Acampar é paixão. É estilo de vida. É levar sua casa para onde desejar e o mais perto possível da natureza e dos atrativos que o turista mais gosta. Na barraca é possível ouvir os sons da terra. O canto dos pássaros ao amanhecer, o vento batendo na copa das árvores, o rio ou mar próximos e os sons da noite com a coaxar dos sapos e o cantar dos grilos.
Se você ouvir ou fizer comparações de preços e comodidades com pousadas ou albergues pare para pensar se realmente deseja acampar. O intuito não é economizar ou ter luxos e sim contar com o conforto de sua “casa” no destino almejado.
Nos últimos anos os preços dos campings cresceram relativamente e é muito comum a comparação entre o preço do camping e de pousadas simples. O verdadeiro campista de alma tem o campismo como ESTILO DE VIDA e não como forma barata de turismo. Uma pessoa que adora acampar paga até mais do que o valor de uma pousada para aproveitar as maravilhas que o campismo oferece. Não será nossa meta aqui a discussão deste assunto, mas sim a exposição desta filosofia.
Os campings são estabelecimentos próprios para este fim. Mesmo que você deseje aprender a acampar para base de suas aventuras em trilhas e montanhismo, faça sua estreia em um camping que conta com segurança, banheiros e demais equipamentos específicos.
ESCOLHENDO UM CAMPING
Primeiramente você deverá escolher se o destino será o interior ou litoral. Estude as características das épocas do ano para cada região brasileira. Por exemplo, sabemos que o litoral na região Sul é procurado praticamente na temporada de verão, dado o inverno rigoroso. Já no sudeste, o verão é muito atingido pelas chuvas repentinas no litoral e mesmo no inverno a praia é bastante procurada. Leve também em consideração o feriado e suas frequências e para o primeiro acampamento procure escolher um camping que não fique lotado, que não sofra com chuvas tempestuosas ou até mesmo evite campings vazios. Com o tempo e experiência você estará pronto para curtir uma acampada enfrentando todas as adversidades.
Um camping bem estruturado, com segurança e opções de lazer vão muito bem nos locais de interior. Os campings do litoral já possuem características diferentes, tendo a proximidade da praia como fator preponderante. Escolha um camping bem recomendado que atenda suas necessidades e desejos. Fique atento ao acesso do tipo de transporte que você utilizará. Caso algum camping lhe agrade muito, mas você não possui veículo próprio e o ônibus não chega tão perto, não deixe de perguntar por telefone se algum responsável não poderia ceder uma carona de translado do ponto mais próximo ao camping. Isto não é incomum.
Atente para o nível de sossego que você buscará e ao tipo de data que realizará este acampamento. Consulte as avaliações e nos guias para se certificar de que coisas desagradáveis não façam parte de sua primeira aventura. Seja zeloso com ruídos. No camping há de se dar preferência ao som da natureza e o respeito aos demais campistas.
SEMPRE se certifique do funcionamento do camping entrando em contato antes.
Por fim, entenda o que acaba sendo uma regra: Campings inseridos em locais ou eventos badalados ou de moda costumam ser os que mais apresentam perrengues. Isto se dá pela estrutura mais carente frente ao número de pessoas que irá competir por ela. Escolha bem o lugar para o seu primeiro acampamento e leve em consideração esta experiência em primeiro lugar.
Agora sim você poderá escolher seu camping em nosso GUIA DE CAMPINGS.
Nas próximas colunas abordaremos os demais itens da série “primeiro acampamento”:
Escolhendo um Camping
Escolhido o camping e comprada a tralha é hora de você planejar sua viagem. Com o período disponível, ilustre um calendário dia a dia para planejar necessidades, passeios e etc.
PLANEJANDO DESPESAS
Primeiramente coloque na ponta do lápis as principais despesas da viagem que são:
– Custo das diárias do camping
– Custos de combustível e pedágio (Se for de veículo próprio)
– Custos com Passagens (Caso vá de transporte público)
Depois jogue as despesas (estimadas) de alimentação e mercado:
– Refeições em restaurantes
– Compras de mantimentos (para consumir e preparar no camping)
Depois planeje alguns passeios e programas:
– Passeios fechados (ex.: barco, trem, tour)
– Combustível/passagens para deslocamento
– Entradas e Ingressos
Por último, lance as despesas que se iniciam na sua própria cidade:
– Compras de mercado
– reservas
Para completar, planeje gastos extras de acordo com o seu estilo de viagem e pessoal:
– Despesas extras
– Compra de lembranças e presentes
PLANEJANDO O ACAMPAMENTO
Para quem deseja curtir a rotina do acampamento, a dica é aproveitar o período de espera pela tão aguardada viagem devaneando e imaginando como serão os dias no camping. Imagine desde a chegada, a montagem dos equipamentos até algumas situações que você sonha em realizar. Aproveite estes pensamentos para fixar seu checklist, como e em que ordem irá acomodar sua bagagem e quais os mantimentos que terá que adquirir para isto.
Pesquise a fundo o camping escolhido para saber se existem apoios que dispensem você de levar algum equipamento e se existem atrativos que você poderá se preparar para aproveitá-los.
PLANEJANDO OS PASSEIOS
Consulte nos guias e sites da localidade passeios para serem feitos. Pratique esta maneira insubstituível de adquirir conhecimento com novas culturas. Tente buscar a culinária local, as formas de artesanato e os atrativos naturais.
Agora, se você apenas deseja curtir os atrativos internos do camping e não deseja sair de lá para nada, faça! Esta é mais uma das maravilhas da prática onde o quintal de sua casa pode ser o seu mundo durante os dias de lazer.
TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado e viaja tranquilo. Faça a sua reserva por aqui para nos ajudar.
- RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Viaje comigo e viva experiências selecionadas. Em pequenos grupos os valores ficam imbatíveis. São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos. Veja as datas, roteiros e valores e vamos viajar juntos.
Marcos, o que seria “a prática de camping nômade e de caravanismo aos moldes europeus e norte americanos”?
Olá Gerson. Chamamos de “campismo Nômade” o camping feito de barraca e o “caravanismo” praticado com veículos de recreação (Trailers, motor homes e campers). A cultura campista e caravanista está muito presente na Europa e América do Norte em proporções gigantescas, mas entendemos que o Brasil, país continental, possui muito mais potencial para este desenvolvimento. Esta é a nossa luta e fomento no MaCamp.
Eu não entendi o que seria ‘despesas que se iniciam na sua própria cidade’, é o que eu vou levar?
Exatamente. É o início de tudo… as compras de comida, as reservas das diárias do camping… etc…