Essa pequena cidade do interior do Paraná é famosa por suas mais de 100 cachoeiras. E o mais impressionante é que muitas possuem mais de 100 metros de altura e despencam de lindos paredões rochosos, tão altos que a água se transforma em névoa antes de tocar o solo. Entendeu o porquê do título de Prudentópolis ser: “A terra das cachoeiras gigantes”?
Duas das dez maiores cachoeiras do Brasil estão aqui: o Salto São Francisco, com 196 metros e o Salto São Sebastião, com 130 metros. Detalhe: Em uma formação raríssima, existe outra cachoeira exatamente em frente ao Salto São Sebastião, o Salto do Mlot.
Ainda não se surpreendeu? Então segura essa: O Salto do Mlot também tem mais de 100 metros de altura! E não para por aí: Andando pelas estradas de terra, rumo à Comunidade de Vista Alegre, no interior do município, avistamos outros dois gigantes em mais uma formação rara: o Salto Barra Grande e o Salto Fazenda Velha, ambos com mais de 100 metros; embora fiquem a mais de 1km um do outro, quando vistos da estrada, parecem estar lado a lado, o que lhes garantiu o apelido de Saltos Gêmeos!
As principais cachoeiras de Prudentópolis são acessíveis por trilha e possuem mirantes de onde se pode observar toda sua beleza.
Não bastasse essa overdose de natureza, a cidade ainda é rica em história e cultura. Prudentópolis foi fundada por ucranianos e até hoje mantém viva muitas tradições, que podem ser encontradas na arquitetura, nos pratos típicos, nas mais de 100 igrejas belíssimas, espalhadas pelas comunidades do interior; e principalmente nas pessoas.
Existem 3 bons hotéis cadastrados no Ministério do Turismo e que podem ser indicados, porém ainda não estão no Booking.com para reservas. É preciso entrar em contato diretamente com eles pelos sites. O Hotel Elite, na Rua Marechal Deodoro, 1530. O Hotel Lopes, na Avenida São João, 2595. E o Mayná Palace Hotel, na Rua Ozório Guimarães, 935. Todos bem localizados.
Um destino incrível e ainda pouco conhecido pelos brasileiros; com cachoeiras de tirar o fôlego e que já conta com bons serviços de hotelaria, restaurantes, guias e uma agência de turismo para quem busca mais comodidade. A Amazing Tour oferece pacotes completos, guias, transporte e passeios.
Para os aventureiros de plantão, fica o convite para conhecer Prudentópolis, a terra das cachoeiras gigantes, e percorrer trilhas por paredões que levam a mirantes com vistas de tirar o fôlego até mesmo dos viajantes mais experientes.
Prudentópolis também foi destaque no quadro Tô de Folga, do Jornal Hoje. Assistam ao vídeo abaixo.
Enviado por Gerson Tozetto Jr.
TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado e viaja tranquilo. Faça a sua reserva por aqui para nos ajudar.
- RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Viaje comigo e viva experiências selecionadas. Em pequenos grupos os valores ficam imbatíveis. São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos. Veja as datas, roteiros e valores e vamos viajar juntos.
Olá!
O Projeto Cachoeiras Gigantes está medindo as maiores cachoeiras do Brasil.
Muitas surpresas e gigantescas cachoeiras completamente desconhecidas.
Conheça o trabalho do projeto em http://www.facebook.com/cachoeiras.gigantes e surpreenda-se com as belezas espalhadas em nosso imenso país!
Muuuuuuuuuuuito legal!
Se possível nos envie matérias com listas das 10/20/30 mais altas, e suas localizações e cidades.
Vamos adorar divulgar e postar em nosso portal. Abs
O Projeto Cachoeiras Gigantes (www.facebook.com/cachoeiras.gigantes) está mapeando e medindo as maiores cachoeiras do Brasil. Já encontramos quedas d’água gigantescas e que nunca antes haviam sido medidas.
Ranking atualizado das mais altas quedas d’água do Brasil:
1 – Cachoeira do El Dorado – 353 m – Barcelos – AM.
2 – Cachoeira da Fumaça – 340 m – Palmeiras – BA.
3 – Cachoeira da Boa Vista – 310 m – Cânion da Boa Vista – RS/SC. (#)
4 – Cascata do Risco Verde – 296 m – São Francisco de Paula – RS. (#)
5 – Cachoeira Véu de Noiva – 282 m – Cânion Itaimbezinho – RS/SC. (#)
6 – Cachoeira do Tabuleiro – 273 m – Conceição do Mato Dentro – MG.
7 – Cachoeirão – ~270 m – Chapada Diamantina – BA.
8 – Cascata Água Branca – 259 m – Maquiné – RS. (#)
9 – Cascata Diagonal – 257 m – Cânion da Boa Vista – RS/SC. (#)
10 – Cachoeira do Tigre Preto – ~250 m – Cânion Fortaleza – RS/SC.
11 – Cachoeira do Jatobá – 248 m – Vila Bela da Santíssima Trindade – MT.
12 – Cachoeira Amola Faca – 241 m – Cânion Amola Faca – RS/SC. (#)
13 – Cachoeira Encantada – 230 m – Itaitê – BA.
14 – Cachoeira do Cavalo Baio – ~215 m – Baependi – MG.
15 – Cachoeira da Fumacinha – ~210 m – Ibicoara – BA.
16 – Cachoeira do Cerradão – 202 m – São Roque de Minas – MG.
17 – Cachoeira do Desabamento – ~200m – Barcelos – AM.
18 – Cachoeira da Serrinha – 200 m – Maquiné – RS. (#)
19 – Cachoeira do Peixe Tolo – ~200 m – Conceição do Mato Dentro – MG.
20 – Cachoeira do Bananal – ~200 m – Bananal – MG.
As quedas d’água marcadas com (#) foram medidas pela equipe do Projeto Cachoeiras Gigantes.
Obrigado pela listagem.
Vamos fazer um post novo e citar vocês como fonte. 😉
Abs