Existem centenas de trilhas em Ibitipoca, mas a mais famosa é com certeza a da Janela do Céu. Também pudera… o lugar parece mesmo a entrada para o paraíso. Selecionamos abaixo as principais trilhas em Ibitipoca, mas saiba que você precisará de mais de 3 dias para conhecer todas essas.
Veja também todas as opções do que fazer por lá.
Janela do Céu – Um dos pontos mais procurados da região. É uma corredeira emparedada por um cânion, que termina bruscamente em uma cachoeira, despencando de 20m de altura. Para chegar lá, enfrenta-se uma caminhada de 3h por trilha íngrime. É o último ponto turístico do parque em direção Norte. Local de difícil acesso, devido a sua grande distância do Camping.
Pico do Ibitipoca – Último ponto turístico do parque em direção ao Oeste. A grande vantagem de se ir a este ponto é a possibilidade de se ter uma visão panorâmica de todo o parque e de tudo que o cerca. É o ponto mais alto do Parque do Ibitipoca.
Prainha – Local de fácil acesso, onde as crianças ficam bricando nas águas calmas do rio que desse a Serra.
Lago dos Espelhos – O Lago dos Espelhos é um dos pontos mais visitados no parque devido a sua beleza e a facilidade de acesso, pois fica a aproximadamente 20 minutos de caminhada do Camping.
Pico do Cruzeiro – Local onde se encontra uma grande cruz, que acaba servindo de para raio. Passagem obrigatória para chegar à Lombada.
Ponte de Pedra – A Ponte de Pedra tem uma altura aproximada de 40 metros. O arco da ponte foi formado milhares de anos atrás, quando a correnteza era gigantesca e violenta. Da Ponte de Pedra pode-se chegar a Cachoeira da Pedra Quadrada.
Pico do Pião – Para muitos, chegar no alto do Pico do Pião, a 1762mt de altitude, é uma conquista devido ao rigor imposto pela subida. Uma das primeiras visões é a presença de um altar de cimento no alto da Serra de Ibitipoca. São as ruínas da Capela Senhor Bom Jesus da Serra, destruída pelos raios, pelo vento e pelas tempestades que assolam o cume, restando apenas o altar.
A Capela do Senhor Bom Jesus da Serra, no Pico do Pião, foi inaugurada em 10 de Agosto de 1932. A construção foi autorizada por um bispo de Juiz de Fora com a finalidade de consolidar a posse de terras devolutas do Estado. Vale enfatizar o bonito penhasco de grande desnível formado nas adjacências do Pico do Pião.
Morro da Lombada – O Morro da Lombada com 1784 metros, possibilita uma visão privilegiada do Parque de Ibitipoca. O ponto culminante do parque também é um ótimo ponto para curtir o espetáculo do pôr do sol. Uma das mais famosas trilhas em Ibitipoca.
Lagoa Seca – Um deserto, uma praia? Esse lugar no mínimo exótico é composto de uma boa porção de areia branca e uma área que parecia estar reservada a água foi tomada pela grama, assemelhando-se a um pântano.
Tem mais trilhas em Ibitipoca para nos indicar?
Deixe abaixo nos comentários! Vamos adorar.
TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado e viaja tranquilo. Faça a sua reserva por aqui para nos ajudar.
- RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Viaje comigo e viva experiências selecionadas. Em pequenos grupos os valores ficam imbatíveis. São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos. Veja as datas, roteiros e valores e vamos viajar juntos.
Estou louca para conhecer este lugar.
bora pra la entao, sou de jf e vc
Super recomendo! Lugar lindo.
O ideal é ir em um feriadão para aproveitar tudo.
Eu fiquei em um camping dentro do Parque de Ibitipoca mesmo, valeu muito.
Outra coisa importante, tem limite de entrada, pelo o que lembro 800 pessoas por dia, então se for em um feriadão tem que chegar cedo.
Penso seriamente em voltar em outubro para fazer as outras trilhas que não fiz.
Ótimas dicas!