aqui a listagem completa de hotéis e faça sua reserva online.

O que fazer em Cabo de Santo Agostinho

Enseada dos Corais

Praia paradisíaca e com muitos coqueirais, proporciona deliciosos banhos de mar e possui piscinas naturais de águas transparentes, formadas por recifes. Ainda é muito pouco visitada pelos turistas, possui casas de veraneio e hotéis. Sua orla abriga barracas onde pode se degustar deliciosos petiscos. A Enseada dos Corais ainda possui o atrativo das duas reservas ecológicas (Mata dos Zumbis e Mata Duas Lagoas)

Praia de Itapuama

Além de possuir as piscinas naturais (típica do litoral desse município), Itapuama que significa “Pedra Bonita” tem um toque especial devido a presença das rochas de origem vulcânica. Mar de águas claras e cristalinas, possui ondas grandes atraindo os surfistas. A pesca também é procurada nessa praia. Para quem tem preparo físico e gosta de aventura, não pode deixar de conhecer o Morro Melo, onde seu acesso é por uma mata da região de Pedra do Xaréu. No topo se tem a vista de todas as praias do município além de ver parte de Recife (Candeias, Piedade e Boa Viagem). Uma vista que tira o fôlego de qualquer pessoa. Na estrada que vai para a praia o turista pode provar o banho de lama medicinal (argila branca).

Suape

Localizada entre a Praia do Paraíso e o Rio Massangana (que separa o Cabo de Santo Agostinho do município de Ipojuca, onde fica Porto de Galinhas), essa praia é presenteada com uma natureza exuberante com Mata Atlântica e extenso arrecife de arenito formando uma barreira natural. O mar raso, sem ondas e de um azul magnífico se torna excelente para banhos e esportes náuticos. Possui um resort 5 estrelas tendo turistas o ano todo, além de ótima infraestrutura de restaurantes.

Guaibu

Separadas das demais praias por dois morros, é conhecida por ser reduto dor surfistas (devido as ondas fortes) além de ser frequentada pela galera jovem e dos moradores locais. É assim Guaibu que em tupi significa Olho d’água. Tem um carnaval fora de época (a Gaibureta) e acontece alguns shows de vez em quando. Umas das principais atrações é a escalada das pedras para apreciar um deslumbrante visual do mar e conhecer mais um cenário além de privilegiado, abençoado: A Praia de Calhetas.

Praia de Calhetas

Considerada uma das praias mais belas do mundo, a Praia de Calhetas além de cercada por rochas e coqueiros, e ter sido tombada pelo Patrimônio Histórico, praia possui piscinas naturais e um banho de mar com águas mornas e cristalinas, fazendo com que o turista possa relaxar. Além é claro das sombras formadas pelos coqueiros e dos deliciosos restaurantes existentes. A prática do mergulho e da pesca submarina é muito procurada e passeio pelo Rio Massangana se torna inesquecível com seus crustáceos preparados pelos nativos e servidos na praia. O Vale da Lua também é um local que não se pode deixar de visitar. Localizado no alto do morro foi destino de hippies e hoje possui uma área de camping e bares rústicos. A vista do local é deslumbrante.

Pedra do Xaréu

Uma praia de areias claras e mar de ondas médias propicia deliciosos banhos e mergulhos. Uma praia tranquila, onde o turista vai poder descansar e relaxar. Na maré baixa pode desfrutar das piscinas naturais com águas mornas, além da praia ter uma atenção especial devido a presença de rochas vulcânicas (pedra preta) A orla possui uma imensidade de choupanas para receber os turistas com as delícias típicas da região.

Paraíso

Seu nome tem tudo a ver com o lugar. Um praia pequena (a menor da região) com fragmentos de rocha na areia e no mar, com área verde preservada tornando sua paisagem única e especial. Antigamente era conhecida como da Preguiça já que tudo o q a praia oferece é descanso total e lazer. A visão de Suape, das Ilhas Tatuoca, Outeiro e Cocaia do topo No topo do morro uma bela visão de Suape e das ilhas Tatuoca, Outeiro e Cocaia, localizadas no Rio Massangana.

Paiva

Uma paisagem com vasto coqueiral e o mar de um azul profundo, com areias claras e finas. Possui piscinas naturais devido a presença de arrecifes com águas mornas sendo muito procurada pelos turistas, moradores da região e surfistas, já que a praia possui boas ondas. Além de oferecer trilhas ecológicas pela mata para quem gosta de fazer exercícios, no dia 1º de Maio acontece uma das maiores manifestações culturais: a Festa da Lavadeira, com muitos shows de grupos de cultura popular da capital e interior do Estado.

Praia do Cabo de Santo Agostinho

Uma praia sem faixa de areia, não podendo ser utilizada pelos turistas. Seu ponto alto é a sua contemplação. A vista da Praia do Cabo de Santo Agostinho vale a pena e além do magnífico visual o turista pode visitar as ruínas do antigo forte e a vila de Nazaré onde se encontra a Casa do Faroleiro.

TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Mauricio Oliveira: Maurício Oliveira é social media expert, consultor e influenciador de turismo e empreendedor. CEO do portal Trilhas e Aventuras, também conta suas experiências de viagens pessoais no blog Viagens Possíveis. Especialista em Expedições na Rota das Emoções e Lençóis Maranhenses. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube.

Ver Comentários (1)

  • Desde que o governo de Pernambuco permitiu as construções de condomínios na APA do Paiva, desde 2011 se não me engano, QUE A FESTA DA LAVADEIRA FOI EXTINTA, assim como a APA. DESTRUIÇÃO TOTAL PARA CONSTRUÇÃO DE UM SHERATON E CONDOMÍNIOS DE LUXO, ONDE NAO MORA QUASE NINGUÉM ALEM DOS CASEIROS.

Posts Relacionados